Ultrassom da tireoide
A ultrassonografia da tireoide é um método de imagem para ver a tireoide, uma glândula no pescoço que regula o metabolismo (os vários processos que controlam a taxa de atividade nas células e tecidos).
O ultrassom é um método indolor que usa ondas sonoras para criar imagens do interior do corpo. O teste geralmente é feito no departamento de ultrassom ou radiologia. Também pode ser feito em uma clínica.
O teste é feito desta forma:
- Você se deita com o pescoço sobre um travesseiro ou outro suporte macio. Seu pescoço está ligeiramente esticado.
- O técnico de ultrassom aplica um gel à base de água em seu pescoço para ajudar a transmitir as ondas sonoras.
- Em seguida, o técnico move uma varinha, chamada transdutor, para frente e para trás na pele do seu pescoço. O transdutor emite ondas sonoras. As ondas sonoras percorrem seu corpo e ricocheteiam na área que está sendo estudada (neste caso, a glândula tireóide). Um computador analisa o padrão que as ondas sonoras criam quando voltam e cria uma imagem a partir delas.
Nenhuma preparação especial é necessária para este teste.
Você deve sentir muito pouco desconforto com este teste. O gel pode estar frio.
Um ultrassom da tireoide geralmente é feito quando o exame físico mostra qualquer um destes achados:
- Você tem um tumor na glândula tireoide, denominado nódulo da tireoide.
- A tireóide parece grande ou irregular, chamada de bócio.
- Você tem nódulos linfáticos anormais perto de sua tireoide.
O ultrassom também é frequentemente usado para guiar a agulha em biópsias de:
- Nódulos da tireoide ou glândula tireoide - neste teste, uma agulha retira uma pequena quantidade de tecido do nódulo ou da glândula tireoide. Este é um teste para diagnosticar doenças da tireoide ou câncer de tireoide.
- A glândula paratireóide.
- Gânglios linfáticos na área da tireóide.
Um resultado normal mostrará que a tireoide tem tamanho, forma e posição normais.
Resultados anormais podem ser devido a:
- Cistos (nódulos cheios de fluido)
- Aumento da glândula tireóide (bócio)
- Nódulos da tireoide
- Tireoidite ou inflamação da tireoide (se for feita uma biópsia)
- Câncer de tireoide (se uma biópsia for feita)
Seu médico pode usar esses resultados e os resultados de outros testes para direcionar o seu atendimento. Os ultrassons da tireoide estão se tornando melhores e prevendo se um nódulo da tireoide é benigno ou câncer. Muitos relatórios de ultrassom da tireoide agora darão uma pontuação a cada nódulo e discutirão as características do nódulo que causou a pontuação. Converse com seu médico sobre os resultados de qualquer ultrassom da tireoide.
Não há riscos documentados para ultrassom.
Ultra-som - tireóide; Ultrassonografia da tireoide; Ecograma da tireoide; Nódulo da tireoide - ultrassom; Bócio - ultrassom
- Ultrassom da tireoide
- Glândula tireóide
Blum M. Thyroid imaging. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 79.
Salvatore D, Cohen R, Kopp PA, Larsen PR. Fisiopatologia da tireoide e avaliação diagnóstica. In: Melmed S, Auchus RJ, Goldfine AB, Koenig RJ, Rosen CJ, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 11.
Strachan MWJ, Newell-Price JDC. Endocrinologia. Em: Ralston SH, Penman ID, Strachan MWJ, Hobson RP, eds. Princípios e prática de medicina de Davidson. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 18.