Por que você pode ter urina nublada durante a gravidez
Contente
- O que causa a urina turva?
- Desidratação
- Infecção do trato urinário
- Pré-eclâmpsia
- Outras infecções
- Pedras nos rins
- Como é diagnosticada a causa da urina turva?
- Quais são as opções de tratamento?
- Desidratação
- UTI
- Pré-eclâmpsia
- Infecção por fungos
- IST
- Pedra no rims
- Quais são as perspectivas para a urina turva durante a gravidez?
- O takeaway
Um dos primeiros sinais de gravidez que você pode ter é micção frequente. Você pode até observar cores e consistências diferentes de sua urina que você não havia percebido antes. Existem várias razões pelas quais sua urina pode parecer turva, incluindo infecção, desidratação e outras condições, como pré-eclâmpsia.
Veja o que causa a urina turva, outros sintomas que você pode ter e como seu médico pode tratar a causa raiz para manter você e o bebê seguros.
O que causa a urina turva?
A urina que parece turva pode parecer assim devido ao excesso de glóbulos brancos que combatem infecções, presença de sangue na urina ou à possibilidade de ter se misturado ao corrimento vaginal.
Desidratação
Quando você está desidratado, sua urina fica mais escura e mais concentrada - às vezes com aparência turva. Existem várias situações que podem levar à desidratação durante a gravidez, como vômitos de manhã ou superaquecimento.
Mesmo sem perder água por estar doente, as mulheres grávidas precisam de mais água em geral para apoiar a placenta, o líquido amniótico e o bebê. De fato, os especialistas recomendam que as mulheres grávidas bebam 10 xícaras de água por dia para evitar a desidratação durante a gravidez.
Infecção do trato urinário
As infecções do trato urinário (ITU) são causadas por bactérias que infectam os rins, ureteres, bexiga ou uretra. É mais comum ver essas infecções no trato urinário inferior. Entre outros sintomas, sua urina pode parecer turva ou até ter sangue nela.
Durante a gravidez, há um risco maior de infecções do trato urinário em infecções nos rins. Existe também o risco de parto prematuro e baixo peso ao nascer para bebês.
Pré-eclâmpsia
A pré-eclâmpsia é uma condição que afeta o fígado e os rins e causa pressão arterial perigosamente alta. Geralmente se desenvolve após a semana 20 na gravidez.
Essa condição pode não começar com sintomas notáveis, mas pode ser fatal para a mãe e o bebê. Essa é uma das razões pelas quais é tão importante que sua urina seja testada nas consultas de pré-natal. A presença de proteína pode sinalizar que a pré-eclâmpsia está se desenvolvendo.
Além de ter excesso de proteína quando testada, sua urina pode parecer turva com essa condição. Você também pode notar que a produção de urina diminui.
Outras infecções
Infecções vaginais por leveduras são mais comuns durante a gravidez. Eles resultam em descarga excessiva que pode fazer a urina parecer turva. As infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia e gonorréia, também produzem secreções que podem fazer a urina parecer turva. Essas infecções podem causar trabalho de parto prematuro.
Pedras nos rins
Embora seja raro, a urina turva durante a gravidez também pode ser um sinal de pedras nos rins. Uma pedra nos rins é um pedaço de material sólido que se forma nos rins feito de cálcio, oxalato e fósforo.
Você pode estar mais em risco de desenvolver cálculos se estiver frequentemente desidratado, tiver ITUs regulares ou tiver algum bloqueio do trato urinário (o que pode ser comum durante a gravidez).
Como é diagnosticada a causa da urina turva?
Para diagnosticar a causa da urina turva durante a gravidez, seu médico provavelmente solicitará que você forneça uma amostra de urina. O exame de urina realizado durante as consultas pré-natais de rotina não é necessariamente suficientemente detalhado, portanto, você pode ser solicitado a fazer o que é chamado de "captura limpa".
Você receberá instruções sobre como fornecer a amostra para que ela não seja contaminada. Para as mulheres, isso significa lavar bem as mãos e usar lenços especiais para limpar os lábios e a uretra da frente para trás. Após a limpeza, você pode fazer xixi uma pequena quantidade no banheiro antes de pegar sua amostra no copo fornecido.
