6 lugares para encontrar apoio após um diagnóstico de HIV
Contente
- 1. Prestadores de cuidados de saúde
- 2. Grupos de apoio
- 3. Fóruns online
- 4. Linhas diretas
- 5. Família e amigos
- 6. Profissionais de saúde mental
- O takeaway
Ser diagnosticado com HIV pode ser uma experiência avassaladora. Se você foi diagnosticado recentemente, pode não ter certeza sobre quem informar e onde procurar ajuda. Felizmente, há uma variedade de meios de comunicação que alguém vivendo com HIV pode recorrer para obter apoio.
Aqui estão seis recursos que podem fornecer conselhos e assistência úteis para qualquer pessoa insegura sobre como navegar em seu recente diagnóstico de HIV.
1. Prestadores de cuidados de saúde
Seu médico é geralmente uma das primeiras pessoas a quem você pode recorrer para obter suporte sobre um diagnóstico recente de HIV. Eles já devem estar familiarizados com seu histórico médico e podem ajudá-lo a escolher o melhor curso de ação para o tratamento.
Além de prescrever medicamentos para ajudar a gerenciar sua condição e administrar testes para monitorar seu progresso, os profissionais de saúde podem responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre como viver com o HIV. Eles também podem dizer como reduzir o risco de transmissão.
2. Grupos de apoio
Participar de um grupo de apoio e conversar com outras pessoas que estão passando por uma experiência semelhante pode ser benéfico para alguém que vive com HIV. Falar cara a cara com pessoas que entendem os desafios relacionados ao HIV pode ajudar a colocar as coisas em perspectiva. Pode levar a uma melhora no humor e a uma perspectiva mais positiva também.
Você pode encontrar grupos de apoio locais em sua cidade ou bairro. Isso pode fornecer a você uma comunidade que não está apenas vinculada a uma condição médica compartilhada, mas também a um local compartilhado. Os grupos de apoio também podem ajudar a criar amizades novas e duradouras, que são uma parte valiosa do processo de tratamento do HIV.
3. Fóruns online
Os fóruns on-line são outro meio útil de encontrar apoio após o diagnóstico de HIV. Às vezes, o anonimato da comunicação on-line pode permitir que você expresse sentimentos e sentimentos que talvez você não se sinta à vontade em falar pessoalmente.
Outro benefício do uso de fóruns e painéis de mensagens on-line para suporte é que eles estão disponíveis 24/7. Eles também ampliam o escopo de um grupo de apoio tradicional para incluir pessoas de todo o mundo. Por exemplo, os fóruns on-line da POZ são uma comunidade na qual qualquer pessoa que vive ou se preocupa com o HIV pode participar. Ou faça parte da comunidade de conscientização sobre o HIV da Healthline no Facebook.
Existem muitos outros grupos de suporte on-line gratuitos para pessoas vivendo com HIV; portanto, converse com seu médico para verificar se eles têm alguma recomendação para você.
4. Linhas diretas
As linhas diretas podem fornecer informações, suporte e conexões com serviços na sua área. A maioria das linhas diretas é anônima, confidencial e gratuita, e várias estão disponíveis a qualquer hora do dia.
Embora seu médico possa fornecer uma lista mais abrangente, as seguintes linhas diretas são um bom ponto de partida:
- AIDSinfo: 1-800-HIV-0440 (1-800-448-0440)
- CDC-INFO: 1-800-232-4636
- Informações do projeto: 1-800-822-7422
5. Família e amigos
A idéia de informar sua família e amigos sobre seu diagnóstico de HIV pode ser intimidadora, especialmente se você não tiver certeza sobre como eles reagirão. Mas falar sobre seus sentimentos com alguém próximo a você pode ser muito terapêutico. Também pode ajudá-lo a ganhar confiança para discutir sua condição com outras pessoas em seu círculo social.
Geralmente, é melhor começar dizendo a alguém em quem você confia e conhece que responderá às notícias do seu diagnóstico com empatia e compaixão. Se você estiver apreensivo sobre como iniciar a conversa, pergunte ao seu médico ou membros do seu grupo de suporte sobre as melhores estratégias para abordar o assunto.
6. Profissionais de saúde mental
É comum as pessoas que vivem com HIV apresentarem problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e insônia. Conversar com um profissional de saúde mental é o melhor meio de apoio se seu status de HIV estiver afetando seu bem-estar mental. Fazer isso pode ser uma maneira construtiva de processar suas emoções e pode ajudá-lo a resolver certos problemas com os quais você acha difícil se abrir.
Existem vários serviços governamentais em andamento para ajudar você a se conectar com um profissional de saúde mental, como o Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) e a Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental (SAMHSA). O seu médico também pode ajudá-lo a encontrar alguém que seja adequado às suas necessidades de saúde mental.
O takeaway
Se você foi diagnosticado recentemente com HIV, é importante lembrar que você não está sozinho. Todos esses sistemas de suporte podem desempenhar um papel vital para ajudá-lo a lidar com seu diagnóstico e seguir em frente. Se você precisar de ajuda, conselhos ou apenas alguém para conversar sobre seus sentimentos, não tenha medo de perguntar.