Raio-x da coluna lombossacra
A radiografia da coluna lombossacra é uma imagem dos pequenos ossos (vértebras) na parte inferior da coluna. Essa área inclui a região lombar e o sacro, a área que conecta a coluna à pelve.
O teste é feito no departamento de raios-x de um hospital ou no escritório do seu provedor de cuidados de saúde por um técnico de raios-X. Você será solicitado a se deitar na mesa de raios-X em diferentes posições. Se o raio-x estiver sendo feito para diagnosticar uma lesão, deve-se tomar cuidado para evitar mais lesões.
A máquina de raio-x será colocada na parte inferior de sua coluna. Você será solicitado a prender a respiração enquanto a foto é tirada, para que ela não fique desfocada. Na maioria dos casos, são tiradas de 3 a 5 fotos.
Informe o provedor se você estiver grávida. Tire todas as joias.
Raramente há algum desconforto ao fazer um raio-x, embora a mesa possa estar fria.
Freqüentemente, o provedor trata uma pessoa com dor lombar por 4 a 8 semanas antes de solicitar um raio-x.
O motivo mais comum para o raio-x da coluna lombossacra é procurar a causa da dor lombar que:
- Ocorre após lesão
- É severo
- Não desaparece após 4 a 8 semanas
- Está presente em uma pessoa idosa
As radiografias da coluna lombossacra podem mostrar:
- Curvas anormais da coluna vertebral
- Desgaste anormal na cartilagem e ossos da parte inferior da coluna, como esporas ósseas e estreitamento das articulações entre as vértebras
- Câncer (embora o câncer muitas vezes não possa ser visto neste tipo de raio-x)
- Fraturas
- Sinais de enfraquecimento dos ossos (osteoporose)
- Espondilolistese, na qual um osso (vértebra) na parte inferior da coluna vertebral desliza da posição adequada para o osso abaixo dela
Embora alguns desses achados possam ser vistos em um raio-x, eles nem sempre são a causa de dores nas costas.
Muitos problemas na coluna não podem ser diagnosticados por meio de uma radiografia lombossacra, incluindo:
- Ciática
- Deslizamento ou hérnia de disco
- Estenose espinhal - estreitamento da coluna vertebral
A exposição à radiação é baixa. As máquinas de raio-X são verificadas com frequência para garantir que sejam o mais seguras possível. A maioria dos especialistas acredita que o risco é baixo em comparação com os benefícios.
As mulheres grávidas não devem ser expostas à radiação, se possível. Deve-se ter cuidado antes de as crianças receberem raios-x.
Existem alguns problemas nas costas que um raio-x não detecta. Isso ocorre porque eles envolvem os músculos, nervos e outros tecidos moles. A TC da coluna lombossacra ou a RM da coluna lombossacra são as melhores opções para problemas de tecidos moles.
Raio X - coluna lombossacra; Raio-X - coluna lombar
- Coluna esquelética
- Vértebra lombar (parte inferior das costas)
- Vértebra torácica (meio das costas)
- Coluna vertebral
- Sacro
- Anatomia espinhal posterior
Bearcroft PWP, Hopper MA. Técnicas de imagem e observações fundamentais do sistema músculo-esquelético. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 6ª ed. Nova York, NY: Elsevier Churchill Livingstone; 2015: cap 45.
Contreras F, Perez J, Jose J. Imaging Overview. In: Miller MD, Thompson SR. eds. Medicina ortopédica do esporte de DeLee e Drez. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 7.
Parizel PM, Van Thielen T., van den Hauwe L., Van Goethem JW. Doença degenerativa da coluna vertebral. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 6ª ed. Nova York, NY: Elsevier Churchill Livingstone; 2015: cap 55.
Warner WC, Sawyer JR. Escoliose e cifose. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 44.