Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 17 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Mesalamine Dose May Lower Marker of Bowel Inflammation - IBD in the News
Vídeo: Mesalamine Dose May Lower Marker of Bowel Inflammation - IBD in the News

Contente

A mesalamina retal é usada para tratar a colite ulcerosa (uma condição que causa inchaço e feridas no revestimento do cólon [intestino grosso] e reto), proctite (inchaço no reto) e proctosigmoidite (inchaço no reto e cólon sigmóide [último seção do cólon]). A mesalamina retal está em uma classe de medicamentos chamados agentes antiinflamatórios. Ele age impedindo o corpo de produzir uma determinada substância que pode causar inflamação.

A mesalamina retal vem como um supositório e um enema para uso no reto. O supositório e o enema são geralmente usados ​​uma vez ao dia, ao deitar. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use mesalamina retal exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Você deve começar a se sentir melhor durante os primeiros dias ou semanas de tratamento com mesalamina retal. Continue a usar mesalamina retal até terminar a prescrição, mesmo que se sinta melhor no início do tratamento. Não pare de usar mesalamina retal sem falar com seu médico.


Supositórios e enemas de mesalamina podem manchar roupas e outros tecidos, pisos e superfícies pintadas, de mármore, granito, esmalte, vinil e outras superfícies. Tome precauções para evitar manchas ao usar esses medicamentos.

Se estiver usando um enema de mesalamina, siga estas etapas:

  1. Tente evacuar. O medicamento funcionará melhor se seus intestinos estiverem vazios.
  2. Use uma tesoura para cortar o selo da embalagem protetora que contém sete frascos de medicamentos. Tenha cuidado para não apertar ou cortar as garrafas. Remova um frasco da bolsa.
  3. Observe o líquido dentro da garrafa. Deve ser esbranquiçado ou castanho. O líquido pode escurecer ligeiramente se os frascos forem deixados fora da bolsa de alumínio por um tempo. Você pode usar líquido que escureceu um pouco, mas não use líquido marrom escuro.
  4. Agite bem o frasco para se certificar de que o medicamento está bem misturado.
  5. Remova a tampa protetora da ponta do aplicador. Tenha o cuidado de segurar o frasco pelo gargalo para que o medicamento não vaze do frasco.
  6. Deite-se sobre o lado esquerdo com a perna esquerda esticada e a perna direita dobrada em direção ao peito para manter o equilíbrio.Você também pode se ajoelhar na cama, apoiando a parte superior do peito e um braço na cama.
  7. Insira suavemente a ponta do aplicador em seu reto, apontando-o levemente em direção ao seu umbigo (umbigo). Se isso causar dor ou irritação, experimente colocar uma pequena quantidade de gel lubrificante pessoal ou vaselina na ponta do aplicador antes de inseri-lo.
  8. Segure o frasco com firmeza e incline-o ligeiramente para que o bico fique voltado para as suas costas. Aperte o frasco lenta e continuamente para liberar o medicamento.
  9. Retire o aplicador. Permaneça na mesma posição por pelo menos 30 minutos para permitir que o medicamento se espalhe pelo intestino. Tente manter o medicamento dentro do corpo por cerca de 8 horas (enquanto você dorme).
  10. Elimine o biberão de forma segura, de modo que fique fora do alcance de crianças e animais domésticos. Cada frasco contém apenas uma dose e não deve ser reutilizado.

Se estiver usando um supositório de mesalamina, siga estas etapas:

  1. Tente evacuar antes de usar o supositório. O medicamento funcionará melhor se seus intestinos estiverem vazios.
  2. Separe um supositório da tira de supositórios. Segure o supositório na vertical e use os dedos para retirar o invólucro de plástico. Tente manusear o supositório o mínimo possível para evitar derretê-lo com o calor das mãos.
  3. Você pode colocar uma pequena quantidade de gel lubrificante pessoal ou vaselina na ponta do supositório para que seja mais fácil de inserir.
  4. Deite-se sobre o lado esquerdo e levante o joelho direito contra o peito. (Se você for canhoto, deite-se sobre o lado direito e levante o joelho esquerdo.)
  5. Usando o dedo, insira o supositório no reto, com a ponta pontiaguda primeiro. Use uma leve pressão para inserir o supositório completamente. Tente mantê-lo no lugar por 1 a 3 horas ou mais, se possível.
  6. Lave bem as mãos antes de retomar suas atividades normais.

Se você for usar enemas ou supositórios de mesalamina, peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente que vem com o medicamento.


Este medicamento pode ser prescrito para outros usos. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar mesalamina,

  • informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a mesalamina, analgésicos de salicilato, como aspirina, trisalicilato de colina e magnésio, diflunisal, salicilato de magnésio (Doan, outros); quaisquer outros medicamentos, ou a qualquer um dos ingredientes encontrados em enemas ou supositórios de mesalamina. Informe o seu médico se você é alérgico a sulfitos (substâncias usadas como conservantes de alimentos e encontradas naturalmente em alguns alimentos) ou quaisquer alimentos, corantes ou conservantes. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: aspirina e outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); azatioprina (Azasan, Imuran), mercaptopurina (Purinethol) ou sulfassalazina (Azulfidina). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo com mais cuidado para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve miocardite (inchaço do músculo cardíaco), pericardite (inchaço da bolsa ao redor do coração), asma, alergias ou doença hepática ou renal.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto usa mesalamina retal, chame seu médico.
  • você deve saber que a mesalamina pode causar uma reação séria. Muitos dos sintomas desta reação são semelhantes aos sintomas da colite ulcerosa, por isso pode ser difícil dizer se você está tendo uma reação ao medicamento ou um surto (episódio de sintomas) da sua doença. Chame seu médico se sentir alguns ou todos os seguintes sintomas: dor de estômago ou cólicas, diarreia com sangue, febre, dor de cabeça, fraqueza ou erupção na pele.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

A mesalamina retal pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • perna ou dor nas articulações, dor, aperto ou rigidez
  • azia
  • gás
  • tontura
  • hemorróidas
  • acne
  • dor no reto
  • ligeira queda de cabelo

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:

  • dor no peito
  • falta de ar

A mesalamina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver usando este medicamento.

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe da luz, excesso de calor e umidade (não no banheiro). Você pode armazenar supositórios de mesalamina na geladeira, mas não os congele. Depois de abrir a embalagem de alumínio dos enemas de mesalamina, use todos os frascos imediatamente, conforme indicado pelo seu médico.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está usando mesalamina.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Canasa®
  • Rowasa®
  • sfRowasa®
  • 5-ASA
  • mesalazina
Última revisão - 15/02/2017

Escolha De Leitores

Síndrome da insuficiência respiratória aguda

Síndrome da insuficiência respiratória aguda

A índrome do de conforto re piratório agudo ( DRA) é uma doença pulmonar com ri co de vida que impede que oxigênio uficiente chegue ao pulmõe e ao angue. O bebê tamb...
Cenobamate

Cenobamate

Cenobamato é u ado ozinho ou com outro medicamento para tratar certo tipo de convul õe parciai (convul õe que envolvem apena uma parte do cérebro) em adulto . O cenobamato e tá...