Efeitos colaterais do ibuprofeno (Advil): o que você precisa saber
Contente
- Visão geral
- Entendendo como o ibuprofeno funciona
- Efeitos colaterais comuns
- Efeitos secundários graves
- Ataque cardíaco e derrame
- Diminuição da função renal e aumento da pressão arterial
- Úlceras e sangramento no estômago e intestino
- Reação alérgica
- Insuficiência hepática
- Converse com seu médico
Visão geral
Advil é uma das versões de marca de ibuprofeno. Você pode saber que alivia pequenas dores, dores e febre. No entanto, você pode não conhecer os efeitos colaterais desse medicamento comum.
Saiba quais são esses efeitos e quando é mais provável que ocorram para que você possa usar este medicamento com segurança.
Entendendo como o ibuprofeno funciona
O ibuprofeno ajuda a diminuir a febre. Também ajuda a aliviar pequenas dores de:
- dores de cabeça
- dores de dente
- cólicas menstruais
- dores nas costas
- dores musculares
O ibuprofeno pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteróides (AINEs). Esses medicamentos reduzem temporariamente a quantidade de prostaglandinas produzidas pelo seu corpo.
Seu corpo libera prostaglandinas quando você sofre uma lesão. Essas substâncias semelhantes a hormônios contribuem para a inflamação, que inclui inchaço, febre e aumento da sensibilidade à dor.
Efeitos colaterais comuns
O ibuprofeno é tão amplamente utilizado que pode ser fácil esquecer que este medicamento pode causar efeitos colaterais. Ainda assim, o ibuprofeno é uma droga e apresenta riscos como qualquer outra droga.
Os efeitos colaterais mais comuns do ibuprofeno são:
- dor de estômago
- azia
- náusea
- vômito
- gás
- constipação
- diarréia
Nem todo mundo tem esses efeitos colaterais. Quando ocorrem, os efeitos são geralmente leves. Muitas pessoas podem prevenir esses efeitos colaterais tomando ibuprofeno com leite ou comida.
Efeitos secundários graves
Efeitos colaterais graves também podem ocorrer. A maioria desses riscos é incomum e geralmente pode ser evitada com ibuprofeno, conforme recomendado.
No entanto, a ingestão excessiva de ibuprofeno ou por muito tempo pode tornar esses efeitos colaterais graves mais prováveis.
Ataque cardíaco e derrame
Para a maioria das pessoas, os riscos de ataque cardíaco e derrame são raros. No entanto, seus riscos aumentam se você usar muito ibuprofeno ou por muito tempo. Seu risco também é maior se você:
- tem outros fatores de risco para ataque cardíaco ou derrame
- tem um distúrbio de coagulação
- Tome outros medicamentos que afetam a forma como o seu sangue coagula
Se você possui algum fator de risco ou toma outros medicamentos, fale com seu médico antes de usar o ibuprofeno.
Diminuição da função renal e aumento da pressão arterial
As prostaglandinas ajudam a manter a pressão nos rins no nível certo para filtrar os fluidos do corpo e manter a pressão sanguínea.
O ibuprofeno altera a produção de prostaglandinas no seu corpo. Essa alteração pode levar a um desequilíbrio na pressão do fluido corporal, o que pode diminuir a função renal e aumentar a pressão arterial.
Os sintomas da função renal diminuída incluem:
- aumento da pressão arterial
- acúmulo de fluido
- desidratação
- urinar com menos frequência
- tontura
Seu risco aumenta se você:
- é um adulto mais velho
- tem doença renal
- tome medicamentos para pressão arterial
Úlceras e sangramento no estômago e intestino
As prostaglandinas também ajudam a manter o reparo constante do revestimento do estômago, que protege contra danos causados pelo ácido estomacal.
Como o ibuprofeno diminui a quantidade de prostaglandina que você produz, os danos estomacais, como sangramentos e úlceras no estômago e intestinos, são um possível efeito colateral.
Este efeito colateral é bastante raro. No entanto, o risco aumenta quanto mais você usa o ibuprofeno. Outros fatores que aumentam seu risco incluem:
- histórico de úlceras ou sangramento no estômago ou no intestino
- idoso
- uso de esteróides orais ou anticoagulantes conhecidos como anticoagulantes
- fumar
- uso de álcool, especificamente mais de três bebidas alcoólicas por dia
Reação alérgica
Algumas pessoas têm uma reação alérgica ao ibuprofeno, mas isso também é raro.
Se você teve reações alérgicas à aspirina, não tome ibuprofeno. Se você começar a ter problemas para respirar ou seu rosto ou garganta começar a inchar, entre em contato com seu médico imediatamente e pare de tomar ibuprofeno.
Insuficiência hepática
Há um risco muito raro de insuficiência hepática depois de tomar ibuprofeno. Se você tem doença hepática, converse com seu médico antes de tomar ibuprofeno. Pare de tomar ibuprofeno e entre em contato com seu médico imediatamente se você começar a ter algum dos seguintes sintomas:
- náusea
- cansaço
- falta de energia
- coceira
- amarelecimento da sua pele ou do branco dos seus olhos
- dor na área superior direita do abdome
- sintomas como os da gripe
Estes podem ser sinais de lesão hepática ou insuficiência hepática.
Converse com seu médico
O ibuprofeno pode ser um remédio sem receita seguro e fácil (OTC) para pequenas dores e dores. No entanto, se você não usá-lo conforme recomendado, o ibuprofeno pode ser prejudicial.
É sempre bom conversar com seu médico antes de tomar ibuprofeno, se você não tiver certeza se deve usá-lo. Se você sentir efeitos colaterais incômodos ou acreditar que tomou demais, entre em contato com seu médico imediatamente.
A maioria dos efeitos colaterais graves resulta do uso de drogas quando você não deveria, de tomar demais ou por muito tempo. Você pode reduzir o risco de efeitos colaterais, usando a menor dose possível pelo menor tempo possível.