Risedronato
Contente
- O risedronato pode não funcionar corretamente e pode danificar o esófago (tubo que liga a boca ao estômago) ou causar feridas na boca se não for tomado de acordo com as seguintes instruções. Informe o seu médico se você não entender, você acha que não vai se lembrar ou se você não consegue seguir estas instruções:
- Antes de tomar risedronato,
- O risedronato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes efeitos colaterais, chame seu médico imediatamente antes de tomar mais risedronato:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Comprimidos de risedronato e de liberação retardada (comprimidos de ação prolongada) são usados para prevenir e tratar a osteoporose (uma condição na qual os ossos se tornam finos e fracos e quebram facilmente) em mulheres que sofreram menopausa ('' mudança de vida '' períodos menstruais). Os comprimidos de risedronato também são usados para tratar a osteoporose em homens e em homens e mulheres que estão tomando glicocorticoides (um tipo de medicamento corticosteroide que pode causar osteoporose). Os comprimidos de risedronato também são usados para tratar a doença óssea de Paget (uma condição em que os ossos são moles e fracos e podem ser deformados, doloridos ou facilmente quebrados). O risedronato está em uma classe de medicamentos chamados bifosfonatos. Ele age prevenindo a quebra do osso e aumentando a densidade óssea (espessura).
O risedronato vem na forma de comprimido e um comprimido de liberação retardada para tomar por via oral. Os comprimidos de liberação retardada são geralmente tomados uma vez por semana pela manhã, imediatamente após o café da manhã. Os comprimidos são normalmente tomados com o estômago vazio uma vez por dia de manhã, uma vez por semana de manhã, uma vez por mês de manhã ou uma vez por mês durante duas manhãs consecutivas, dependendo do seu estado e da dosagem prescrita pelo seu médico. Se estiver a tomar risedronato uma vez por semana, uma vez por mês ou uma vez por mês durante 2 dias consecutivos, tome-o no mesmo dia todas as semanas ou meses ou nos mesmos 2 dias consecutivos todos os meses. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome risedronato exatamente como dirigido. Não tome mais ou menos dele ou tome com mais freqüência ou por um período de tempo mais longo do que o prescrito pelo seu médico.
O risedronato pode não funcionar corretamente e pode danificar o esófago (tubo que liga a boca ao estômago) ou causar feridas na boca se não for tomado de acordo com as seguintes instruções. Informe o seu médico se você não entender, você acha que não vai se lembrar ou se você não consegue seguir estas instruções:
- Deve tomar os comprimidos de risedronato imediatamente depois de se levantar da cama de manhã e antes de comer ou beber qualquer coisa. Você deve tomar os comprimidos de risedronato de liberação retardada imediatamente após o café da manhã. Nunca tome risedronato na hora de dormir ou antes de acordar e sair da cama durante o dia.
- Engula os comprimidos com um copo cheio (6 a 8 onças [180 a 240 mL]) de água pura enquanto estiver sentado ou em pé. Engula os comprimidos de liberação retardada com pelo menos 4 onças (120 mL) de água pura enquanto estiver sentado ou em pé. Nunca tome risedronato com chá, café, suco, água mineral, leite, outras bebidas lácteas ou qualquer outro líquido que não seja água pura.
- Engula os comprimidos e os de liberação retardada inteiros. Não divida, mastigue ou esmague. Não chupe os comprimidos nem os segure na boca por muito tempo.
- Depois de tomar risedronato, não coma, beba ou tome qualquer outro medicamento por pelo menos 30 minutos. Não se deite por pelo menos 30 minutos após tomar risedronato. Sente-se ou fique em pé até que pelo menos 30 minutos tenham se passado.
O risedronato controla a osteoporose e a doença óssea de Paget, mas não cura essas condições. O risedronato ajuda a tratar e prevenir a osteoporose apenas desde que seja tomado regularmente. Continue a tomar risedronato mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar risedronato sem falar com seu médico, mas converse com ele de vez em quando sobre se você ainda precisa tomar risedronato.
