Pectina é vegana?
Contente
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
A pectina é um agente espessante e gelificante natural. É semelhante à gelatina e costuma ser usado para fazer geléias e geléias.
Se você segue uma dieta vegetariana ou vegana e evita produtos de origem animal, pode se perguntar se pode comer pectina.
Este artigo explica de onde vem a pectina, se ela se encaixa em uma dieta vegana e como ela se compara à gelatina.
Fontes e usos
A pectina é um carboidrato armazenado nas paredes celulares de várias plantas (1, 2).
É derivado da polpa e da casca de frutas e legumes. Algumas das melhores fontes incluem (2):
- laranjas e outras frutas cítricas
- maçãs
- cenouras
- damascos
- ameixas
A pectina é rica em fibras solúveis, que formam um gel no trato digestivo. Essa fibra retarda a digestão e beneficia sua saúde, estabilizando o açúcar no sangue e reduzindo os níveis de colesterol.
Quando você dissolve a pectina na água, ele retém o líquido disponível e forma um gel. Adicionar açúcar, ácido ou cálcio ajuda a formar uma substância mais espessa e mais estável.
A pectina funciona especialmente bem para gelificar e preservar frutas. Também é usado em doces e sobremesas - especialmente aqueles feitos com frutas ou leite, como cremes, recheios de torta e pudins. Os açúcares, ácidos ou cálcio desses alimentos ajudam a engrossar o produto final (1, 2, 3).
Para usar a pectina, combine-a com frutas, suco ou leite, juntamente com a quantidade recomendada de açúcar e ácido, e deixe a mistura ferver. Quando esfriar, começará a gelificar.
É importante seguir as instruções na embalagem da pectina, pois as instruções variam de acordo com a marca. Se você não usar as quantidades corretas de pectina, açúcar e ácido, seu gel pode não estar definido.
resumo
A pectina é um tipo de fibra encontrada em frutas e legumes. É usado para engrossar, gelar ou estabilizar alimentos doces, como geléias, conservas, geléias e sobremesas.
É vegano?
Por ser feita exclusivamente a partir de plantas, a pectina é vegana. Pode ser usado com segurança de qualquer forma por aqueles que seguem uma dieta vegana ou vegetariana.
A maioria das pectinas disponíveis comercialmente é produzida a partir de polpa de maçã e casca de frutas cítricas. Você pode comprá-lo em pó ou líquido.
Como alternativa, você pode fazer sua própria pectina combinando várias maçãs maduras esquartejadas, um pouco de caroço cítrico (a pele branca por baixo da casca), 1 colher de sopa (15 ml) de suco de limão e 2 xícaras (475 ml) de água.
Cozinhe esta mistura por cerca de 40 minutos ou até reduzir pela metade. Em seguida, coe o líquido e cozinhe novamente por mais 20 minutos ou até que seja novamente reduzido pela metade.
Você pode armazenar pectina caseira em uma jarra na geladeira por até 4 dias ou congelá-la em uma bandeja de cubos de gelo, se quiser mantê-la por mais tempo.
resumo
A pectina é totalmente vegetal e adequada para quem é vegano ou vegetariano. A maioria das pectinas é feita de maçãs ou frutas cítricas. Você pode comprar pectina na loja ou até mesmo fazer o seu.
Pectina vs. gelatina
A gelatina é um substituto comum da pectina.
Como a pectina, é um pó que se dissolve em água morna ou em qualquer outro líquido. Depois de esfriar, o líquido forma um gel.
No entanto, a gelatina é derivada da pele, ossos e tecidos conjuntivos de animais ou peixes, por isso não é compatível com veganos ou vegetarianos (4).
Dado que a pectina vem das plantas, é composta principalmente de carboidratos - com apenas um traço de proteína. Por outro lado, a gelatina contém apenas proteínas e sem carboidratos (5, 6).
No entanto, a gelatina é um pouco mais versátil, pois não precisa de açúcar ou ácido para gel, para que você possa usá-la em pratos salgados e doces.
Se você seguir uma dieta vegana, lembre-se de verificar a lista de ingredientes de qualquer geléia, geléia ou outro produto gelificado para determinar se eles são feitos com pectina, gelatina ou outro agente gelificante.
resumoEmbora tanto a pectina quanto a gelatina sejam usadas para engrossar os alimentos, a gelatina é processada a partir de partes de animais. Portanto, não é vegano.
A linha inferior
Se você seguir uma dieta vegana, poderá comer com segurança alimentos que contenham pectina, pois esse aditivo é produzido a partir de plantas.
Ao fazer seus próprios doces, geleias ou sobremesas gelatinosas, você deve usar pectina em vez de gelatina, que é derivada de animais.
Você pode comprar pectina na loja ou on-line - ou fazer suas próprias maçãs, cascas de frutas cítricas, suco de limão e água.