Puberdade em meninos
A puberdade é quando seu corpo muda, quando você passa de menino a homem. Aprenda quais mudanças esperar para que você se sinta mais preparado.
Saiba que você passará por um surto de crescimento.
Você não cresceu tanto desde que era um bebê. Normalmente, os meninos começam seu surto de crescimento cerca de 2 anos após o início da puberdade. Quando terminar a puberdade, você será quase tão alto quanto quando for adulto.
Talvez você esteja preocupado com a sua altura ou com a altura que alcançará. A altura que você alcança depende muito da altura de sua mãe e de seu pai. Se eles forem altos, é provável que você seja alto. Se eles forem curtos, provavelmente você também será.
Você também começará a construir alguns músculos. Novamente, você pode estar preocupado que outros meninos pareçam estar ficando maiores mais rápido. Mas a puberdade acontece para cada menino em sua própria programação corporal. Você não pode se apressar.
Alimente-se bem, durma bem e mantenha-se fisicamente ativo para ajudá-lo a crescer bem. Alguns meninos querem levantar pesos para construir músculos. Você não será capaz de construir músculos antes da puberdade. Antes da puberdade, levantar pesos irá tonificar seus músculos, mas você ainda não os construirá.
Seu corpo produz hormônios para iniciar a puberdade. Aqui estão algumas mudanças que você começará a ver. Você irá:
- Veja seus testículos e pênis ficarem maiores.
- Faça crescer os pelos do corpo. Você pode deixar crescer cabelo no rosto em torno do lábio superior, bochechas e queixo. Você pode ver pelos no peito e nas axilas. Você também vai deixar crescer pelos púbicos nas partes íntimas ao redor dos órgãos genitais. Conforme o cabelo do seu rosto fica mais espesso, converse com seus pais sobre como fazer a barba.
- Observe sua voz ficando mais grave.
- Sue mais. Você pode notar que agora suas axilas estão cheirando mal. Tome banho todos os dias e use desodorante.
- Obtenha algumas espinhas ou acne. Os hormônios causam isso durante a puberdade. Mantenha o rosto limpo e use creme facial não oleoso ou protetor solar. Fale com o seu médico se você estiver tendo muitos problemas com espinhas.
- Talvez tenha ginecomastia. É quando seus seios ficam um pouco aumentados. Isso vem dos hormônios durante a puberdade. A ginecomastia deve durar cerca de 6 meses a 2 anos. Cerca de metade dos meninos terá.
Você também terá ereções com mais freqüência. Uma ereção é quando seu pênis fica maior, duro e se destaca de seu corpo. As ereções podem acontecer a qualquer momento. Isto é normal.
- Você pode ter uma ereção durante o sono. Sua cueca ou cama podem ficar molhadas de manhã. Você teve um "sonho molhado", ou o que é chamado de emissão noturna. É quando o sêmen sai da uretra, o mesmo buraco de onde você urina. Sonhos molhados acontecem porque seu nível de testosterona aumenta durante a puberdade. Isso tudo está preparando seu corpo para ser capaz de ter um filho algum dia.
- Saiba que o sêmen contém espermatozoides. O esperma é o que fertiliza o óvulo de uma mulher para fazer um bebê.
A maioria dos meninos começa a puberdade em algum lugar entre as idades de 9 e 16 anos. Existe uma ampla faixa etária no início da puberdade. É por isso que algumas crianças na 7ª série ainda parecem crianças pequenas e outras parecem realmente crescidas.
As meninas geralmente começam a puberdade mais cedo do que os meninos. É por isso que tantas meninas são mais altas do que meninos na 7ª e 8ª série. Quando adultos, muitos homens acabam mais altos do que as mulheres.
Aceite as mudanças em seu corpo. Tente se sentir confortável com as mudanças do seu corpo. Se você estiver estressado com as mudanças, converse com seus pais ou com um provedor de confiança.
Ligue para seu provedor se você:
- Tendo dor ou um problema com seu pênis ou testículos
- Preocupado que você não está entrando na puberdade
Bem criança - puberdade em meninos; Desenvolvimento - puberdade em meninos
Academia Americana de Pediatria, site healthychildren.org. Preocupações dos meninos com a puberdade. www.healthychildren.org/English/ages-stages/gradeschool/puberty/Pages/Concerns-Boys-Have-About-Puberty.aspx. Atualizado em 8 de janeiro de 2015. Acessado em 1 de fevereiro de 2021.
Garibaldi LR, Chemaitilly W. Physiology of puberty. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 577.
Styne DM. Fisiologia e distúrbios da puberdade. In: Melmed S, Anchus RJ, Goldfine AB, Koenig RJ, Rosen CJ, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 26.
- Puberdade