Pramipexol
Contente
- Antes de tomar pramipexol,
- O pramipexol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
O Pramipexol é usado sozinho ou com outros medicamentos para tratar os sintomas da doença de Parkinson (DP; um distúrbio do sistema nervoso que causa dificuldades de movimento, controle muscular e equilíbrio), incluindo tremores de partes do corpo, rigidez, movimentos lentos, e problemas de equilíbrio. O pramipexol também é utilizado para tratar a síndrome das pernas inquietas (SPI; uma doença que causa desconforto nas pernas e uma forte necessidade de mover as pernas, especialmente à noite e ao sentar-se ou deitar-se). O pramipexol está em uma classe de medicamentos chamados agonistas da dopamina. Ele age no lugar da dopamina, uma substância natural do cérebro necessária para controlar os movimentos.
O pramipexol é fornecido na forma de comprimido e de liberação prolongada (ação prolongada) para administração oral. Quando o pramiprexol é usado para tratar a doença de Parkinson, o comprimido normal é geralmente tomado três vezes ao dia e o comprimido de liberação prolongada é geralmente tomado uma vez ao dia. Quando o pramiprexol é usado para tratar a síndrome das pernas inquietas, o comprimido normal é geralmente tomado uma vez por dia, 2 a 3 horas antes de deitar. Os comprimidos de liberação prolongada de Pramipexol não são usados para tratar a síndrome das pernas inquietas. O pramipexol pode ser tomado com ou sem alimentos, mas tomar pramipexol com alimentos pode ajudar a prevenir as náuseas que podem ser causadas pela medicação. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome pramipexol exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos de liberação prolongada inteiros; não divida, mastigue ou amasse.
O seu médico iniciará com uma dose baixa de pramipexol e aumentará gradualmente a sua dose. O seu médico provavelmente não aumentará a sua dose mais frequentemente do que uma vez a cada 4 a 7 dias. Pode levar várias semanas até que você atinja uma dose que funcione para você.
Se estiver a tomar pramipexol para tratar a síndrome das pernas inquietas, deve saber que, à medida que o seu tratamento continua, os seus sintomas podem piorar, podem começar no início da noite ou à tarde ou podem ocorrer de manhã cedo. Chame seu médico se os seus sintomas piorarem ou se começarem a ocorrer em momentos diferentes do que no passado.
O pramipexol controla os sintomas da doença de Parkinson e da síndrome das pernas inquietas, mas não cura essas condições. Continue a tomar pramipexol mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar pramipexol sem falar com o seu médico. Se você estiver tomando pramipexol para tratar a doença de Parkinson e parar de tomar o medicamento repentinamente, poderá sentir febre, rigidez muscular, alterações de consciência e outros sintomas. Se estiver a tomar pramipexol para tratar a síndrome das pernas inquietas e parar de tomar o medicamento repentinamente, os seus sintomas podem piorar do que antes de começar a tomar este medicamento. O seu médico provavelmente diminuirá a sua dose gradualmente.
Se você parar de tomar pramipexol por qualquer motivo, não comece a tomar o medicamento novamente sem falar com seu médico. O seu médico provavelmente desejará aumentar a sua dose novamente gradualmente.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento às vezes é prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar pramipexol,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao pramipexol ou a qualquer outro medicamento, ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de pramipexol ou de liberação prolongada. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico uma lista dos ingredientes inativos.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas, você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anti-histamínicos; cimetidina (Tagamet); medicamentos para alergias, doenças mentais e náuseas; metoclopramida (Reglan); sedativos; pílulas para dormir; e tranquilizantes. . Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve doença mental, dificuldade para controlar os movimentos dos músculos, distúrbio do sono além da síndrome das pernas inquietas, tontura, desmaio, pressão arterial baixa ou doença renal.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma pramipexol, chame seu médico.
- você deve saber que o pramipexol pode deixá-lo sonolento ou fazer com que adormeça repentinamente durante suas atividades diárias regulares. Você pode não se sentir sonolento antes de adormecer repentinamente. Não dirija um carro ou opere máquinas no início do seu tratamento até saber como o pramipexol o afetará. Se você adormecer repentinamente enquanto estiver fazendo algo como assistir televisão ou andar de carro, ou se ficar muito sonolento, chame seu médico. Não conduza nem opere máquinas antes de falar com o seu médico.
- você deve saber que o álcool pode aumentar a sonolência causada por este medicamento. Informe o seu médico se você bebe regularmente bebidas alcoólicas.
- você deve saber que o pramipexol pode causar tonturas, desmaios, náuseas, desmaios ou suor quando você se levanta muito rapidamente de uma posição sentada ou deitada. Isto é mais comum quando começa a tomar pramipexol ou quando a sua dose é aumentada. Para evitar esse problema, levante-se lentamente da cadeira ou da cama, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.
- você deve saber que algumas pessoas que tomaram medicamentos como o pramipexol para tratar a doença de Parkinson ou a síndrome das pernas inquietas desenvolveram problemas de jogo, um aumento do interesse em fazer compras ou sexo, problemas de comer demais ou outros impulsos intensos ou comportamentos que eram compulsivos ou incomuns para eles. Não há informações suficientes para dizer se as pessoas desenvolveram esses problemas porque tomaram a medicação ou por outros motivos. Chame seu médico se você desenvolver fissuras intensas ou tiver dificuldade em controlar qualquer um desses comportamentos. Informe os seus familiares sobre estes riscos para que possam chamar o médico mesmo que não perceba que o seu comportamento se tornou um problema.
- deve saber que se estiver a tomar os comprimidos de libertação prolongada, pode notar algo semelhante a um comprimido inchado ou pedaços de comprimido inchados nas suas fezes. Se isso acontecer, especialmente junto com o agravamento dos sintomas da doença de Parkinson, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você está tomando comprimidos de pramipexol regulares para tratar a doença de Parkinson, tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Se você está tomando comprimidos regulares de pramipexol para tratar a síndrome das pernas inquietas, pule a dose esquecida. Tome a sua dose regular 2 a 3 horas antes da próxima hora de dormir. Não duplique a próxima dose para compensar a dose esquecida.
Se você está tomando os comprimidos de pramipexol de liberação prolongada e se esqueceu de uma dose, tome a dose que se esqueceu assim que se lembrar. No entanto, se passaram mais de 12 horas desde a sua dose esquecida, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O pramipexol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- fraqueza
- tontura
- perda de equilíbrio, queda
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- dificuldade de lembrar
- sonhos anormais
- azia
- Prisão de ventre
- diarréia
- boca seca
- articulações inchadas, rígidas ou doloridas
- dor nas costas, braços ou pernas
- micção frequente ou necessidade urgente de urinar
- dificuldade para urinar ou dor ao urinar
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem), confusão, comportamento agressivo, agitação, pensamentos anormais
- mudanças na visão
- movimentos corporais anormais e movimentos que você não pode controlar
- mudanças na maneira como você se senta ou fica de pé que não pode controlar, como o pescoço dobrado para a frente, dobrado para a frente na cintura ou inclinado para o lado quando se senta, fica em pé ou anda,
- urina escura, vermelha ou cor de cola
- ternura muscular
- rigidez muscular ou dor
- fraqueza muscular
O pramipexol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Guarde os comprimidos normais longe da luz.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- freqüência cardíaca rápida
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Mirapex®
- Mirapex® ER