Sonhos de gravidez: Estar grávida muda a maneira como você sonha?
Contente
- O que há de diferente nos sonhos de gravidez?
- Sonhos mais vívidos
- Sonhos mais frequentes
- Gravidez ou sonhos relacionados à maternidade
- Sonhos de ansiedade
- Mais fácil recordar sonhos
- Pesadelos
- Por que as mudanças dos sonhos acontecem durante a gravidez?
- O que você pode fazer se houver um problema?
- Dicas para dormir
- Leve embora
As pessoas gostam de falar sobre como o seu sono mudará quando um recém-nascido chegar, mas, para muitos, a gravidez pode causar estragos nas suas noites muito antes do bebê chegar.
Entre insônia, fadiga e apenas se acostumar com a idéia de um bebê a caminho, você pode ter dificuldades para dormir antes mesmo de compartilhar suas notícias sobre a gravidez.
Quanto mais cansado você se sentir, mais seu corpo poderá desejar uma boa noite de descanso. Mas, embora aumentar seu sono possa ajudá-lo a se sentir melhor, você pode perceber que as coisas são diferentes, mesmo quando você está dormindo. É uma experiência comum que seus sonhos mudem durante a gravidez.
Aqui está o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de sonhos e mudanças na gravidez, e também por que elas podem acontecer.
O que há de diferente nos sonhos de gravidez?
Quase todo mundo tem sonhos. Eles geralmente ocorrem durante o sono REM (movimento rápido dos olhos), o estágio mais profundo do sono.
Durante os sonhos, você pode ver imagens e sentir emoções, e alguns sonhos podem até desencadear idéias. Algumas pessoas se lembram de seus sonhos depois de acordar, enquanto outras podem ter vários sonhos, mas são incapazes de se lembrar de um único pela manhã.
Conclusão: sonhar é uma parte normal e saudável do sono. Mas durante a gravidez, você pode notar uma diferença na frequência e nos tipos de sonhos que tem. Não é incomum lembrar mais dos seus sonhos, experimentar sonhos mais vívidos e até lutar com pesadelos.
A lista a seguir inclui alterações comuns dos sonhos experimentadas durante a gravidez:
Sonhos mais vívidos
Algumas pessoas normalmente têm sonhos vívidos durante o sono profundo. Isso pode incluir sonhos com emoções poderosas e intensas e imagens claras, e esses sonhos podem parecer que os eventos estão realmente acontecendo.
Mas enquanto sonhos vívidos podem ocorrer em qualquer pessoa, a gravidez parece desencadear mais desses tipos de sonhos. Em vez de imagens confusas que você mal consegue entender, esses sonhos parecem vida real. Você pode acordar desses sonhos precisando de um momento para distinguir entre o sonho e a realidade.
Sonhos mais frequentes
Algumas mulheres grávidas acreditam ter mais sonhos durante a gravidez. É possível que eles estejam realmente sonhando mais em um ciclo de sono de 8 horas, ou o aumento pode ser devido a dormir ou cochilar mais horas por dia.
A gravidez pode causar fadiga. Quanto mais você dorme, maior a probabilidade de sonhar.
Gravidez ou sonhos relacionados à maternidade
A vida corre pelo seu corpo e, naturalmente, você está animado para receber a mais nova adição à sua família.
Devido a essa excitação, e talvez um pouco de nervosismo, também é natural e comum ter sonhos envolvendo você e seu bebê - como constatou este antigo estudo de 1993 (não há muita pesquisa sobre gravidez e sonho!).
Carregar um bebê é provavelmente algo em que você pensa todos os dias, por isso não é surpreendente que esses pensamentos ocorram enquanto você dorme também. Isso pode significar sonhos com seu bebê já nascendo ou sonhos de segurá-lo.
Algumas mulheres também sonham com o bebê conversando, sonham em dar um nome ao bebê e sonham com o sexo do bebê.
Sonhos de ansiedade
Não se surpreenda se você também tiver sonhos baseados em ansiedade.
Preparar-se para um bebê leva muito do seu tempo e energia. E, por mais empolgado que esteja, você também pode ficar um pouco apreensivo.
Os sonhos podem fornecer informações sobre algumas das suas maiores preocupações e ansiedades. Pode haver preocupações com finanças, malabarismo com um recém-nascido e outras crianças e continuar trabalhando com um recém-nascido. Você pode até ter ansiedade sobre o parto e o parto.
