Por que as receitas de filtro solar DIY simplesmente não funcionam - mesmo o óleo de coco
Contente
- Quando "natural" é mais perigoso
- Mito: O óleo de coco fornece proteção solar suficiente
- E quanto a outros ingredientes em protetores solares de bricolage?
- Benefícios de filtro solar químico vs. mineral
- Mais fatos sobre óleos vegetais e proteção solar
- 1. A composição dos óleos vegetais pode variar
- 2. Os óleos vegetais não são adequados para bloquear os raios UV
- 3. Os óleos naturais não absorvem os raios UV nos comprimentos de onda certos
- Ir comprado na loja
Quando "natural" é mais perigoso
Talvez você já tenha ouvido falar de "filtros solares naturais de bricolage" ou que os óleos vegetais fornecem proteção solar. Eu o vejo constantemente escrito na comunidade de bem-estar como uma ótima "opção de filtro solar sem produtos químicos". Particularmente óleo de coco.
A maioria dessas receitas DIY contém óleo de coco misturado com uma base de óxido de zinco. Enquanto as pessoas que escrevem sobre essas "opções mais seguras" significam bem, essas informações também são incorretas e inseguras quando consideradas literalmente.
Vamos quebrar esse mito e entender de onde ele vem, e por que comprar protetor solar bem formulado é a opção segura para a pele.
Mito: O óleo de coco fornece proteção solar suficiente
O óleo de coco é de longe o mais popular quando a comunidade DIY pensa em filtro solar "natural". Essa crença pode ter começado após apenas um único estudo de 2009 sugerir que o óleo de coco pode atuar como proteção solar com FPS 7. No entanto, este estudo foi realizado em uma placa de Petri, não na pele humana. Isso deixa muito espaço para imprecisão.
Além disso, o FPS 7 não fornece proteção solar adequada que o FPS 30 fornece, de acordo com os dermatologistas, nem atende à recomendação mais baixa de (pelo menos) FPS 15 da Food and Drug Administration (FDA). A Clínica Mayo também menciona que o óleo de coco bloqueia apenas 20% dos raios ultravioletas do sol em comparação aos 97% dos filtros solares.
Além disso, o filtro solar é um dos poucos produtos de cuidados pessoais que é realmente regulamentado pelo FDA. Filtros solares cosméticos são considerados um ingrediente de drogas.
Em 2011, a FDA também publicou novas diretrizes para filtros solares que exigem que os pesquisadores apliquem protetor solar a 10 participantes humanos e medam quanto tempo leva para que ocorram queimaduras solares. Essas diretrizes ajudam a garantir que os produtos protejam contra os raios UVA e UVB e queimaduras solares. Se você fizesse o seu próprio protetor solar, seria muito difícil provar o quão protetora é a sua receita caseira. É improvável que atenda aos requisitos das diretrizes de hoje.
Visto que os danos causados pelo sol e as queimaduras solares são um dos fatores de risco mais altos para câncer de pele, você não quer brincar com essa etapa da sua rotina.
E quanto a outros ingredientes em protetores solares de bricolage?
É imperativo que um filtro solar forneça proteção contra absorção ou bloqueio de UV para ser eficaz. Não consegui encontrar 1 Um estudo científico que comprove o óleo de coco ou qualquer outro óleo natural, desde que adequado Proteção contra absorção ou bloqueio de UV. Mas, no que diz respeito ao óxido de zinco (o principal ingrediente de proteção solar nessas receitas de bricolage), misturar cosméticos ativos não é tão simples quanto adicionar a quantidade recomendada.
Existem vários fatores importantes a serem considerados, como:
- os ingredientes inativos e como eles reagem com os ingredientes ativos
- como é misturado para fornecer uma cobertura uniforme e protetora da pele
- os níveis de pH e como a fórmula manterá a eficácia na garrafa ao longo do tempo
Esses não são fatores que você pode avaliar com um laboratório de bricolage caseiro, o que explica nossa próxima pergunta: você já se perguntou por que os protetores solares são geralmente muito caros? Ou por que uma marca de produtos para a pele não possui protetor solar em sua coleção?
