Vírus Chikungunya

Chikungunya é um vírus transmitido aos humanos pela picada de mosquitos infectados. Os sintomas incluem febre e fortes dores nas articulações. O nome chikungunya (pronuncia-se "chik-en-gun-ye") é uma palavra africana que significa "curvado de dor".
Para obter as informações mais atualizadas, visite o site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) - www.cdc.gov/chikungunya.
Onde a Chikungunya é encontrada
Antes de 2013, o vírus era encontrado apenas na África, Ásia, Europa e nos oceanos Índico e Pacífico. No final de 2013, os surtos ocorreram pela primeira vez nas Américas nas ilhas do Caribe.
Nas Américas, a transmissão local da doença foi encontrada em 44 países e territórios. Isso significa que os mosquitos dessas áreas têm o vírus e o estão transmitindo aos humanos.
Desde 2014, a doença foi detectada em viajantes que chegam aos Estados Unidos vindos de áreas afetadas nas Américas. A transmissão local ocorreu na Flórida, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos EUA.
Como o Chikungunya pode se espalhar
Os mosquitos espalham o vírus para os humanos. Os mosquitos pegam o vírus quando se alimentam de pessoas infectadas. Eles espalham o vírus quando picam outras pessoas.
Os mosquitos que espalham a chikungunya são do mesmo tipo que espalham a dengue, que apresenta sintomas semelhantes. Esses mosquitos costumam se alimentar de humanos durante o dia.
Os sintomas se desenvolvem de 3 a 7 dias após a picada de um mosquito infectado. A doença se espalha facilmente. A maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas.
Os sintomas mais comuns são febre e dores nas articulações. Outros sintomas incluem:
- Dor de cabeça
- Inchaço nas articulaçoes
- Dor muscular
- Náusea
- Irritação na pele
Os sintomas são semelhantes aos da gripe e podem ser graves, mas geralmente não fatais. A maioria das pessoas se recupera em uma semana. Alguns sentem dores nas articulações há meses ou mais. A doença pode levar à morte em idosos frágeis.
Não há tratamento para chikungunya. Como o vírus da gripe, ele precisa seguir seu curso. Você pode tomar medidas para ajudar a aliviar os sintomas:
- Beba muitos líquidos para se manter hidratado.
- Descanse bastante.
- Tome ibuprofeno (Motrin, Advil), naproxeno (Aleve, Naprosyn) ou paracetamol (Tylenol) para aliviar a dor e a febre.
Ligue para seu médico se desenvolver sintomas de chikungunya. Informe ao seu provedor se você viajou recentemente para uma área onde o vírus se espalhou. Seu provedor pode fazer um exame de sangue para verificar a presença da doença.
Não há vacina para proteger contra chikungunya. A melhor maneira de evitar o contágio do vírus é evitar ser picado por mosquitos. Se você estiver em uma área onde haja transmissão local do vírus, siga estas etapas para se proteger:
- Quando não estiver muito quente, cubra-se com mangas compridas, calças compridas, meias e um chapéu.
- Use roupas revestidas com permetrina.
- Use repelente de insetos com DEET, picaridina, IR3535, óleo de eucalipto limão ou para-mentano-diol. Ao usar protetor solar, aplique repelente de insetos depois de aplicar o protetor solar.
- Durma em um quarto com ar condicionado ou com janelas com telas. Verifique se há furos grandes nas telas.
- Remova a água parada de quaisquer recipientes externos, como baldes, vasos de flores e banheiras de pássaros.
- Se for dormir ao ar livre, durma sob uma rede mosquiteira.
Se você pegar chikungunya, evite ser picado por mosquitos para não transmitir o vírus a outras pessoas.
Infecção pelo vírus Chikungunya; Chikungunya
Mosquito, adulto alimentando-se na pele
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Vírus Chikungunya. www.cdc.gov/chikungunya. Atualizado em 17 de dezembro de 2018. Acessado em 29 de maio de 2019.
Dockrell DH, Sundar S, Angus BJ, Hobson RP. Doença infecciosa. Em: Ralston SH, Penman ID, Strachan MWJ, Hobson RP, eds. Princípios e prática de medicina de Davidson. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 11.
Khabbaz R, Bell BP, Schuchat A, et al. Ameaças de doenças infecciosas emergentes e reemergentes. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: capítulo 14.
Rothe C, Jong EC. Doenças infecciosas emergentes e o viajante internacional. Em: Sanford CA, Pottinger PS, Jong EC, eds. O Manual de Viagem e Medicina Tropical. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: capítulo 3.
- Chikungunya