Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 15 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Vacina viva de zoster (zona), ZVL - o que você precisa saber - Medicamento
Vacina viva de zoster (zona), ZVL - o que você precisa saber - Medicamento

Todo o conteúdo abaixo foi retirado na íntegra da Declaração de Informações sobre Vacinas com Shingles (VIS) do CDC: www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/shingles.html

Informações de revisão do CDC para o Shingles VIS:

  • Última página revisada: 30 de outubro de 2019
  • Última atualização da página: 30 de outubro de 2019
  • Data de emissão do VIS: 30 de outubro de 2019

Fonte do conteúdo: National Center for Immunization and Respiratory Diseases

Por que se vacinar?

Vacina viva de zoster (zona) pode previnir cobreiro.

Cobreiro (também chamado de herpes zóster, ou apenas zóster) é uma erupção cutânea dolorosa, geralmente com bolhas. Além da erupção cutânea, o herpes pode causar febre, dor de cabeça, calafrios ou dor de estômago. Mais raramente, o herpes pode causar pneumonia, problemas de audição, cegueira, inflamação do cérebro (encefalite) ou morte.

A complicação mais comum do herpes é a dor nervosa de longo prazo chamada neuralgia pós-herpética (NPH). PHN ocorre nas áreas onde a erupção cutânea foi, mesmo após a erupção desaparecer. Pode durar meses ou anos após o desaparecimento da erupção. A dor de PHN pode ser severa e debilitante.


Cerca de 10% a 18% das pessoas que contraem herpes sofrem de NPH. O risco de NPH aumenta com a idade. Um adulto mais velho com herpes zoster tem maior probabilidade de desenvolver NPH e ter uma dor mais intensa e duradoura do que uma pessoa mais jovem com herpes zoster.

A zona é causada pelo vírus varicela zoster, o mesmo vírus que causa a varicela. Depois de você ter varicela, o vírus permanece em seu corpo e pode causar herpes zoster mais tarde na vida. As telhas não podem ser transmitidas de uma pessoa para outra, mas o vírus que as causa pode se espalhar e causar varicela em alguém que nunca teve varicela ou recebeu a vacina contra a varicela.

Vacina viva contra herpes zoster

A vacina viva contra telhas pode fornecer proteção contra telhas e PHN.

Outro tipo de vacina do herpes, a vacina do herpes recombinante, é a vacina preferida para a prevenção de telhas. No entanto, a vacina viva do herpes pode ser usada em algumas circunstâncias (por exemplo, se uma pessoa for alérgica à vacina do herpes recombinante ou preferir a vacina do herpes vivo, ou se a vacina do herpes recombinante não estiver disponível).


Adultos com 60 anos ou mais quem recebe a vacina viva contra herpes deve receber 1 dose, administrada por injeção.

A vacina contra herpes zoster pode ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas.

Converse com seu médico

Informe o seu fornecedor da vacina se a pessoa que está tomando a vacina:

  • Teve um reação alérgica após uma dose anterior de vacina viva contra herpes zoster ou vacina contra varicela, ou tem algum alergias graves com risco de vida.
  • Tem um sistema imunológico enfraquecido.
  • É grávida ou pensa que pode estar grávida.
  • É atualmente experimentando um episódio de telhas.

Em alguns casos, seu médico pode decidir adiar a vacinação contra herpes para uma consulta futura.

Pessoas com doenças leves, como resfriado, podem ser vacinadas. Pessoas moderadamente ou gravemente doentes geralmente devem esperar até que se recuperem antes de receber a vacina viva contra herpes.


Seu provedor pode fornecer mais informações.

Riscos de uma reação à vacina

Vermelhidão, dor, inchaço ou coceira no local da injeção e dor de cabeça podem ocorrer após a vacina viva contra herpes.

Raramente, a vacina viva contra herpes pode causar erupções cutâneas ou herpes.

As pessoas às vezes desmaiam após procedimentos médicos, incluindo vacinação. Informe o seu médico se sentir tonturas ou tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.

Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar uma reação alérgica grave, outras lesões graves ou morte.

E se houver um problema sério?

Uma reação alérgica pode ocorrer após a pessoa vacinada deixar a clínica. Se você observar sinais de uma reação alérgica grave (urticária, inchaço no rosto e na garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura ou fraqueza), ligue 911 e leve a pessoa ao hospital mais próximo.

Para outros sinais que dizem respeito a você, ligue para seu médico.

As reações adversas devem ser notificadas ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). O seu provedor de cuidados de saúde geralmente irá apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo. Visite o site VAERS (vaers.hhs.gov) ou ligue 1-800-822-7967. VAERS é apenas para relatar reações, e a equipe do VAERS não fornece aconselhamento médico.

Como posso aprender mais?

  • Pergunte ao seu provedor.
  • Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
  • Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ligando para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visitando o site de vacinas do CDC.
  • Herpes zoster (zona) no braço
  • Herpes zoster (zona) no peito
  • Herpes zoster (zona) na mão e nos dedos
  • Herpes zoster (zona) nas costas
  • Vacinas

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Vacina viva de zóster (zona), ZVL. www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/shingles.html. Atualizado em 30 de outubro de 2019. Acessado em 1 de novembro de 2019.

Nós Recomendamos

Bronquite crônica

Bronquite crônica

A bronquite crônica é um tipo de DPOC (doença pulmonar ob trutiva crônica). A DPOC é um grupo de doença pulmonare que tornam a re piração difícil e pioram ...
Paralisia facial

Paralisia facial

A parali ia facial ocorre quando uma pe oa não é mai capaz de mover algun ou todo o mú culo de um ou ambo o lado do ro to.A parali ia facial qua e empre é cau ada por:Dano ou incha...