É porque a proteção solar é um dos produtos mais difíceis de formular. Exige que testes significativos e caros sejam considerados seguros e eficazes. Há muita química, anos de testes e proporções adequadas de ingredientes ativos e inativos que são usados para criar um filtro solar bem formulado.
Benefícios de filtro solar químico vs. mineral
- O filtro solar químico age como uma esponja absorvendo os raios UV e convertendo-os em uma forma de radiação menos prejudicial.
- O filtro solar físico ou mineral age como um escudo, sentando-se em cima da pele e bloqueando ou defletindo os raios UV.
Preparar uma máscara facial de bricolage em casa é uma coisa. Algo tão importante quanto a proteção solar para você e sua família não é algo que você precisa fazer. Queimaduras de segundo ou terceiro grau e câncer de pele não são brincadeira.
Mais fatos sobre óleos vegetais e proteção solar
1. A composição dos óleos vegetais pode variar
Dependendo da localização, clima, condições do solo e época da colheita, os óleos naturais têm qualidade inconsistente. Especialmente quando se trata de medir ácidos graxos, vitaminas ou conteúdo mineral.
2. Os óleos vegetais não são adequados para bloquear os raios UV
Em um estudo de 2015, os pesquisadores mediram como os raios UV eram absorvidos por:
- óleo de côco
- babosa
- óleo de canola
- óleo de citronela
- azeite
- óleo de soja
Eles encontraram todos esses óleos fornecidos zero Proteção contra bloqueio de UV. O estudo também analisou sucos vegetais, que se mostraram promissores como proteção contra UV. ingrediente, não como um único protetor solar.
3. Os óleos naturais não absorvem os raios UV nos comprimentos de onda certos
Esta é a informação mais convincente em relação a óleos naturais e protetor solar. No mesmo estudo de 2015, apenas puro o óleo de vitamina E mostrou qualquer absorção significativa do comprimento de onda dos raios UV, em cerca de 310 nanômetros.
No entanto, os raios UVB do sol emitem entre 290 e 320 nanômetros e os raios UVA emitem entre 320 e 400 nanômetros.
Isso basicamente significa que a vitamina E não absorve qualquer Raios UVA (os raios que nos envelhecem) e apenas cerca de 10 nanômetros de raios UVB (os raios que nos queimam). Isso é bastante insignificante quando se fala em proteção solar real.
Todos os outros óleos, incluindo o óleo de coco, ficaram terrivelmente curtos nos comprimentos de onda corretos.
Ir comprado na loja
Óleos naturais como o óleo de coco são incríveis para hidratar, suavizar a pele e fornecer antioxidantes.
Mas eles são protetores solares adequados, eficazes ou seguros? Da minha experiência como esteticista e desenvolvedor de produtos de beleza, absolutamente não.
Se você deseja usar ingredientes naturais para sua proteção solar, recomendo um protetor solar à base de óxido de nano-nano ou óxido de titânio, formulado por um químico cosmético que passou por testes adequados (referentes a todas as marcas comerciais compradas em lojas respeitáveis, mercados de agricultores ou sites de bricolage).
Você pode ler mais sobre protetor solar, seus efeitos no ambiente e recomendações para tipos de pele aqui.
Dana Murray é uma esteticista licenciada do sul da Califórnia, apaixonada pela ciência do cuidado da pele. Ela trabalhou na educação da pele, desde ajudar outras pessoas com a pele até o desenvolvimento de produtos para marcas de beleza. Sua experiência se estende por mais de 15 anos e cerca de 10.000 tratamentos faciais. Ela usa seu conhecimento para blogar sobre mitos de pele e busto em seu Instagram desde 2016.