Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 9 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Fenergan para dormir? Indicações, benefícios e riscos da Prometazina
Vídeo: Fenergan para dormir? Indicações, benefícios e riscos da Prometazina

Contente

A prometazina pode fazer com que a respiração diminua ou pare e pode causar a morte de crianças. A prometazina não deve ser administrada a bebês ou crianças com menos de 2 anos de idade e deve ser administrada com cautela a crianças com 2 anos de idade ou mais. Os medicamentos combinados que contêm prometazina e codeína não devem ser administrados a crianças com menos de 16 anos. A prometazina não deve ser usada rotineiramente para tratar vômitos em crianças; só deve ser usado em casos específicos, quando um médico decidir que é necessário. Informe o médico do seu filho se ele tiver qualquer condição que afete sua respiração, como doença pulmonar, asma ou apneia do sono (pára de respirar por curtos períodos de tempo durante o sono). Informe o seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos que seu filho está tomando, especialmente barbitúricos como fenobarbital (Luminal), medicamentos para ansiedade, medicamentos narcóticos para dor, sedativos, pílulas para dormir e tranqüilizantes. Ligue para o médico do seu filho imediatamente e obtenha tratamento médico de emergência se ele tiver dificuldade para respirar, respiração ofegante, respiração lenta ou pausada ou para respirar.


Converse com seu médico sobre os riscos de dar prometazina a seu filho.

A prometazina é usada para aliviar os sintomas de reações alérgicas, como rinite alérgica (coriza e olhos lacrimejantes causados ​​por alergia a pólen, mofo ou poeira), conjuntivite alérgica (olhos vermelhos e lacrimejantes causados ​​por alergias), reações alérgicas na pele e reações alérgicas a produtos de sangue ou plasma. A prometazina é usada com outros medicamentos para tratar a anafilaxia (reações alérgicas súbitas e graves) e os sintomas do resfriado comum, como espirros, tosse e coriza. A prometazina também é usada para relaxar e sedar pacientes antes e após a cirurgia, durante o trabalho de parto e em outras ocasiões. A prometazina também é usada para prevenir e controlar náuseas e vômitos que podem ocorrer após a cirurgia e com outros medicamentos para ajudar a aliviar a dor após a cirurgia. A prometazina também é usada para prevenir e tratar o enjôo. A prometazina ajuda a controlar os sintomas, mas não trata a causa dos sintomas nem acelera a recuperação. A prometazina está em uma classe de medicamentos chamados fenotiazinas. Atua bloqueando a ação de uma determinada substância natural do corpo.


A prometazina vem na forma de comprimido e xarope (líquido) para tomar por via oral e como supositório para uso por via retal. Quando a prometazina é usada para tratar alergias, geralmente é tomada uma a quatro vezes ao dia, antes das refeições e / ou ao deitar. Quando a prometazina é usada para aliviar os sintomas do resfriado, geralmente é tomada a cada 4 a 6 horas, conforme necessário. Quando a prometazina é usada para tratar o enjôo, ela é tomada 30 a 60 minutos antes da viagem e novamente após 8 a 12 horas, se necessário. Em viagens mais longas, a prometazina é geralmente administrada de manhã e antes da refeição noturna em cada dia de viagem. Quando a prometazina é usada para tratar ou prevenir náuseas e vômitos, geralmente é tomada a cada 4 a 6 horas, conforme necessário. A prometazina também pode ser tomada na hora de dormir na noite anterior à cirurgia para aliviar a ansiedade e produzir um sono tranquilo. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome prometazina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Supositórios de prometazina são apenas para uso retal. Não tente engolir os supositórios ou inseri-los em qualquer outra parte do corpo.

Se você estiver tomando prometazina líquido, não use uma colher doméstica para medir a dose. Use a colher ou copo medidor que acompanha o medicamento ou use uma colher feita especialmente para medir o medicamento.

Para inserir um supositório de prometazina, siga estas etapas:

