Hepatite C aguda: o que é e como lidar com ela
Contente
- O que é hepatite C aguda?
- Qual é a diferença entre hepatite C aguda e crônica?
- Como é transmitida a hepatite C aguda?
- Quais são os sintomas da hepatite C aguda?
- Como é tratada a hepatite C aguda?
- Fatores de risco
- Prevenção
- O takeaway
O que é hepatite C aguda?
Nos Estados Unidos, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças estimam que mais de 40.000 pessoas são infectadas agudamente pelo vírus da hepatite C (HCV). A forma aguda dessa infecção viral pode produzir apenas sintomas breves, por isso algumas pessoas nunca sabem que a têm. Isso pode levar ao desenvolvimento de uma forma mais grave dessa infecção.
Qual é a diferença entre hepatite C aguda e crônica?
A hepatite C é uma doença contagiosa causada pelo HCV, que se espalha pelo contato com sangue e fluidos corporais que contêm o HCV. Esta doença danifica seu fígado. Existem dois tipos de infecção pela hepatite C: aguda e crônica.
A hepatite C aguda é uma infecção viral de curto prazo. Pessoas com hepatite C aguda transmitem a infecção por uma pequena janela de tempo, geralmente apenas alguns meses. A maioria das pessoas com a forma aguda da hepatite C experimenta doenças e sintomas leves, como fadiga e vômito, nos primeiros seis meses após a exposição. Em muitos casos, a doença não causa nenhum sintoma.
A hepatite C aguda pode melhorar ou resolver sem tratamento. Isso leva à infecção crônica em 75 a 85% dos casos. A forma crônica pode causar problemas de longo prazo no fígado, incluindo danos no fígado e câncer de fígado.
Como é transmitida a hepatite C aguda?
O HCV é transmitido através do contato direto com sangue ou certos fluidos corporais que contêm HCV. É seguro participar das seguintes atividades sem se preocupar com a transmissão:
- abraçando
- se beijando
- de mãos dadas
- compartilhando utensílios ou copos
Além disso, o vírus não é transmitido pela tosse e espirros.
Quais são os sintomas da hepatite C aguda?
Os sintomas nem sempre aparecem imediatamente. Os sintomas podem ser notados em 14 dias, mas podem levar até seis meses para produzir qualquer sinal. O período médio necessário para mostrar sintomas é de seis a sete semanas. No entanto, a maioria das pessoas que contraem hepatite C aguda nunca apresenta sintomas.
Os sintomas da hepatite C aguda variam de muito leves a graves. Eles incluem:
- náusea
- vômito
- perda de apetite
- febre
- fadiga
- dor abdominal
- dor nas articulações
- urina escura
- movimentos intestinais leves e cor de argila
- icterícia ou amarelecimento da pele e olhos
Se o seu médico suspeitar que você tem hepatite C, ele coletará sangue para verificar a presença de anticorpos contra o HCV. Anticorpos são substâncias que seu corpo produz quando luta contra uma infecção. Se você os tiver, seu médico poderá solicitar um segundo teste para confirmar que o vírus ainda está presente.
Se você é positivo quanto à presença de HCV, seu médico pode verificar os níveis de enzimas hepáticas. Isso permite que eles saibam se a doença afetou seu fígado. Algumas pessoas com o vírus terão níveis normais.
Como é tratada a hepatite C aguda?
A hepatite C aguda é tipicamente monitorada e não tratada. O tratamento durante o estágio agudo não altera o risco de a doença progredir para a forma crônica. Uma infecção aguda pode resolver por conta própria sem tratamento. O seguinte tratamento pode ser tudo o que é necessário:
- descanso adequado
- fluidos adequados
- uma dieta saudável
Algumas pessoas podem precisar de tratamento com medicamentos prescritos. O seu médico poderá trabalhar com você sobre quais opções de tratamento podem ser melhores para você.
Fatores de risco
As pessoas com maior risco de hepatite C aguda e crônica são pessoas que usam ou compartilham agulhas contaminadas. As mães podem transmitir o HCV para seus bebês durante o parto, mas não através da amamentação. Outros fatores de risco para transmissão do HCV incluem:
- trabalho em saúde, especialmente em torno de agulhas
- fazer uma tatuagem ou piercing com equipamento não esterilizado
- em hemodiálise
- vivendo em uma casa com alguém com HCV
- compartilhando produtos de higiene pessoal, como barbeadores ou escovas de dente
- envolver-se em atividade sexual com múltiplos parceiros sem preservativos ou barragens dentárias
- transfusão de sangue ou transplante de órgãos antes de julho de 1992 ou fatores de coagulação antes de 1987
O risco mais sério a longo prazo de hepatite C aguda é o desenvolvimento de hepatite C crônica, que pode levar a cirrose e câncer de fígado. Em 75 a 85% das pessoas com hepatite C aguda, a doença progride para a hepatite C crônica mais grave.
Prevenção
A detecção e o tratamento precoces são as melhores maneiras de prevenir a forma mais grave da hepatite C. Não há vacina para a hepatite C, portanto, a melhor maneira de prevenir é evitar quaisquer situações em que você possa entrar em contato com o sangue de outra pessoa.
O takeaway
A hepatite C aguda é uma infecção viral contagiosa espalhada pelo contato com sangue e fluidos corporais que contêm HCV. O principal risco da forma aguda da doença é o desenvolvimento de hepatite C crônica, uma forma mais grave da doença que pode causar danos ao fígado e câncer de fígado.
Se você acha que pode ter hepatite C, entre em contato com seu médico. A detecção e o tratamento precoces são as melhores maneiras de prevenir a forma crônica mais grave da doença.