Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 14 Abril 2021
Data De Atualização: 12 Fevereiro 2025
Anonim
TIQUES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Vídeo: TIQUES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Um tique facial é um espasmo repetido, geralmente envolvendo os olhos e os músculos do rosto.

Os tiques ocorrem com mais frequência em crianças, mas podem durar até a idade adulta. Os tiques ocorrem 3 a 4 vezes mais em meninos do que em meninas. Os tiques podem afetar até um quarto de todas as crianças em algum momento.

A causa dos tiques é desconhecida, mas o estresse parece piorar os tiques.

Os tiques de curta duração (transtorno de tiques transitórios) são comuns na infância.

Também existe um transtorno de tique motor crônico. Pode durar anos. Essa forma é muito rara em comparação com o tique comum da infância, de curta duração. A síndrome de Tourette é uma condição separada na qual os tiques são o principal sintoma.

Os tiques podem envolver movimentos musculares semelhantes a espasmos não controlados e repetidos, como:

  • Piscando os olhos
  • Fazendo caretas
  • Torção na boca
  • Nariz enrugado
  • Estrabismo

Pigarros ou grunhidos repetidos também podem estar presentes.

O médico geralmente diagnosticará um tique durante um exame físico. Não são necessários testes especiais. Em casos raros, um EEG pode ser feito para detectar convulsões, que podem ser a fonte de tiques.


Os tiques de curta duração da infância não são tratados. Chamar a atenção da criança para um tique pode piorá-lo ou fazer com que continue. Um ambiente não estressante pode fazer os tiques ocorrerem com menos frequência e ajudá-los a desaparecer mais rapidamente. Programas de redução de estresse também podem ser úteis.

Se os tiques afetam gravemente a vida de uma pessoa, os medicamentos podem ajudar a controlá-los.

Os tiques simples da infância devem desaparecer por conta própria ao longo de alguns meses. Os tiques crônicos podem continuar por um longo período de tempo.

Na maioria dos casos, não há complicações.

Ligue para uma consulta com seu provedor se tiques:

  • Afeta muitos grupos musculares
  • São persistentes
  • São severos

Muitos casos não podem ser evitados. Reduzir o estresse pode ser útil. Às vezes, o aconselhamento pode ajudar seu filho a aprender como lidar com o estresse.

Tic - facial; Espasmo mímico

  • Estruturas cerebrais
  • Cérebro

Leegwater-Kim J. Tic disorder. In: Srinivasan J, Chaves CJ, Scott BJ, Small JE, eds. Neurologia de Netter. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 36.


Ryan CA, DeMaso DR, Walter HJ. Distúrbios motores e hábitos. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 37.

Tochen L, Singer HS. Síndrome de Tiques e Tourette. Em: Swaiman KF, Ashwal S, Ferriero DM, et al, eds. Neurologia Pediátrica de Swaiman: Princípios e Prática. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 98.

Nosso Conselho

Transtorno Bipolar 1 e Transtorno Bipolar 2: Quais são as diferenças?

Transtorno Bipolar 1 e Transtorno Bipolar 2: Quais são as diferenças?

A maioria da peoa tem alto e baixo emocionai de tempo em tempo. Ma e você tem uma condição cerebral chamada trantorno bipolar, eu entimento podem atingir nívei anormalmente alto ou...
Óleos essenciais para contusões

Óleos essenciais para contusões

O óleo eenciai ão remédio naturai populare que ão fácei de uar em caa. Ele também podem er tratamento útei para contuõe. Herbalita e outro profiionai apreentam ...