Autor: John Stephens
Data De Criação: 22 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Abril 2025
Anonim
Cáncer de Cuello Uterino
Vídeo: Cáncer de Cuello Uterino

Contente

Visão geral

A endometriose é um distúrbio crônico no qual o endométrio - o tecido que normalmente reveste o útero - se desenvolve fora do útero. Geralmente envolve outras partes do sistema reprodutivo, como as trompas de falópio e os ovários.

O tecido anormal que cresce da endometriose não é canceroso, mas pode causar complicações como:

  • cansaço ou fadiga crônica
  • problemas intestinais e urinários
  • dor ou cólicas durante os períodos menstruais
  • fluxo menstrual mais pesado e mais longo
  • náusea
  • infertilidade

Segundo a Endometriosis Foundation of America, a endometriose afeta cerca de 200 milhões de mulheres em todo o mundo.

A endometriose aumenta o risco de câncer?

Estudos têm procurado determinar uma conexão potencial entre endometriose e câncer, e os resultados são variados.


A Sociedade Europeia de Reprodução e Embriologia Humana recomenda que os médicos informem as mulheres de que as evidências não indicam que a endometriose causa câncer, embora alguns tipos de câncer sejam mais comuns naqueles que sofrem de endometriose.

Câncer do endométrio

O câncer endometrial, também chamado de câncer uterino, começa no endométrio. As causas exatas são desconhecidas, mas os sintomas incluem dor pélvica e sangramento da vagina após a menopausa ou entre os períodos.

Um estudo de 2015 examinou a associação entre endometriose e câncer de endométrio. Dos participantes do caso, 0,7% das pessoas que foram diagnosticadas com endometriose desenvolveram câncer endometrial nos 10 anos seguintes. No grupo controle, 0,2% foram diagnosticados com câncer endometrial durante esse período.

Os pesquisadores sugeriram que aqueles que sofrem de endometriose podem ter um risco aumentado de câncer endometrial mais tarde na vida devido à estimulação do estrogênio e à inflamação crônica. No entanto, o câncer foi observado em menos de 1% das pessoas com endometriose.


cancro do ovário

Uma revisão de 2017 da pesquisa realizada sobre endometriose e câncer de ovário mostrou que estudos demonstraram um risco aumentado de câncer epitelial de ovário em pessoas com endometriose. Uma razão pode ser os altos níveis de estrogênio comuns à condição, que podem resultar na proliferação de cistos endometrióticos malignos.

Deve-se notar que, embora o câncer de ovário seja mais comum em mulheres com endometriose, o risco geral de desenvolver câncer de ovário durante a vida ainda é baixo.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer em mulheres. Uma revisão de 2016 da pesquisa sobre a ligação entre endometriose e câncer de mama revelou resultados inconclusivos. As evidências que conectaram os dois se baseiam principalmente na dependência hormonal e nos fatores de risco de ambas as condições.

Outlook

Embora a endometriose tenha o potencial de afetar a vida cotidiana, ela não é cancerígena. Embora alguns estudos tenham demonstrado um aumento no risco de certos tipos de câncer naqueles com endometriose, o aumento no risco não é muito maior do que aqueles que não sofrem da doença.


Se você tiver sintomas de endometriose, visite seu médico. Eles podem fornecer um diagnóstico completo e desenvolver um plano de tratamento para o tratamento da dor.

Seleção Do Site.

Compreendendo e prevenindo o coma diabético

Compreendendo e prevenindo o coma diabético

O que é coma diabético?O coma diabético é uma complicação grave e potencialmente fatal aociada ao diabete. Um coma diabético caua inconciência da qual você...
Quais são os efeitos colaterais do tratamento da hepatite C?

Quais são os efeitos colaterais do tratamento da hepatite C?

vião globalO víru da hepatite C (HCV) é um víru teimoo, ma comum, que ataca o fígado. Cerca de 3,5 milhõe de peoa no Etado Unido têm hepatite C crônica ou de l...