Eu tenho pré-diabetes ou diabetes? Guia de diagnóstico e gerenciamento
Contente
- Pré-diabetes versus diabetes
- Teste A1C
- Teste de glicemia de jejum (FPG)
- Teste aleatório de glicose plasmática (RPG)
- Teste oral de tolerância à glicose (OGTT)
- Gestão de pré-diabetes
- Coma uma dieta saudavel
- Seja ativo
- Manter um peso saudável
- Outlook
Pré-diabetes versus diabetes
Se você foi diagnosticado com pré-diabetes, pode se perguntar o que isso significa. É uma condição em que seus níveis de glicose no sangue estão acima do normal, mas não são altos o suficiente para você ser diagnosticado com diabetes. Muitos médicos consideram o pré-diabetes o primeiro estágio do diabetes tipo 2.
Em 2015, 84,1 milhões de adultos americanos foram diagnosticados com pré-diabetes. Isso é mais de um em cada três adultos nos Estados Unidos.
Estudos mostram que 15 a 30% das pessoas com pré-diabetes desenvolverão diabetes em menos de cinco anos sem intervenção, como perda de peso ou aumento da atividade física. De fato, a maioria das pessoas que tem diabetes tipo 2 teve pré-diabetes primeiro.
O pré-diabetes é sério por si só. Pessoas com pré-diabetes e diabetes têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares do que aquelas sem ela.
Existem quatro testes que os médicos podem realizar para determinar se você tem açúcar no sangue.
Teste A1C
O teste A1C é um exame de sangue que mede a porcentagem de açúcar que está ligada à sua hemoglobina, uma proteína nos seus glóbulos vermelhos (RBCs). Quanto mais alto o A1C, maiores são os níveis médios de açúcar no sangue nos últimos dois ou três meses.
O teste A1C também é conhecido por estes nomes:
- teste de hemoglobina A1c
- Teste HbA1c
- teste de hemoglobina glicosilada
Um A1C normal está abaixo de 5,7%, o que corresponde a um nível médio estimado de açúcar no sangue inferior a 117 miligramas por decilitro (mg / dL).
Um A1C entre 5,7% e 6,4% sugere pré-diabetes. Um A1C de 6,5 ou mais indica diabetes tipo 2 se o teste for confirmado.
Segundo a American Diabetes Association, até 25% das pessoas com A1C de 5,5 a 6% desenvolverão diabetes em 5 anos; para aqueles com A1C de 6 a 6,4%, a estimativa salta para 50%.Se seus resultados forem duvidosos, seu médico testará novamente seu A1C em outro dia para confirmar o diagnóstico.
Tipo de resultados | A1C | Nível médio estimado de glicose no sangue (mg / dL) |
resultados normais de A1C | abaixo de 5,7% | abaixo de 117 |
resultados pré-diabetes A1C | 5,7 a 6,4% | 117 a 137 |
resultados diabetes A1C | acima de 6,4% | acima de 137 |
Teste de glicemia de jejum (FPG)
O teste de glicose no plasma em jejum (FPG) é um exame de sangue realizado após o jejum da noite para o dia. Mede o açúcar no seu sangue.
Um resultado normal do teste de glicemia de jejum é inferior a 100 mg / dL. Um resultado entre 100 e 125 mg / dL é diagnóstico para pré-diabetes. Um que tem 126 mg / dL ou mais é indicativo de diabetes.
Se o resultado for 126 mg / dL ou mais, você será testado novamente em outro dia para confirmar o diagnóstico.
Tipo de resultados | Nível de glicose plasmática em jejum (FPG) (mg / dL) |
resultados normais de FPG | abaixo de 100 |
resultados de pré-diabetes FPG | 100 a 125 |
resultados de diabetes FPG | acima de 125 |
Teste aleatório de glicose plasmática (RPG)
Um teste aleatório de glicose no sangue (RPG) é um exame de sangue que é realizado a qualquer hora do dia em que você não está em jejum. Ele mede o nível de açúcar no seu sangue naquele momento.
Um resultado de RPG acima de 200 mg / dL é indicativo de diabetes, especialmente se você estiver com sintomas de diabetes, como sede excessiva, fome ou micção.
Se o seu nível for mais alto, seu médico usará um dos outros testes listados para confirmar o diagnóstico.
Teste oral de tolerância à glicose (OGTT)
O teste oral de tolerância à glicose (OGTT) leva um pouco mais de tempo do que os outros dois testes de glicose para diabetes. Neste teste, seu sangue é coletado após um jejum noturno e, novamente, duas horas depois de você beber uma bebida açucarada.
É normal que o açúcar no sangue aumente após a bebida. No entanto, o açúcar no sangue normal cai para menos de 140 mg / dL em duas horas.
