Síndrome do túnel carpal
A síndrome do túnel do carpo é uma condição em que há pressão excessiva sobre o nervo mediano. Este é o nervo do pulso que permite sentir e mover partes da mão. A síndrome do túnel do carpo pode causar dormência, formigamento, fraqueza ou lesão muscular na mão e nos dedos.
O nervo mediano fornece sensação e movimento ao lado do polegar da mão. Isso inclui a palma, o polegar, o dedo indicador, o dedo médio e o lado do polegar do dedo anular.
A área do pulso onde o nervo entra na mão é chamada de túnel do carpo. Este túnel normalmente é estreito. Qualquer inchaço pode apertar o nervo e causar dor, dormência, formigamento ou fraqueza. Isso é chamado de síndrome do túnel do carpo.
Algumas pessoas que desenvolvem a síndrome do túnel do carpo nasceram com um pequeno túnel do carpo.
A síndrome do túnel do carpo também pode ser causada por movimentos repetidos da mesma mão e punho. O uso de ferramentas manuais que vibram também pode causar a síndrome do túnel do carpo.
Estudos não provaram que o túnel do carpo é causado pela digitação em um computador, pelo uso de um mouse ou pela repetição de movimentos ao trabalhar, tocar um instrumento musical ou praticar esportes. Porém, essas atividades podem causar tendinite ou bursite na mão, o que pode estreitar o túnel do carpo e causar sintomas.
A síndrome do túnel do carpo ocorre com mais frequência em pessoas de 30 a 60 anos. É mais comum em mulheres do que em homens.
Outros fatores que podem levar à síndrome do túnel do carpo incluem:
- Uso de álcool
- Fraturas ósseas e artrite do punho
- Cisto ou tumor que cresce no pulso
- Infecções
- Obesidade
- Se o seu corpo mantém fluidos extras durante a gravidez ou menopausa
- Artrite reumatóide
- Doenças que apresentam depósitos anormais de proteínas no corpo (amiloidose)
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Desajeitamento da mão ao segurar objetos
- Dormência ou formigamento no polegar e próximos dois ou três dedos de uma ou ambas as mãos
- Dormência ou formigamento na palma da mão
- Dor que se estende até o cotovelo
- Dor no pulso ou mão em uma ou ambas as mãos
- Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos
- Emagrecimento do músculo sob o polegar (em casos avançados ou de longo prazo)
- Pega fraca ou dificuldade para carregar sacolas (uma reclamação comum)
- Fraqueza em uma ou ambas as mãos
Durante um exame físico, seu médico pode encontrar:
- Dormência na palma da mão, polegar, dedo indicador, dedo médio e lado do polegar do seu dedo anular
- Pega fraca
- Tocar sobre o nervo mediano em seu pulso pode causar dor que vai do pulso para a mão (isso é chamado de sinal de Tinel)
- Dobrar o pulso para a frente por 60 segundos geralmente resultará em dormência, formigamento ou fraqueza (isso é chamado de teste de Phalen)
Os testes que podem ser solicitados incluem:
- Radiografias de pulso para descartar outros problemas, como artrite no pulso
- Eletromiografia (EMG, um teste para verificar os músculos e os nervos que os controlam)
- Velocidade de condução nervosa (um teste para ver a velocidade com que os sinais elétricos se movem através de um nervo)
Seu provedor pode sugerir o seguinte:
- Usar uma tala à noite por várias semanas. Se isso não ajudar, talvez você precise usar a tala durante o dia também.
- Evite dormir em seus pulsos.
- Aplicar compressas quentes e frias na área afetada.
As alterações que você pode fazer em seu local de trabalho para reduzir o estresse em seu pulso incluem:
- Usando dispositivos especiais, como teclados, diferentes tipos de mouse de computador, mouse pads almofadados e gavetas de teclado.
- Peça a alguém que analise a posição em que você está ao realizar suas atividades de trabalho. Por exemplo, certifique-se de que o teclado esteja baixo o suficiente para que seus pulsos não fiquem dobrados para cima durante a digitação. Seu provedor pode sugerir um terapeuta ocupacional.
- Fazer alterações em suas tarefas de trabalho ou em casa e nas atividades esportivas. Alguns dos trabalhos relacionados com a síndrome do túnel do carpo incluem aqueles que envolvem ferramentas vibratórias.
MEDICAÇÃO
Os medicamentos usados para tratar a síndrome do túnel do carpo incluem antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno. As injeções de corticosteroides administradas na área do túnel do carpo podem aliviar os sintomas por um período de tempo.
CIRURGIA
A liberação do túnel do carpo é um procedimento cirúrgico que corta o ligamento que pressiona o nervo. A cirurgia é bem-sucedida na maioria das vezes, mas depende de quanto tempo você teve a compressão do nervo e sua gravidade.
Os sintomas geralmente melhoram sem cirurgia. Mas mais da metade dos casos eventualmente precisam de cirurgia. Mesmo se a cirurgia for bem-sucedida, a cicatrização completa pode levar meses.
Se a condição for tratada adequadamente, geralmente não há complicações. Se não for tratado, o nervo pode ser danificado, causando fraqueza permanente, dormência e formigamento.
Ligue para uma consulta com seu provedor se:
- Você tem sintomas de síndrome do túnel do carpo
- Seus sintomas não respondem ao tratamento regular, como repouso e medicamentos anti-inflamatórios, ou se parece haver uma perda de massa muscular ao redor dos dedos
- Seus dedos perdem cada vez mais sensibilidade
Use ferramentas e equipamentos devidamente projetados para reduzir o risco de lesões no pulso.
Auxílios ergonômicos, como teclados divididos, bandejas de teclado, almofadas de digitação e suspensórios de pulso, podem ser usados para melhorar a postura do pulso durante a digitação. Faça pausas frequentes ao digitar e sempre pare se sentir formigamento ou dor.
Disfunção do nervo mediano; Compressão do nervo mediano; Neuropatia mediana
- Compressão do nervo mediano
- Anatomia da superfície - pulso normal
- Procedimento cirúrgico do túnel do carpo
- Síndrome do túnel carpal
Calandruccio JH. Síndrome do túnel do carpo, síndrome do túnel ulnar e tenossinovite estenosante. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 76.
Zhao M, Burke DT. Neuropatia mediana (síndrome do túnel do carpo). In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD Jr, eds. Princípios básicos de medicina física e reabilitação: distúrbios musculoesqueléticos, dor e reabilitação. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 36.