Modelos urinários
Os cilindros urinários são minúsculas partículas em forma de tubo que podem ser encontradas quando a urina é examinada ao microscópio durante um teste denominado urinálise.
Os cilindros urinários podem ser constituídos por glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, células renais ou substâncias como proteínas ou gordura. O conteúdo de um gesso pode ajudar a informar ao médico se seu rim está saudável ou anormal.
A amostra de urina que você fornece pode precisar ser da primeira urina da manhã. A amostra deve ser levada ao laboratório dentro de 1 hora.
É necessária uma amostra limpa de urina. O método clean-catch é usado para evitar que germes do pênis ou da vagina entrem em uma amostra de urina. Para coletar sua urina, o provedor pode fornecer a você um kit especial de limpeza que contém uma solução de limpeza e lenços umedecidos estéreis. Siga as instruções exatamente para que os resultados sejam precisos.
Nenhuma preparação especial é necessária.
O teste envolve apenas uma micção normal. Não há desconforto.
Seu provedor pode solicitar este teste para ver se seus rins estão funcionando corretamente. Também pode ser solicitado para verificar certas condições, como:
- Doença glomerular
- Doença renal intersticial
- Infecções renais
A ausência de moldes celulares ou a presença de alguns moldes hialinos é normal.
Os resultados anormais podem incluir:
- Os cilindros gordurosos são observados em pessoas que apresentam lipídios na urina. Na maioria das vezes, é uma complicação da síndrome nefrótica.
- Os moldes granulares são um sinal de muitos tipos de doenças renais.
- Os cilindros de glóbulos vermelhos indicam que há uma quantidade microscópica de sangramento do rim. Eles são vistos em muitas doenças renais.
- Os cilindros das células epiteliais tubulares renais refletem os danos às células tubulares do rim. Esses cilindros são vistos em condições como necrose tubular renal, doença viral (como nefrite por citomegalovírus [CMV]) e rejeição de transplante renal.
- Os cilindros cerosos podem ser encontrados em pessoas com doença renal avançada e insuficiência renal crônica de longo prazo.
- Os cilindros de leucócitos (leucócitos) são comuns em infecções renais agudas e nefrite intersticial.
Seu provedor lhe contará mais sobre seus resultados.
Não há riscos com este teste.
Modelos hialinos; Moldes granulares; Modelos epiteliais tubulares renais; Moldes cerosos; Vazamentos na urina; Moldes gordurosos; Células vermelhas do sangue; Conjuntos de glóbulos brancos
- Trato urinário feminino
- Trato urinário masculino
Judd E, Sanders PW, Agarwal A. Diagnóstico e avaliação clínica de lesão renal aguda. In: Feehally J, Floege J, Tonelli M, Johnson RJ, eds. Nefrologia Clínica Abrangente. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 68.
Riley RS, McPherson RA. Exame básico da urina. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 28.