  1. Se o supositório estiver macio, mantenha-o sob água fria e corrente por 1 minuto. Remova o invólucro.
  2. Mergulhe a ponta do supositório na água.
  3. Deite-se sobre o lado esquerdo e levante o joelho direito contra o peito. (Uma pessoa canhota deve deitar-se sobre o lado direito e levantar o joelho esquerdo.)
  4. Usando o dedo, insira o supositório no reto, cerca de 1/2 a 1 polegada (1,25 a 2,5 centímetros) em crianças com 2 anos de idade e 1 polegada (2,5 centímetros) em adultos. Segure-o no lugar por alguns momentos.
  5. Levante-se após cerca de 15 minutos. Lave bem as mãos e retome suas atividades normais.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar prometazina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a prometazina, outras fenotiazinas (certos medicamentos usados ​​para tratar doenças mentais, náuseas, vômitos, soluços intensos e outras condições) ou qualquer outro medicamento. Informe também o seu médico e farmacêutico se você já teve uma reação incomum ou inesperada quando tomou prometazina, outra fenotiazina ou qualquer outro medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não souber se um medicamento ao qual é alérgico é uma fenotiazina.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antidepressivos ('elevadores do humor'), como amitriptilina (Elavil), amoxapina (Asendin), clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin), doxepina (Adapin, Sinequan), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Aventyl, Pamelor), protriptilina (Vivactil) e trimipramina (Surmontil); anti-histamínicos; azatioprina (Imuran), barbitúricos como fenobarbital (Luminal); quimioterapia do câncer; epinefrina (Epipen); medicamentos de ipratrópio (Atrovent) para ansiedade, doença do intestino irritável, doença mental, enjôo, doença de Parkinson, convulsões, úlceras ou problemas urinários; inibidores da monoamina oxidase (MAO), tais como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), tranilcipromina (Parnate) e selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar); narcóticos e outros medicamentos para a dor; sedativos; pílulas para dormir e tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve uma próstata aumentada (uma glândula reprodutiva masculina); glaucoma (uma condição em que o aumento da pressão no olho pode levar à perda gradual de visão); convulsões; úlceras; bloqueio na passagem entre o estômago e o intestino; bloqueio na bexiga; asma ou outra doença pulmonar; apnéia do sono; câncer, qualquer condição que afeta a produção de células do sangue na medula óssea; ou doença cardíaca ou hepática. Se você for dar prometazina a uma criança, informe também ao médico da criança se a criança apresenta algum dos seguintes sintomas antes de receber a medicação: vômito, apatia, sonolência, confusão, agressão, convulsões, amarelecimento da pele ou dos olhos , fraqueza ou sintomas semelhantes aos da gripe. Informe também o médico da criança se ela não tiver bebido normalmente, tiver vômitos ou diarreia excessivos ou parecer desidratada.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma prometazina, chame seu médico.
  • converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar prometazina se você tiver 65 anos de idade ou mais.Os adultos mais velhos geralmente não devem tomar prometazina porque ela não é tão segura quanto outros medicamentos que podem ser usados ​​para tratar as mesmas condições.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar prometazina.
  • você deve saber que este medicamento pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta. Se você estiver dando prometazina a uma criança, observe a criança para ter certeza de que ela não se machucará enquanto anda de bicicleta ou participa de outras atividades que podem ser perigosas.
  • pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de álcool enquanto estiver tomando este medicamento. O álcool pode piorar os efeitos colaterais da prometazina.
  • planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz do sol e use roupas de proteção, óculos de sol e protetor solar. A prometazina pode tornar a pele sensível à luz solar.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A prometazina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • boca seca
  • sonolência
  • apatia
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • pesadelos
  • tontura
  • zumbido nos ouvidos
  • visão turva ou dupla
  • perda de coordenação
  • náusea
  • vomitando
  • nervosismo
  • inquietação
  • hiperatividade
  • humor anormalmente feliz
  • nariz entupido
  • coceira

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • respiração ofegante
  • respiração lenta
  • a respiração para por um curto período de tempo
  • febre
  • suando
  • músculos fortes
  • diminuição do estado de alerta
  • pulso ou batimento cardíaco rápido ou irregular
  • desmaio
  • movimentos anormais ou incontroláveis
  • alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
  • confusão
  • medo ou emoção opressor ou incontrolável
  • apreensões
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • hematoma ou sangramento incomum
  • dor de garganta, febre, calafrios e outros sinais de infecção
  • movimentos oculares descontrolados
  • língua de fora
  • posição anormal do pescoço
  • incapacidade de responder às pessoas ao seu redor
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • irritação na pele
  • urticária
  • inchaço da face, olhos, lábios, língua, garganta, braços, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • rouquidão
  • dificuldade em respirar ou engolir

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

A prometazina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Mantenha este medicamento na caixa ou recipiente em que veio, bem fechado e fora do alcance das crianças. Guarde os comprimidos e o líquido de prometazina em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro). Guarde os supositórios de prometazina na geladeira. Proteja o medicamento da luz.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • dificuldade ao respirar
  • desacelerou ou parou de respirar
  • tontura
  • tontura
  • desmaio
  • perda de consciência
  • batimento cardíaco rápido
  • músculos tensos que são difíceis de mover
  • perda de coordenação
  • movimentos contínuos de torção das mãos e pés
  • boca seca
  • pupilas largas (círculos pretos no meio dos olhos)
  • rubor
  • náusea
  • Prisão de ventre
  • excitação ou agitação anormal
  • pesadelos

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

A prometazina pode interferir nos resultados dos testes de gravidez caseiros. Converse com seu médico se você acha que pode estar grávida enquanto estiver tomando prometazina. Não tente fazer o teste de gravidez em casa.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando prometazina.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Phenergan®
  • Promethegan® Supositório
  • Remsed®
  • Prometh® Xarope VC (contendo fenilefrina, prometazina)

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/06/2017

Nossas Publicações

Qual é o tempo médio da maratona?

Qual é o tempo médio da maratona?

e você é um corredor ávido e gota de competir em corrida, você deve e concentrar em correr o 42,2 quilômetro de uma maratona. Treinar e correr uma maratona é uma conquita...
Existe um código de trapaça para obter Six-Pack Abs mais rápido?

Existe um código de trapaça para obter Six-Pack Abs mais rápido?

vião globalAbdominai ragado e eculpido ão o anto Graal de muito entuiata do fitne. Ele dizem ao mundo que você é forte e magro e que a laanha não tem influência obre voc...