Os resultados do seu teste podem ajudar a identificar bactérias ou outras substâncias diferentes, como sangue, presentes na urina. O seu médico também levará em consideração outros sintomas que você está enfrentando antes de solicitar mais exames e, finalmente, fazer um plano de diagnóstico e tratamento.
outros sintomas importantesOs outros sintomas que você pode ter, juntamente com a urina turva, dependerão da causa raiz.
- Desidratação. Urina de cor escura, sede, micção infreqüente, fadiga, confusão, tontura.
- UTI. Micção freqüente, queimação ao urinar, forte odor de urina, dor pélvica, forte desejo de urinar, contrações de Braxton-Hicks.
- Pré-eclâmpsia. Pressão alta, dores de cabeça, alterações da visão, dor abdominal, náusea ou vômito, falta de ar, inchaço e ganho de peso.
- Infecção por fungos. Comichão na vulva ou na vagina, corrimento semelhante ao queijo cottage, ardor ao urinar, dor durante o sexo.
- ISTs. Micção dolorosa ou evacuações, corrimento com mau cheiro, manchas ou sangramento vaginal, dor no baixo ventre.
- Pedras nos rins. Micção dolorosa, sangue na urina, dor abdominal ou lombar grave, náusea e vômito.
Quais são as opções de tratamento?
O tratamento que você receberá para a urina turva também dependerá da causa. Algumas condições podem responder bem ao tratamento em casa. Outros exigirão os cuidados do seu médico.
Desidratação
Se sua desidratação não for grave, você pode beber mais água e outros líquidos em casa. Caso contrário, talvez você precise ser hospitalizado para receber líquidos por via intravenosa.
UTI
Você já deve ter ouvido falar que pode tratar uma UTI em casa bebendo suco de cranberry. Embora isso possa ajudar, beber água pura pode ajudar a eliminar as bactérias também. Ainda assim, é importante que a infecção seja tratada com antibióticos. Seu exame de urina ajudará a determinar qual medicamento seu médico escolhe para tratar a bactéria.
Pré-eclâmpsia
O parto do seu bebê geralmente é o melhor tratamento para a pré-eclâmpsia, mas pode não ser possível até que você avance. Você trabalhará com seu médico para avaliar as próximas etapas com base no seu caso individual. As opções incluem medicamentos para pressão arterial, corticosteróides e medicamentos anticonvulsivantes. O seu médico também pode sugerir repouso.
Infecção por fungos
Infecções leves por leveduras podem responder bem a tratamentos sem receita, como supositórios e cremes. Especialistas dizem que essas opções são seguras e mais eficazes quando tomadas por sete dias consecutivos. Se sua infecção não desaparecer, seu médico poderá prescrever medicamentos orais.
IST
Antibióticos prescritos são necessários para eliminar infecções como gonorréia e clamídia.
Pedra no rims
Pedras menores podem passar sozinhas em casa. O seu médico pode receitar analgésicos para ajudar com desconforto ou fluidos intravenosos para ajudar na desidratação. Pedras maiores podem exigir cirurgia ou outros tratamentos especializados para serem removidos.
Quando consultar seu médicoJuntamente com suas próprias complicações, algumas condições que causam urina turva também podem levar ao trabalho de parto prematuro.
Procure atendimento médico imediato se tiver alterações no corrimento vaginal, sangramento, pressão na parte inferior do abdome, cólicas ou contrações regulares ou se a água quebrar antes de 37 semanas. Dor intensa e febre são outras razões para ligar para o seu médico o mais rápido possível.
Quais são as perspectivas para a urina turva durante a gravidez?
Felizmente, a maioria das condições que levam à urina turva durante a gravidez é tratável com antibióticos ou outras medidas. Como o atendimento pré-natal envolve consultas regulares durante a gravidez, seu médico pode acompanhar de perto todas as situações que possam surgir.
Em casos mais graves, como com pré-eclâmpsia ou ITUs recorrentes, você pode até agendar compromissos adicionais para acompanhar seus sintomas e plano de tratamento.
O takeaway
Não tem certeza se sua urina turva é um motivo de preocupação? Em caso de dúvida, é uma boa ideia discutir os sintomas que você está enfrentando com seu médico nas consultas pré-natais regulares.
Sua urina pode parecer diferente porque você simplesmente não teve água suficiente para beber ou pode ser algo mais sério, como uma infecção. Não hesite em contatar seu médico com perguntas ou simplesmente para ter certeza.