Riscos para a saúde em creches
As crianças que frequentam creches têm maior probabilidade de contrair uma infecção do que as crianças que não frequentam a creche. As crianças que vão à creche costumam estar perto de outras crianças que podem estar doentes. No entanto, estar perto de um grande número de germes em creches pode realmente melhorar o sistema imunológico de seu filho a longo prazo.
A infecção é transmitida com mais frequência por crianças que colocam brinquedos sujos na boca. Portanto, verifique as práticas de limpeza da sua creche. Ensine seu filho a lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro. Mantenha seus próprios filhos em casa se estiverem doentes.
INFECÇÕES E GERMAS
Diarréia e gastroenterite são comuns em creches. Essas infecções causam vômito, diarreia ou ambos.
- A infecção é transmitida facilmente de criança para criança ou de cuidador para criança. É comum entre as crianças porque é menos provável que lavem as mãos depois de usar o banheiro.
- As crianças que frequentam creches também podem contrair giardíase, que é causada por um parasita. Esta infecção causa diarreia, cólicas estomacais e gases.
Infecções de ouvido, resfriados, tosse, dor de garganta e coriza são comuns em todas as crianças, especialmente em creches.
As crianças que frequentam creches correm o risco de contrair hepatite A. A hepatite A é a irritação e o inchaço (inflamação) do fígado causados pelo vírus da hepatite A.
- É transmitido quando se lava as mãos de maneira inadequada ou não ocorre após ir ao banheiro ou trocar uma fralda e, em seguida, preparar os alimentos.
- Além de lavar bem as mãos, os funcionários da creche e as crianças devem tomar a vacina contra a hepatite A.
Infecções por insetos (parasitas), como piolhos e sarna, são outros problemas de saúde comuns que ocorrem em creches.
Você pode fazer várias coisas para manter seu filho protegido contra infecções. Uma é manter seu filho atualizado com as vacinas de rotina (imunizações) para prevenir infecções comuns e graves:
- Para ver as recomendações atuais, visite o site do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) - www.cdc.gov/vaccines. Em cada visita ao médico, pergunte sobre as próximas vacinas recomendadas.
- Certifique-se de que seu filho tome uma vacina contra a gripe todos os anos após os 6 meses de idade.
A creche do seu filho deve ter políticas para ajudar a prevenir a propagação de germes e infecções. Peça para ver essas políticas antes de seu filho começar. A equipe da creche deve ser treinada em como seguir essas políticas. Além da lavagem adequada das mãos ao longo do dia, políticas importantes incluem:
- Preparação de alimentos e troca de fraldas em diferentes áreas
- Garantir que os funcionários da creche e as crianças que frequentam a creche tenham imunizações em dia
- Regras sobre quando as crianças devem ficar em casa se estiverem doentes
QUANDO SEU FILHO TEM UM PROBLEMA DE SAÚDE
A equipe pode precisar saber:
- Como dar medicamentos para doenças, como asma
- Como evitar os gatilhos de alergia e asma
- Como cuidar de diferentes doenças da pele
- Como reconhecer quando um problema médico crônico está piorando
- Atividades que podem não ser seguras para a criança
- Como entrar em contato com o profissional de saúde do seu filho
Você pode ajudar criando um plano de ação com seu provedor e certificando-se de que a equipe da creche do seu filho saiba como seguir esse plano.
Site da Academia Americana de Pediatria. Reduzindo a propagação de doenças em creches. www.healthychildren.org/English/health-issues/conditions/prevention/Pages/Prevention-In-Child-Care-or-School.aspx. Atualizado em 10 de janeiro de 2017. Acessado em 20 de novembro de 2018.
Sosinsky LS, Gilliam WS. Cuidado infantil: como os pediatras podem apoiar crianças e famílias. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 17.
Waggoner-Fountain LA. Puericultura e doenças transmissíveis. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 174.