O ar que você respira é o maior inimigo da sua pele?
Contente
- A Conexão Poluição-Envelhecimento
- The Filthy Five
- Guerra química
- Como fazer o controle de danos
- Revisão para
Normalmente você não pode ver e provavelmente não sente, mas há muito lixo flutuando no ar. Como agora estamos aprendendo, está atingindo nossa pele com força. Apenas nos últimos anos, os cientistas têm estudado os efeitos dérmicos de partículas, gases e outros invasores aerotransportados que flutuam em torno de nossas cidades, e está bastante claro que esses poluentes estão nos envelhecendo.
Um dos estudos mais convincentes, conduzido no Instituto de Pesquisa Leibniz para Medicina Ambiental na Alemanha, observou como cerca de 2.000 mulheres tinham saúde saudável após 30 anos vivendo com ar extremamente sujo em sua região poluída. "Encontramos uma forte associação entre manchas de pigmentação em suas bochechas e altos níveis de poluição", disse Jean Krutmann, M.D., diretor do instituto. Especificamente, as mulheres que foram expostas a altos níveis de partículas, como fuligem e poluição do tráfego, tinham 20% mais manchas senis e rugas mais pronunciadas do que as que viviam em áreas rurais. Desde a publicação dessas descobertas em 2010, os especialistas aprenderam mais sobre como a poluição nos faz envelhecer. E o que eles descobriram pode motivá-lo a intensificar os cuidados com a pele.
A Conexão Poluição-Envelhecimento
Cientistas da Olay, L'Oréal e outras grandes empresas de beleza também começaram a explorar a ligação entre poluição e problemas de pele. Um estudo da Estée Lauder, publicado no Journal of Investigative Dermatology, mostraram que o material particulado causa estresse oxidativo na pele, o resultado de moléculas prejudiciais como os radicais livres que sobrecarregam seus mecanismos de defesa e induzem a destruição do DNA, que podem levar a sinais prematuros de envelhecimento.
Como o nome sugere, o material particulado (PM) é uma poeira minúscula ou partículas de fuligem de metais, carbonos e outros compostos; suas fontes incluem exaustão de automóveis e fumaça de incinerador de lixo. (Uma vez que há muito lixo lá fora, certifique-se de que você está colocando dentro é bom para a sua pele também, como estes 8 melhores alimentos para doenças de pele.)
"Sabemos que o estresse oxidativo devido a esse poluente danifica diretamente a estrutura subjacente da pele", diz Yevgeniy Krol, diretor científico da SkinCeuticals. Isso ocorre principalmente porque o tamanho microscópico dos PMs permite que eles penetrem facilmente na pele. E fica pior: "Seu corpo responde à poluição aumentando a resposta inflamatória. A inflamação ajuda a destruir os bandidos, mas também tudo ao seu redor, incluindo o colágeno e a elastina que sustentam sua pele", diz Krol. "Portanto, é um golpe duplo."
The Filthy Five
O material particulado é apenas um dos cinco tipos de poluentes do ar que desencadeiam o estresse oxidativo e nos envelhecem. Outro, o ozônio de superfície-a.k.a. poluição atmosférica é altamente tóxica, diz Krol. O ozônio na superfície se forma quando dois dos outros cinco poluentes principais, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e óxido de nitrogênio, se misturam com outro nêmesis da pele, os raios ultravioleta (UV). VOCs são produtos químicos liberados pelo escapamento, pintura e emissões de plantas industriais; O gás óxido de nitrogênio é um subproduto da queima de combustível, como em carros ou fábricas. Completando o notório quinteto estão os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, substâncias químicas encontradas na fumaça e, novamente, no escapamento dos carros.
Guerra química
Conforme você caminha pelo tráfego, várias partículas invisíveis podem aderir e penetrar em sua pele. PM é normalmente medido em 2,5 a 10 mícrons e os poros têm cerca de 50 mícrons de largura. É como ter uma meta aberta.
O que acontece então: seus estoques de antioxidantes naturais se mobilizam para neutralizar as moléculas prejudiciais. Mas isso drena seu mecanismo de defesa, deixando a pele menos equipada para lutar contra outros danos e, por fim, leva ao golpe duplo de estresse oxidativo-inflamação de que Krol falou. (Esses produtos de beleza coreanos que aumentam o brilho podem ajudar a melhorar sua pele.)
Mas isso é apenas parte do problema. A poluição desencadeia mudanças genéticas, diz Wendy Roberts, M.D., dermatologista em Rancho Mirage, Califórnia, que estudou o impacto da poluição na pele. PM faz com que o funcionamento da célula fique descontrolado, fazendo com que as células produtoras de pigmentos entrem em ação. Além disso, a PM dos carros desencadeia uma superprodução de enzimas que quebram o colágeno e ativam os peptídeos, levando a uma maior produção de pigmentos.
Enquanto isso, o ozônio, em particular, danifica a superfície da pele; ele ataca lipídios e proteínas que mantêm sua pele hidratada e sua função de barreira forte. Como resultado, seu rosto fica mais seco e os danos abrem a porta para a entrada de produtos químicos transportados pelo ar. Adicione a exposição aos raios ultravioleta, o que torna o PM mais reativo, e a ideia de viver fora da rede se torna atraente. (Você pode pelo menos proteger sua pele do sol com estes Melhores Protetores Solares para Proteção da Pele.)
Como fazer o controle de danos
Felizmente, você não precisa desistir da vida urbana para impedir os efeitos do envelhecimento da poluição. Primeiro, lave o rosto à noite. O PM se acumula na pele ao longo do dia e, quanto mais tempo permanece e quanto mais se acumula, pior é o seu efeito, diz o Dr. Roberts.
- Use um creme de dia suave e hidratante, como Clarins Multi-Active Cream.
- Depois, aplique um antioxidante tópico, que fortalecerá seu exército interno de combatentes da poluição. Procure aqueles que contêm ácido ferúlico ou vitamina C, como Lumene Bright Now Vitamin C Hyaluronic Essence.
- Em seguida, mantenha a pele hidratada com um hidratante contendo niacinamida, que ajuda a construir a barreira de bloqueio da poluição da pele, e vitamina E, que atua como uma primeira linha de defesa. Olay Regenerist Micro-Sculpting Cream FPS 30 tem os dois ingredientes.
- À noite, use produtos com resveratrol. "Ele ativa o próprio sistema antioxidante do seu corpo e aumenta suas reservas", diz Krol. Está no soro SkinCeuticals Resveratrol B E.
- Além disso, mude para um protetor solar à base de minerais com zinco ou dióxido de titânio, como o fluido de defesa diário Aveda Light Guard FPS 30. Ele protege contra os raios ultravioleta, que podem aumentar os danos causados pela poluição. Usar base e maquiagem em pó também ajuda, porque ambos adicionam mais uma camada de proteção contra a poluição, diz o Dr. Roberts.
- Novos produtos que visam a poluição também fornecem novas maneiras de bloquear coisas ruins. Por exemplo, a Future Solution LX Total Protective Cream FPS 18 da Shiseido contém pós invisíveis que retêm as partículas de poluição e impedem que adiram à pele. Continue com essa rotina simplificada e você verá que não há nada mais lindo do que uma pele que mantém sua guarda levantada.