O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com risedronato e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar risedronato,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao risedronato, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de risedronato ou de liberação retardada. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: inibidores da angiogênese, como bevacizumabe (Avastin), everolimus (Afinitor, Zortress), pazopanibe (Votrient), sorafenibe (Nexavar) ou sunitinibe (Sutent); aspirina e outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs), tais como ibuprofeno (Advil, Ibu-Tab, Motrin, outros) e naproxeno (Aleve, Naprelan, Naprosyn, outros); quimioterapia do câncer; ou esteróides orais, como dexametasona, metilprednisolona (Medrol) e prednisona (Rayos). Se estiver a tomar os comprimidos de libertação retardada, também deve informar o seu médico se estiver a tomar um H2 bloqueador como cimetidina, famotidina (Pepcid), nizatidina (Axid) e ranitidina (Zantac) ou um inibidor da bomba de prótons como esomeprazol (Nexium, em Vimovo), lansoprazol (Prevacid), omeprazol (Prilosec, Zegerid), pantonoprazol ) e rabeprazol (AcipHex). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- você deve saber que Actonel e Atelvia contêm risedronato. Você não pode tomar os dois medicamentos ao mesmo tempo.
- se estiver tomando qualquer outro medicamento oral, incluindo vitaminas, suplementos ou antiácidos, tome-os pelo menos 30 minutos depois de tomar risedronato.
- informe o seu médico se você tem ou já teve um nível baixo de cálcio no sangue ou problemas com o esôfago e se você não consegue se sentar ou ficar em pé por pelo menos 30 minutos. O seu médico pode dizer-lhe que não deve tomar risedronato.
- informe o seu médico se estiver fazendo terapia de radiação; se tem ou já teve dificuldade em engolir; azia; úlceras ou outros problemas de estômago; anemia (condição em que os glóbulos vermelhos não levam oxigênio suficiente para todas as partes do corpo); Câncer; qualquer tipo de infecção, principalmente na boca; problemas com sua boca, dentes ou gengivas; qualquer condição que impeça a coagulação normal do sangue; ou doença dentária ou renal.
- informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando. Informe também o seu médico se planeja engravidar em qualquer momento no futuro, porque o risedronato pode permanecer no seu corpo por anos após você parar de tomá-lo. Ligue para o seu médico se engravidar durante ou após o tratamento com risedronato.
- você deve saber que o risedronato pode causar fortes dores nos ossos, músculos ou articulações. Você pode começar a sentir essa dor dias, meses ou anos depois de tomar o risedronato pela primeira vez. Embora esse tipo de dor possa começar depois de você ter tomado risedronato por algum tempo, é importante que você e seu médico saibam que ela pode ser causada pelo risedronato. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir dor forte em qualquer momento durante o tratamento com risedronato. O seu médico pode dizer-lhe para parar de tomar risedronato e a sua dor pode desaparecer depois de parar de tomar o medicamento.
- você deve saber que o risedronato pode causar osteonecrose da mandíbula (ONJ, uma condição séria do osso da mandíbula), especialmente se você fizer cirurgia ou tratamento dentário enquanto estiver tomando a medicação. Um dentista deve examinar seus dentes e realizar todos os tratamentos necessários, incluindo limpeza ou fixação de dentaduras mal ajustadas, antes de você começar a tomar risedronato. Certifique-se de escovar os dentes e limpar a boca adequadamente enquanto estiver tomando risedronato. Fale com o seu médico antes de qualquer tratamento dentário enquanto estiver a tomar este medicamento.
- converse com seu médico sobre outras coisas que você pode fazer para prevenir o desenvolvimento ou agravamento da osteoporose. Seu médico provavelmente lhe dirá para evitar fumar e beber grandes quantidades de álcool e seguir um programa regular de exercícios com levantamento de peso.
