Teste de sangue da Haptoglobina
O exame de sangue da haptoglobina mede o nível de haptoglobina no sangue.
Haptoglobina é uma proteína produzida pelo fígado. Ele se liga a um certo tipo de hemoglobina no sangue. A hemoglobina é uma proteína das células sanguíneas que transporta oxigênio.
É necessária uma amostra de sangue.
Certos medicamentos podem afetar os resultados deste teste. O seu médico irá informá-lo se você precisa parar de tomar algum medicamento. Não interrompa nenhum medicamento antes de falar com seu provedor.
Os medicamentos que podem aumentar os níveis de haptoglobina incluem:
- Andrógenos
- Corticosteróides
Os medicamentos que podem reduzir os níveis de haptoglobina incluem:
- Pílulas anticoncepcionais
- Clorpromazina
- Difenidramina
- Indometacina
- Isoniazida
- Nitrofurantoína
- Quinidina
- Estreptomicina
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
Este teste é feito para verificar a rapidez com que os glóbulos vermelhos são destruídos. Isso pode ser feito se o seu provedor suspeitar que você tem um tipo de anemia que o seu sistema imunológico está causando.
O intervalo normal é de 41 a 165 miligramas por decilitro (mg / dL) ou 410 a 1.650 miligramas por litro (mg / L).
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Quando os glóbulos vermelhos estão sendo ativamente destruídos, a haptoglobina desaparece mais rápido do que é criada. Como resultado, os níveis de haptoglobina no sangue diminuem.
Níveis mais baixos do que o normal podem ser devido a:
- Anemia hemolítica imunológica
- Doença hepática de longo prazo (crônica)
- Acúmulo de sangue sob a pele (hematoma)
- Doença hepática
- Reação transfusional
Níveis acima do normal podem ser devido a:
- Bloqueio das vias biliares
- Inflamação, inchaço e dor nas articulações ou músculos que surgem repentinamente
- Úlcera péptica
- Colite ulcerativa
- Outras condições inflamatórias
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Marcogliese AN, Yee DL. Recursos para o hematologista: comentários interpretativos e valores de referência selecionados para as populações neonatal, pediátrica e adulta. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 162.
Michel M. Autoimmune e anemias hemolíticas intravasculares. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 151.