Aprenda a gerenciar o estresse

Todos nós sentimos estresse uma vez ou outra. É uma reação normal e saudável à mudança ou um desafio. Mas o estresse que dura mais do que algumas semanas pode afetar sua saúde. Evite que o estresse o deixe doente, aprendendo maneiras saudáveis de administrá-lo.
APRENDA A RECONHECER O ESTRESSE
O primeiro passo para controlar o estresse é reconhecê-lo em sua vida. Todo mundo sente o estresse de uma maneira diferente. Você pode ficar com raiva ou irritado, perder o sono ou ter dores de cabeça ou estômago. Quais são seus sinais de estresse? Depois de saber quais sinais procurar, você pode começar a gerenciá-los.
Identifique também as situações que lhe causam estresse. Eles são chamados de estressores. Seus estressores podem ser família, escola, trabalho, relacionamentos, dinheiro ou problemas de saúde. Depois de entender de onde vem seu estresse, você poderá descobrir maneiras de lidar com eles.
EVITAR ALÍVIO DE ESTRESSE INSALÓVEL
Quando você se sente estressado, pode recorrer a comportamentos prejudiciais à saúde para ajudá-lo a relaxar. Isso pode incluir:
- Comendo demais
- Fumando cigarros
- Beber álcool ou usar drogas
- Dormir muito ou não dormir o suficiente
Esses comportamentos podem ajudá-lo a se sentir melhor no início, mas podem prejudicá-lo mais do que ajudar. Em vez disso, use as dicas abaixo para encontrar maneiras saudáveis de reduzir o estresse.
ENCONTRE PROFESSORES DE STRESS SAUDÁVEIS
Existem muitas maneiras saudáveis de controlar o estresse. Experimente alguns e veja quais funcionam melhor para você.
- Reconheça as coisas que você não pode mudar. Aceitar que você não pode mudar certas coisas permite que você se deixe levar e não fique chateado. Por exemplo, você não pode mudar o fato de que você tem que dirigir durante a hora do rush. Mas você pode procurar maneiras de relaxar durante o trajeto, como ouvir um podcast ou livro.
- Evite situações estressantes. Quando puder, retire-se da fonte de estresse. Por exemplo, se sua família briga durante as férias, dê um tempo e saia para caminhar ou dirigir.
- Faça exercício. Praticar atividade física todos os dias é uma das maneiras mais fáceis e melhores de lidar com o estresse. Quando você se exercita, seu cérebro libera substâncias químicas que fazem você se sentir bem. Também pode ajudá-lo a liberar a energia acumulada ou a frustração. Encontre algo de que goste, seja caminhar, andar de bicicleta, softball, nadar ou dançar, e faça-o por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias.
- Mude sua perspectiva. Tente desenvolver uma atitude mais positiva em relação aos desafios. Você pode fazer isso substituindo pensamentos negativos por outros mais positivos. Por exemplo, em vez de pensar: "Por que tudo sempre dá errado?" mude esse pensamento para: "Posso encontrar uma maneira de superar isso." Pode parecer difícil ou bobo no início, mas com a prática, você pode descobrir que isso ajuda a mudar sua perspectiva.
- Faça algo que você goste. Quando o estresse o deixar para baixo, faça algo de que goste para ajudá-lo a se levantar. Pode ser tão simples quanto ler um bom livro, ouvir música, assistir a um filme favorito ou jantar com um amigo. Ou comece um novo hobby ou aula. Seja qual for a sua escolha, tente fazer pelo menos uma coisa por dia que seja só para você.
- Aprenda novas maneiras de relaxar. Praticar técnicas de relaxamento é uma ótima maneira de lidar com o estresse diário. As técnicas de relaxamento ajudam a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Existem muitos tipos, desde respiração profunda e meditação até ioga e tai chi. Faça uma aula ou tente aprender com livros, vídeos ou fontes online.
- Conecte-se com seus entes queridos. Não deixe que o estresse atrapalhe sua vida social. Passar um tempo com a família e amigos pode ajudá-lo a se sentir melhor e a esquecer o estresse. Confiar em um amigo também pode ajudá-lo a resolver seus problemas.
- Durma o suficiente. Ter uma boa noite de sono pode ajudá-lo a pensar com mais clareza e ter mais energia. Isso tornará mais fácil lidar com quaisquer problemas que surjam. Procure por cerca de 7 a 9 horas todas as noites.
- Mantenha uma dieta saudável. Comer alimentos saudáveis ajuda a abastecer seu corpo e mente.Pule os salgadinhos com alto teor de açúcar e carregue-se com vegetais, frutas, grãos inteiros, laticínios com pouca ou nenhuma gordura e proteínas magras.
- Aprenda a dizer não. Se o seu estresse vem de assumir muitas responsabilidades em casa ou no trabalho, aprenda a estabelecer limites. Peça ajuda a outras pessoas quando precisar.
RECURSOS
Se você não consegue controlar o estresse por conta própria, converse com seu médico. Ou considere consultar um terapeuta ou conselheiro que pode ajudá-lo a encontrar outras maneiras de lidar com seu estresse. Dependendo da causa do seu estresse, você também pode achar que é útil ingressar em um grupo de apoio.
Stress - gerenciando; Estresse - reconhecendo; Estresse - técnicas de relaxamento
Exercício de flexibilidade
Aquecendo e esfriando
Estresse e ansiedade
Ahmed SM, Hershberger PJ, Lemkau JP. Influências psicossociais na saúde. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 3.
Site da Academia Americana de Médicos de Família. Gerenciando o estresse diário. familydoctor.org/stress-how-to-cope-better-with-lifes-challenges. Atualizado em 21 de dezembro de 2016. Acessado em 15 de outubro de 2018.
Site do Instituto Nacional de Saúde Mental. 5 coisas que você deve saber sobre o estresse. www.nimh.nih.gov/health/publications/stress/index.shtml. Acessado em 15 de outubro de 2018.