Com tanto em mente, é normal que seu cérebro explique suas preocupações e que sonhos realcem suas ansiedades e medos.
Mais fácil recordar sonhos
Durante a gravidez, pode ser mais fácil lembrar alguns de seus sonhos. Antes da gravidez, talvez você tenha dificuldade para lembrar dos seus sonhos de manhã. Você pode até estar convencido de que nem sonhava.
Tudo isso pode mudar durante a gravidez quando você experimenta uma recordação maior dos sonhos ao acordar.
Pesadelos
Da mesma forma que você pode ter sonhos felizes e emocionantes durante a gravidez, também há a chance de ter pesadelos durante a gravidez.
Pesadelos na gravidez não são incomuns, como observado neste estudo de 2016, e geralmente são desencadeados por suas emoções. Pode ser medo ou ansiedade sobre o parto e o parto, ou algo acontecendo com o bebê.
Esses pesadelos podem assumir diferentes formas. Você pode sonhar em deixar o bebê cair ou literalmente perdê-lo. Ou, se você teve um aborto espontâneo no passado, pode sonhar com isso acontecendo novamente. Sonhos sobre estar perdido ou preso também são comuns durante a gravidez.
Esses tipos de sonho são normais, mas não menos angustiantes e incômodos.
Por que as mudanças dos sonhos acontecem durante a gravidez?
As mudanças de sonho durante a gravidez têm muitas explicações possíveis. E como você provavelmente suspeita, as alterações hormonais são um grande fator.
Hormônios flutuantes durante a gravidez podem ter um tremendo impacto em seu corpo. É por causa das alterações hormonais que algumas mulheres grávidas sofrem alterações de humor.
Honestamente, se você estiver chorando porque alguém comeu suas sobras, você não será a primeira pessoa grávida a fazê-lo. E da mesma maneira que os hormônios podem tornar suas emoções mais intensas, eles podem tornar os sonhos mais intensos.
Além disso, alterações hormonais durante a gravidez podem causar aumento do cansaço, o que significa que você provavelmente dormirá com mais frequência e, portanto, terá mais sonhos.
Algumas teorias sugerem que sonhar é como você armazena memórias. E de várias maneiras, os sonhos agem como terapia, de acordo com a National Sleep Foundation.
Os sonhos podem ajudá-lo a processar informações e entender melhor suas emoções. Portanto, não é surpresa que a experiência intensamente emocional da gravidez possa levar a sonhos mais frequentes e memoráveis.
O que você pode fazer se houver um problema?
Sonhos e pesadelos recorrentes à ansiedade durante a gravidez podem ser uma coincidência, ou pode ser a maneira do seu cérebro revelar algum tipo de medo.
Uma das melhores maneiras de lidar com sonhos desagradáveis e, esperançosamente, reduzir a frequência desses tipos de sonhos, é conversar através deles. Você pode fazer isso com seu médico ou amigo ou registrar seus sonhos em diário.
Ser honesto e aberto sobre alguns de seus maiores medos pode colocar a ansiedade em perspectiva. Quando você discute seus sentimentos com os outros, eles podem ajudá-lo a ver que suas preocupações são normais e, na maioria dos casos, você não precisa se preocupar com nada.
Às vezes, uma interrupção nos padrões de sono também pode desencadear uma mudança nos sonhos. Para ajudar a combater isso, tente manter um horário de sono e tome medidas para obter um sono de qualidade.
Dicas para dormir
- Não beba líquidos antes de dormir para evitar o desejo de urinar no meio da noite (mais do que a pressão extra que a gravidez exerce na bexiga já exige).
- Mantenha seu quarto escuro, silencioso e a uma temperatura confortável.
- Desligue a televisão, feche as cortinas e remova os dispositivos eletrônicos da sala.
- Embora seja bom cochilar durante o dia, se você estiver cansado, evite sonecas longas que podem mantê-lo acordado à noite.
- Tome medidas para relaxar antes de dormir. Isso pode significar desfrutar de um livro, respirar fundo, tomar banho ou tomar banho ou ouvir sua música suave e favorita.
Leve embora
Uma mudança nos sonhos durante a gravidez é completamente normal. Mas se você acha que seus sonhos indicam um problema subjacente ou estão causando sofrimento, fale com seu médico ou conselheiro. Eles ouvirão suas preocupações e o ajudarão a entender qualquer medo ou ansiedade.