Galantamina
Contente
- Antes de tomar a solução oral de galantamina pela primeira vez, leia as instruções escritas que a acompanham. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para lhe mostrar como tomar a solução oral. Para tomar a solução oral, siga estas etapas:
- Antes de tomar galantamina,
- Galantamina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
A galantamina é usada para tratar os sintomas da doença de Alzheimer (DA; uma doença cerebral que destrói lentamente a memória e a capacidade de pensar, aprender, comunicar e lidar com as atividades diárias). A galantamina está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da acetilcolinesterase. Ele age aumentando a quantidade de uma determinada substância natural no cérebro necessária para a memória e o pensamento. A galantamina pode melhorar a capacidade de pensar e lembrar ou retardar a perda dessas habilidades em pessoas com DA. No entanto, a galantamina não cura a DA ou previne a perda de habilidades mentais em algum momento no futuro.
A galantamina vem na forma de comprimido, cápsula de liberação prolongada (ação prolongada) e solução (líquido) para administração oral. Os comprimidos e o líquido são geralmente tomados duas vezes ao dia, de preferência com as refeições da manhã e da noite. As cápsulas de liberação prolongada são geralmente tomadas uma vez ao dia, pela manhã. Tome galantamina aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome galantamina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico. É menos provável que sinta efeitos colaterais da galantamina se seguir o esquema de dosagem exato prescrito pelo seu médico.
Engula as cápsulas de liberação prolongada inteiras; não os esmague ou mastigue.
A galantamina pode causar distúrbios estomacais, especialmente no início do tratamento. Tome galantamina com alimentos e beba 6 a 8 copos de água todos os dias. Isso pode diminuir a chance de você ter dor de estômago durante o tratamento.
O seu médico provavelmente começará com uma dose baixa de galantamina e aumentará gradualmente a sua dose, não mais frequentemente do que uma vez a cada 4 semanas.
Continue a tomar galantamina mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar galantamina sem falar com seu médico. Se você parar de tomar galantamina por alguns dias ou mais, chame seu médico antes de começar a tomar galantamina novamente. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para começar com a dose mais baixa de galantamina e aumentar gradualmente a sua dose para a dose que estava a tomar.
Antes de tomar a solução oral de galantamina pela primeira vez, leia as instruções escritas que a acompanham. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para lhe mostrar como tomar a solução oral. Para tomar a solução oral, siga estas etapas:
- Abra a tampa à prova de crianças empurrando-a para baixo e girando-a para a esquerda. Remova a tampa.
- Puxe a pipeta (o tubo que você usa para medir a dose de galantamina) para fora do estojo.
- Coloque a pipeta totalmente no frasco de galantamina.
- Enquanto segura o anel inferior da pipeta, puxe o êmbolo da pipeta até à marcação que mostra a dose que o seu médico prescreveu.
- Segure o anel inferior da pipeta e remova a pipeta do frasco. Tenha cuidado para não empurrar o êmbolo.
- Prepare 3 a 4 onças (cerca de 1/2 xícara [90 a 120 mililitros]) de qualquer bebida não alcoólica. Esvazie todo o medicamento da pipeta na bebida empurrando o êmbolo até o fim.
- Mexa bem a bebida.
- Beba toda a mistura imediatamente.
- Volte a colocar a tampa de plástico no frasco de galantamina e rode a tampa para a direita para fechar o frasco.
- Enxágue a pipeta vazia colocando sua extremidade aberta em um copo de água, puxando o êmbolo para fora e empurrando o êmbolo para remover a água.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar galantamina,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à galantamina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes inativos dos comprimidos, soluções ou cápsulas de liberação prolongada de galantamina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes inativos.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: cloreto de ambenônio (Mytelase); amitriptilina (Elavil); medicamentos anticolinérgicos, como atropina (Atropen, Sal-Tropine), beladona (em Donnatal, Bellamine, Bel-Tabs, outros); benztropina (Cogentin), biperideno (Akineton); clidínio (em Librax), diciclomina (Bentil), glicopirrolato (Robinul), hiosciamina (Cytospaz-M, Levbid, Levsin), ipratrópio (Atrovent, em Combivent), oxibutinina (Ditropan), prociclidina (Bantemadrina) ), escopolamina (Scopace, Transderm-Scop), tiotrópio (Spiriva), tolterodina (Detrol) e trihexifenidil; certos antifúngicos, tais como fluconazol (Diflucan), itraconazol (Sporanox), cetoconazol (Nizoral) e voriconazol (Vfend); aspirina ou outros fármacos anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs), tais como ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn); betanecol (Urecholine); cevimelina (Evoxac); cimetidina (Tagamet); claritromicina (Biaxin, em Prevpac); digoxina (Lanoxin); fluoxetina (Prozac, Sarafem); fluvoxamina (Luvox); medicamentos para o coração; nefazodona; neostigmina (Prostigmina); outros medicamentos para a doença de Alzheimer; medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS); medicamentos para hipertensão; paroxetina (Paxil); piridostigmina (Mestinon); e quinidina (Quinidex). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve asma ou qualquer outra doença pulmonar; próstata aumentada; úlceras; convulsões; arritmia cardíaca; ou doença cardíaca, renal ou hepática.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando galantamina, chame seu médico.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar galantamina.
- você deve saber que a galantamina pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- lembre-se de que o álcool pode agravar a sonolência causada por esse medicamento.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Galantamina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- vomitando
- diarréia
- perda de apetite
- dor de estômago
- azia
- perda de peso
- Cansaço extremo
- tontura
- pele pálida
- dor de cabeça
- tremor de uma parte do seu corpo que você não pode controlar
- depressão
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- coriza
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:
- dificuldade para urinar
- sangue na urina
- dor ou queimação ao urinar
- apreensões
- batimento cardíaco lento
- desmaio
- falta de ar
- bancos pretos e alcatroados
- sangue vermelho nas fezes
- vômito sangrento
- vômito que parece com borra de café
A galantamina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).Não congele.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- fraqueza muscular ou espasmos
- náusea
- vomitando
- dores de estômago
- babando
- Olhos lacrimejantes
- aumento da micção
- preciso evacuar
- suando
- batimento cardíaco lento, rápido ou irregular
- tontura
- tontura
- desmaio
- respiração lenta
- colapso
- perda de consciência
- apreensões
- boca seca
- dor no peito
- alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Razadyne® (anteriormente disponível como Reminyl®)
- Razadyne® ER