Azia: quanto tempo pode durar e como encontrar alívio
![How to travel the world with almost no money | Tomislav Perko | TEDxTUHH](https://i.ytimg.com/vi/R7vmHGAshi8/hqdefault.jpg)
Contente
- Tratando azia
- Prevenindo azia
- Procurando ajuda
- Azia e gravidez
- Tratamento da azia durante a gravidez
- O takeaway
O que esperar da azia
Os sintomas incômodos de azia podem durar duas horas ou mais, dependendo da causa.
A azia leve que ocorre após a ingestão de alimentos picantes ou ácidos geralmente dura até que o alimento seja digerido. Os sintomas de azia também podem retornar várias horas depois de aparecerem pela primeira vez, se você se curvar ou se deitar.
A azia ocasional que responde ao tratamento caseiro geralmente não é motivo de preocupação.
Mas se você tem azia de forma consistente algumas vezes por semana ou mais, pode ser um sinal de uma condição subjacente que requer cuidados médicos. Neste caso, é provável que a azia continue a ocorrer até que a doença que a causa seja tratada ou gerida.
Os sintomas de azia podem incluir:
- sensação de queimação no peito ou garganta
- tosse
- Nariz cheio
- respiração ofegante
- dificuldade em engolir
- gosto azedo na boca
- ser acordado por uma tosse ou desconforto gástrico
Tratando azia
Se sua azia não for o sintoma de uma doença subjacente, você deve ser capaz de tratá-la com sucesso com medicamentos sem receita (OTC), como antiácidos, inibidores da bomba de prótons ou antagonistas do receptor H2.
Você também pode encontrar alívio com as seguintes mudanças no estilo de vida:
- Evite deitar duas horas depois de comer. Em vez disso, dê um passeio para ajudar a estimular a digestão.
- Evite comer qualquer alimento adicional até a azia passar, especialmente alimentos picantes, ácidos ou cítricos.
- Se você tiver algum gatilho alimentar específico, como alimentos à base de tomate, frutas cítricas, álcool, café ou refrigerante, evite-os enquanto tiver azia.
- Se você fuma, evite cigarros ou outros tipos de nicotina enquanto estiver tendo azia.
- Se a azia incomoda você à noite, tente elevar a parte superior do corpo enquanto dorme. Você pode fazer isso usando um travesseiro de cunha especial ou elevando a cabeceira da cama com blocos. Observação: não é uma boa ideia apoiar-se com travesseiros extras para conseguir essa elevação. Isso pode dobrar seu corpo de tal forma que aumenta a pressão no estômago e pode realmente piorar os sintomas de azia.
- Use roupas largas, especialmente na cintura. Roupas restritivas podem piorar sua azia.
Se a medicação OTC ou mudanças no estilo de vida não ajudarem na sua azia ou se você sentir azia com frequência, converse com seu médico. Eles podem ajudar a identificar as causas subjacentes de sua azia e um plano de tratamento adequado.
Prevenindo azia
Há muitas maneiras de prevenir a azia ocasional ou reduzir a frequência da azia crônica.
- Identificar os gatilhos alimentares pode ajudá-lo a eliminar ou reduzir a azia. Os gatilhos alimentares podem incluir alho, cebola, alimentos cítricos, tomates e produtos derivados do tomate, álcool, refrigerante e café.
- Reduzir o tamanho das porções às refeições pode ajudar. Tente fazer várias mini-refeições durante o dia, em vez de algumas grandes.
- Evite comer tarde da noite ou antes de dormir.
- Pare de fumar, se você fuma.
- O excesso de peso ou a obesidade podem aumentar o risco de azia. Perder peso pode ajudar a reduzir a azia.
- Evite deitar por pelo menos duas horas após comer.
Procurando ajuda
Se você tiver azia mais de duas vezes por semana ou se ela interferir na sua vida, converse com seu médico. Você pode ter doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). A azia é um sintoma da DRGE.
Ao contrário da azia ocasional, a DRGE é definida por ter azia ou outros sintomas relacionados ao refluxo pelo menos duas vezes por semana. Pode variar de leve a grave. Além da azia, os sintomas da DRGE podem incluir:
- regurgitação de comida não digerida ou líquido azedo em sua boca ou garganta
- dificuldade em engolir
- a sensação de ter um nó na garganta
A azia frequente pode ser um sinal de irritação constante na mucosa do esôfago. Irritação excessiva no esôfago por longos períodos de tempo pode levar à ulceração, bem como a alterações pré-cancerosas e cancerosas no esôfago.
Se a sua azia for grave ou ocorrer com frequência, consulte o seu médico. A DRGE geralmente melhora com mudanças no estilo de vida ou medicamentos.
Azia e gravidez
A azia é uma ocorrência comum durante a gravidez. Pode ocorrer a qualquer momento, começando no primeiro trimestre.
Os episódios de azia durante a gravidez podem durar mais tempo do que a azia causada apenas por alimentos.No entanto, a quantidade de alimentos e os tipos de alimentos que você ingere podem piorar a azia, assim como se inclinar ou deitar de costas logo após comer.
A azia na gravidez também é agravada pela progesterona, uma hormona necessária para manter uma gravidez saudável.
A progesterona relaxa um músculo chamado esfíncter esofágico inferior, que atua como uma válvula, separando o estômago do esôfago. Quando este músculo relaxa, ele permite que o ácido gástrico suba do estômago para o esôfago.
Como não é feito para lidar com o ácido do estômago, o esôfago fica irritado e causa a sensação de queimação que conhecemos como azia.
O tamanho do feto também desempenha um papel. A azia pode piorar à medida que a gravidez avança e o feto começa a preencher todo o útero. Isso pode fazer com que o útero pressione contra o estômago, empurrando seu conteúdo para o esôfago.
A azia também pode ser pior para mulheres que carregam múltiplos, como gêmeos ou trigêmeos, por causa da pressão adicional colocada no estômago.
Sentir azia durante a gravidez não significa que você estará mais propenso a ter depois que sua gravidez terminar. Quando sua gravidez termina, a causa de sua azia também termina.
Tratamento da azia durante a gravidez
Verifique com seu médico antes de tomar qualquer medicamento OTC para azia. Se você receber a luz verde, certifique-se de seguir as instruções do médico e da embalagem e não abuse.
Os antiácidos líquidos podem proporcionar maior alívio do que outros tipos, pois revestem o estômago. Converse com seu médico sobre quais tratamentos são melhores para você.
Os seguintes remédios caseiros também podem ajudar:
- Leite morno com mel pode acalmar o estômago e reduzir os sintomas de azia.
- Resista ao impulso de deitar depois de comer e, em vez disso, dê um passeio.
- Ao dormir, tente usar o travesseiro de gravidez debaixo do corpo, da cintura para cima. Isso eleva a parte superior do corpo enquanto proporciona amortecimento.
O takeaway
A azia ocasional é comum e geralmente responde ao tratamento caseiro, como tomar medicamentos de venda livre. Modificações no estilo de vida, como evitar certos alimentos e perder peso, também podem ajudar.
A azia durante a gravidez é muito comum. Este tipo de azia também pode responder ao tratamento caseiro. Se você estiver grávida, converse com seu médico antes de usar qualquer tipo de medicamento.
Se você tem azia regularmente mais de duas vezes por semana, ou se ela está interferindo em sua vida, converse com seu médico. Eles podem ajudar a identificar uma causa subjacente e o tratamento adequado.