A conexão entre PCOS e IBS
Contente
- O que são PCOS e IBS?
- A conexão entre IBS e PCOS
- O que você deve fazer se achar que tem SOP e IBS?
- Como ser diagnosticado e tratado
- Revisão para
Se uma verdade nova e poderosa emergiu das tendências de alimentação e saúde nos últimos anos, é que é uma loucura o quanto o microbioma intestinal afeta sua saúde geral. Mas você pode se surpreender como ele também está conectado ao seu sistema reprodutivo - especificamente, se você tiver a síndrome dos ovários policísticos.
A síndrome do ovário policístico (SOP) afeta 1 em cada 10 mulheres nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. E a síndrome do intestino irritável (SII) é um dos problemas intestinais mais comuns, afetando até 20 por cento da população, diz Carolyn Newberry, M.D., gastroenterologista da New York-Presbyterian and Weill Cornell Medicine.
Tão comum quanto cada um deles é por si só, há ainda mais sobreposição: até 42 por cento dos pacientes com SOP também têm IBS, de acordo com um estudo de 2009 publicado no jornal Doenças e Ciências Digestivas.
O que da? De acordo com especialistas, o duplo golpe de um diagnóstico de SOP e IBS é real. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a conexão e o que fazer se achar que a tem.
O que são PCOS e IBS?
Primeiro, faça um pequeno curso introdutório em ambas as condições.
Síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal que afeta mulheres sem nenhuma causa real ou cura, "embora haja provavelmente uma combinação de fatores genéticos e ambientais em jogo", diz Julie Levitt, M.D., obstetra do The Women's Group of Northwestern em Chicago. Os sinais indicadores de SOP incluem falta de ovulação, níveis elevados de hormônios masculinos (andrógenos) e pequenos cistos ovarianos, embora as mulheres possam não apresentar todos os três. Também é uma causa comum de infertilidade.
Síndrome do intestino irritável é uma condição caracterizada por "padrões intestinais anormais crônicos e dor abdominal em pessoas que não têm outra explicação para os sintomas (como uma infecção ou doença inflamatória)", diz o Dr. Newberry. As causas exatas da SII são desconhecidas, mas provavelmente tem a ver com o aumento da sensibilidade das terminações nervosas no intestino, que podem ser alteradas por fatores ambientais externos como dieta, estresse e padrões de sono.
A conexão entre IBS e PCOS
Embora o estudo de 2009 tenha encontrado uma ligação potencial entre os dois, era uma amostra pequena e (como geralmente é verdade na medicina) os especialistas acreditam que mais pesquisas precisam ser feitas para provar que a ligação é absolutamente definitiva.
“Não há nenhuma ligação conhecida entre IBS e SOP; no entanto, ambas as condições freqüentemente afetam mulheres jovens e, portanto, muitas pessoas com uma condição também podem ter a outra”, diz o Dr. Newberry. (É verdade: IBS e outros problemas gastrointestinais são desproporcionalmente mais comuns em mulheres.)
E, afinal, a SII e a SOP apresentam sintomas muito semelhantes: inchaço, constipação, diarréia, dor pélvica e abdominal, diz o Dr. Levitt.
Uma possível razão para a interação é que os problemas hormonais ligados à SOP também podem afetar seu intestino: "É biologicamente plausível que pacientes com SOP possam ter sintomas de SII, uma vez que a SOP está associada a quantidades excessivas de hormônios androgênicos (como a testosterona) e anormalidades no sistema endócrino / hormonal pode alterar a função intestinal ", diz John Pandolfino, MD, chefe de gastroenterologia do Digestive Health Center at Northwestern Medicine.
Outros sintomas de SOP também podem desencadear problemas digestivos. Os casos mais graves de SOP estão associados à resistência à insulina (quando as células começam a resistir ou ignorar os sinais do hormônio insulina, que afeta a forma como seu corpo lida com o açúcar no sangue) e à inflamação, que pode se manifestar nas bactérias que vivem no intestino delgado, diz o Dr. Levitt. Um crescimento excessivo dessa bactéria (que você pode conhecer como SIBO) está fortemente relacionado ao IBS.