Se o seu açúcar no sangue estiver entre 140 e 199 mg / dL, o seu médico diagnosticará o pré-diabetes. Qualquer valor de 200 mg / dL ou mais é diagnóstico de diabetes tipo 2.
Tipo de resultados | Nível de glicose no sangue (mg / dL) |
resultados normais de OGTT | abaixo de 140 |
prediabetes OGTT results | 140 a 199 |
Resultados OGTT diabetes | acima de 199 |
Gestão de pré-diabetes
Se você foi diagnosticado com pré-diabetes, existem algumas etapas a serem seguidas para ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes e retornar a glicose ao sangue para uma faixa normal.
Coma uma dieta saudavel
Manter uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir o risco de diabetes. Mudar sua dieta pode ser um desafio, então comece fazendo pequenas alterações. Acompanhe tudo o que você come por alguns dias para entender quais grupos de alimentos você pode estar comendo demais ou com menos.
Você deve comer alimentos todos os dias de cada um dos cinco grupos de alimentos:
- legumes
- frutas
- grãos
- proteína
- laticínios
Você deve ter gorduras saudáveis todos os dias também.
Usando as informações do seu registro alimentar, você pode começar a fazer pequenas alterações. O objetivo é escolher alimentos menos processados e integrais, em vez de alimentos altamente processados que contêm adição de açúcar, pouca fibra e gorduras não saudáveis.
Por exemplo, se você não comer as porções recomendadas de legumes, tente adicionar uma porção por dia à sua dieta.
Você pode fazer isso com uma salada no almoço ou no jantar ou fazendo um lanche em palitos de cenoura. Apenas tenha cuidado com acessórios como molho para salada ou molhos. Eles podem se infiltrar em gorduras não saudáveis ou calorias extras. Confira estas 10 receitas saudáveis de molho para salada.
Você também deseja reduzir o número de alimentos e bebidas com calorias vazias e consumir alimentos simples de carboidratos por carboidratos complexos. Exemplos de substituições que você pode tentar incluir:
Seja ativo
O exercício também é importante para gerenciar a glicose no sangue. Apontar para 30 minutos de exercício cinco dias por semana.
Tal como acontece com as mudanças na dieta, você também deve começar devagar e avançar.
Se você não é muito ativo, pode começar estacionando mais longe da entrada de um prédio ou subindo uma escada em vez de uma escada rolante ou elevador. Dar uma volta no quarteirão com sua família ou um vizinho após o jantar é outra ótima maneira de adicionar algum exercício.
Depois de se sentir mais confortável com o aumento do seu nível de atividade, você pode começar a fazer atividades mais vigorosas, como correr ou assistir a uma aula de ginástica.
Lembre-se de sempre obter a aprovação do seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios. Eles podem informar se há atividades que você deve evitar ou coisas que deve monitorar, como sua frequência cardíaca.
Manter um peso saudável
Comer uma dieta equilibrada e se exercitar pode ajudar a perder ou manter o peso. Pergunte ao seu médico o que é um peso saudável para você.
Trabalhe com eles para determinar quantas calorias você deve comer. Se você precisar perder peso, pergunte quanto peso você deve perder por semana para se manter saudável.
Dietas intensas e planos de exercícios extremos podem ser divertidos na televisão, mas não são realistas para manutenção a longo prazo. Eles também são prejudiciais à saúde.
Outlook
O pré-diabetes geralmente leva ao diabetes e, na maioria das vezes, não há sintomas visíveis. É por isso que é importante testar seus níveis de glicose no sangue, especialmente se você tem mais de 45 anos ou tem um histórico familiar de diabetes.
Se você estiver acima do peso, recomenda-se o teste antes dos 45 anos, se um desses outros fatores de risco estiver presente:
- inatividade física
- histórico familiar de diabetes
- Ascendência afro-americana, nativa americana, asiática-americana ou das ilhas do Pacífico
- dar à luz um bebê com mais de 9 libras
- pressão arterial acima de 140/90 milímetros de mercúrio (mm Hg)
- lipoproteína de alta densidade (HDL) ou "bom", níveis de colesterol abaixo de 35 mg / dL
- níveis de triglicerídeos acima de 250 mg / dL
- um nível de A1C igual ou superior a 5,7%
- um nível elevado de açúcar no sangue em jejum acima de 100 mg / dL em um teste anterior
- outras condições associadas à resistência à insulina, como a síndrome do ovário policístico (SOP) ou a condição da pele acantose nigricans
- uma história de doença cardiovascular
Se você tem pré-diabetes, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 exercitando cerca de 30 minutos por dia e perdendo apenas 5 a 10% do seu peso corporal. O seu médico também pode iniciar um medicamento para ajudar a controlar o açúcar no sangue.
O pré-diabetes não precisa progredir para diabetes tipo 2. As mudanças no estilo de vida podem ajudá-lo a manter e manter os níveis de açúcar no sangue dentro da faixa normal.