Você deve comer muitos alimentos ricos em cálcio e vitamina D enquanto estiver tomando risedronato. Seu médico lhe dirá quais alimentos são boas fontes desses nutrientes e quantas porções você precisa por dia. Se você achar difícil comer o suficiente desses alimentos, informe o seu médico. Nesse caso, seu médico pode prescrever ou recomendar um suplemento.
Se você esquecer de uma dose de risedronato uma vez ao dia, não tome no final do dia. Pule a dose esquecida e tome uma dose na manhã seguinte, como de costume.
Se você esquecer de uma dose de risedronato uma vez por semana, não tome no final do dia. Tome uma dose de manhã depois de se lembrar. Em seguida, volte a tomar uma dose uma vez por semana no dia regularmente programado.
Se você esquecer de uma dose de risedronato uma vez por mês, mas se lembrar mais de 7 dias antes da próxima dose programada, tome a dose esquecida na manhã seguinte. Se você se lembrar menos de 7 dias antes da próxima dose programada, não tome a dose esquecida. Em vez disso, espere até a manhã da sua próxima dose programada e depois tome o risedronato como de costume.
Se você esquecer uma ou ambas as doses dos dois dias consecutivos, risedronato uma vez por mês, mas se lembrar mais de 7 dias antes da próxima dose programada, você pode tomar as doses esquecidas. Tome a primeira dose esquecida na manhã seguinte à sua lembrança e, se você esqueceu as duas doses, tome a segunda dose esquecida na manhã seguinte à primeira. Se você se lembrar menos de 7 dias antes de sua próxima dose programada, não tome a (s) dose (s) esquecida (s). Em vez disso, espere até a manhã da sua próxima dose programada e depois tome o risedronato como de costume.
Se você perder doses de risedronato e não souber o que fazer, chame seu médico. Sempre tome risedronato bem cedo pela manhã. Nunca tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar e nunca tome mais do que uma dose num dia.
O risedronato pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- arrotos
- boca seca
- dor de estômago
- diarréia
- Prisão de ventre
- gás
- dor de cabeça
- tontura
- fraqueza
- cãibras nas pernas
- dor nas costas
- necessidade frequente ou urgente de urinar
- dor ao urinar
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes efeitos colaterais, chame seu médico imediatamente antes de tomar mais risedronato:
- dificuldade em engolir ou dor ao engolir
- azia nova ou piorando
- dor no peito
- coceira
- irritação na pele
- urticária
- bolhas na pele
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- dificuldade ao respirar
- rouquidão
- espasmos musculares, espasmos ou cãibras
- dormência ou formigamento ao redor da boca ou nas mãos ou pés
- olhos inchados, vermelhos ou doloridos
- sensibilidade à luz
- gengivas doloridas ou inchadas
- afrouxamento dos dentes
- dormência ou sensação de peso na mandíbula
- má cura da mandíbula
- dor incômoda e dolorida nos quadris, virilha ou coxas
O risedronato pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Tomar um medicamento bifosfonato como o risedronato para a osteoporose pode aumentar o risco de quebrar o (s) osso (s) da coxa. Você pode sentir dor nos quadris, na virilha ou nas coxas por várias semanas ou meses antes de quebrar o (s) osso (s) e pode descobrir que um ou ambos os ossos da coxa se quebraram, embora você não tenha caído ou sofrido outro trauma.É incomum que o osso da coxa se quebre em pessoas saudáveis, mas as pessoas com osteoporose podem quebrar esse osso, mesmo que não tomem risedronato. Converse com seu médico sobre os riscos de tomar risedronato.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de overdose, dê à vítima um copo cheio de leite e ligue para o centro de controle de intoxicações local em 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiou ou não está respirando, ligue para os serviços de emergência locais no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- dormência ou formigamento ao redor da boca ou nas mãos ou pés
- espasmos musculares, cãibras ou contrações musculares
- apreensões
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial ou estudo de imagem óssea, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando risedronato.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Actonel®
- Atelvia
- Actonel® com cálcio (contendo cálcio, risedronato)