Por sua vez, um desequilíbrio das bactérias em seu intestino pode causar inflamação e piorar os sintomas de SOP, transformando a ligação IBS / SOP em uma espécie de ciclo vicioso. “Essa inflamação pode contribuir para a resistência à insulina, que pode atuar nos ovários para produzir testosterona em excesso, o que por sua vez interrompe o ciclo menstrual e impede a ovulação”, disse o Dr. Levitt. (Relacionado: 6 sinais de que você está produzindo excesso de testosterona)
Mesmo as coisas fora do seu abdômen podem afetar as duas condições. "O estresse associado à SOP também pode causar agravamento dos sintomas, como ansiedade e depressão, que também podem levar à dor abdominal e mudanças nos hábitos intestinais devido à delicada interação entre o sistema nervoso central e o intestino", disse o Dr. Pandolfino.
Embora existam muitos fatores que os ligam, os pesquisadores ainda estão tentando identificar se há uma correlação direta entre a SOP e a SII, e exatamente a causa.
O que você deve fazer se achar que tem SOP e IBS?
Uma vez que muitos dos sintomas de IBS e SOP podem se sobrepor, é importante conversar com seu médico sobre tudo de seus sintomas.
“Se você está tendo sintomas gastrointestinais anormais (incluindo mudanças nos hábitos intestinais, dor abdominal, distensão abdominal, náuseas ou vômitos), você deve visitar seu médico para determinar se precisa de exames adicionais e quais são suas opções de tratamento”, disse o Dr. Newberry. Se seus sintomas forem consistentes com a síndrome do intestino irritável, você pode considerar modificações no estilo de vida, técnicas de controle do estresse, mudanças na dieta ou medicamentos como tratamento.
E o mesmo acontece se você suspeitar que tem SOP.
A SOP pode ter sintomas semelhantes, incluindo dor abdominal, inchaço e períodos anormais, e também deve ser examinada por um médico, diz o Dr. Newberry. Eles podem determinar se testes adicionais são necessários e / ou quais medicamentos estão disponíveis para controlar os sintomas.
Se você acha que tem os dois, "alguns medicamentos que tratam do desconforto abdominal podem ser eficazes para ambas as condições", diz ela. "Mas muitos dos tratamentos tratam de uma condição ou de outra."
Como ser diagnosticado e tratado
Existem algumas alterações que você pode fazer se suspeitar que tem SII ou SOP que podem ajudar a aliviar os sintomas.
"Você pode consultar seu ginecologista primeiro para sintomas potenciais de SII, mas, em última análise, um encaminhamento de gastroenterologia seria o próximo passo para auxiliar nas modificações dietéticas ou no manejo médico", disse o Dr. Levitt.
Mudanças na dieta são um grande fator no tratamento da SII e da SOP.
"Mulheres com SOP podem tratar os sintomas relacionados à SII fazendo modificações na dieta (especificamente, uma dieta baixa em FODMAP), evitando alimentos que podem ser desencadeadores de sintomas de gases e inchaço, atenção aos hábitos intestinais e empregando um plano de exercícios regulares para reduzir peso, se isso for uma preocupação ", diz o Dr. Levitt.
Além disso, o exercício pode ajudar com o IBS. Pessoas que se exercitaram por 20 a 30 minutos, três a cinco vezes por semana, relataram uma melhora significativa dos sintomas de SII em comparação com os participantes que não se exercitaram, de acordo com um estudo de 2011 no American Journal of Gastroenterology.
Outras terapias holísticas e de saúde mental podem ajudar. (Veja como encontrar o terapeuta certo para você.)
As terapias comportamentais, como a hipnose, mostraram ajudar com a síndrome do intestino irritável, diz o Dr. Pandolfino. A terapia psiquiátrica ou comportamental também pode ser útil para a SOP, uma vez que as mulheres com a doença têm uma tendência maior de lutar com problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e transtornos alimentares.
Se você está preocupado com a possibilidade de ter SOP e SII, converse com seu médico, que pode ajudar no diagnóstico e encontrar o plano de tratamento certo para você.