As injeções de plasma rico em plaquetas (PRP) podem tratar a perda de cabelo?
Contente
- O PRP funciona para perda de cabelo?
- O tratamento capilar PRP é uma solução permanente?
- Potenciais efeitos colaterais do tratamento capilar com PRP
- Injeções de PRP para perda de cabelo: Antes e depois
- Leve embora
Perda de cabelo e queda de cabelo são problemas comuns em todos os sexos. Cerca de 50 milhões de homens e 30 milhões de mulheres perderam pelo menos algum cabelo. É especialmente comum após os 50 anos ou como resultado do estresse.
Aparentemente, existem centenas de tratamentos diferentes para perda de cabelo com diferentes níveis de confiabilidade e sucesso. Mas alguns são baseados em ciência muito mais sólida do que outros.
Um desses tratamentos é o plasma rico em plaquetas (PRP). O PRP é uma substância retirada do seu sangue e injetada no couro cabeludo que pode ajudar a curar os tecidos corporais, incluindo os folículos dos quais seus cabelos crescem.
O PRP é extraído do seu sangue usando um mecanismo do tipo centrífuga que pode separar a substância do seu sangue e aumentar a concentração de proteínas específicas que promovem a cura.
Isso torna o PRP potencialmente utilizável por si só para o tratamento de lesões nos tendões e osteoartrite.
A pesquisa também sugere que as injeções de PRP podem ajudar a tratar a alopecia androgênica (calvície masculina).
Vamos ver exatamente o que a pesquisa diz sobre a taxa de sucesso do tratamento com PRP para queda de cabelo, se o PRP tem efeitos colaterais e quais resultados você pode esperar.
O PRP funciona para perda de cabelo?
A resposta curta aqui é que a ciência não é 100% conclusiva de que o PRP pode ajudar a recuperar o cabelo ou preservar o cabelo que você possui.
Aqui está uma visão geral de alguns resultados promissores de pesquisas sobre PRP e perda de cabelo:
- Um estudo de 2014 de 11 pessoas com alopecia androgênica descobriu que a injeção de 2 a 3 centímetros cúbicos de PRP no couro cabeludo a cada 2 semanas por 3 meses poderia aumentar o número médio de folículos de 71 para 93 unidades. Este estudo é pequeno demais para ser conclusivo, mas mostra que o PRP pode ajudar a aumentar o número de folículos capilares que podem apoiar ativamente cabelos saudáveis.
- Um estudo de 2015 de 10 pessoas recebendo injeções de PRP a cada 2 a 3 semanas por 3 meses mostrou melhorias no número de cabelos, na espessura desses cabelos e na força das raízes dos cabelos. Este estudo ajuda a fornecer suporte extra às descobertas de outros estudos sobre PRP e perda de cabelo. Mas 10 pessoas ainda são pequenas demais para serem conclusivas.
- Um estudo de 2019 comparou dois grupos de pessoas usando diferentes tratamentos capilares por 6 meses. Um grupo de 20 usava minoxidil (Rogaine) e o outro grupo de 20 usava injeções de PRP. Trinta pessoas terminaram o estudo e os resultados mostraram que o PRP teve um desempenho muito melhor para queda de cabelo do que o Rogaine. Mas o estudo também descobriu que seu nível de plaquetas pode afetar o desempenho do seu próprio plasma na perda de cabelo. Um nível mais baixo de plaquetas no sangue pode significar que o PRP não é tão eficaz para você.
Além de tratar a calvície masculina, não há muita pesquisa sobre PRP para o crescimento do cabelo, e isso não é totalmente conclusivo.
Então, por que todo esse hype? Pensa-se que o PRP contenha proteínas que servem para várias funções principais que ajudam a recuperar o cabelo:
- ajudando seu sangue a coagular
- incentivar o crescimento celular
E há pesquisas promissoras sugerindo que o PRP pode funcionar para outros tipos de perda de cabelo.
O tratamento capilar PRP é uma solução permanente?
A primeira rodada de tratamentos leva algumas visitas para ver os resultados iniciais.
E depois que os resultados começarem a aparecer, você ainda precisará fazer retoques pelo menos uma vez por ano para manter um novo crescimento capilar.
Potenciais efeitos colaterais do tratamento capilar com PRP
O PRP tem alguns possíveis efeitos colaterais das injeções e do próprio procedimento, incluindo:
- lesão de vasos sanguíneos no couro cabeludo
- lesão nervosa
- infecção no local da injeção
- calcificação ou tecido cicatricial onde as injeções são feitas
- efeitos colaterais da anestesia utilizados durante o procedimento, como dores musculares, confusão ou problemas de controle da bexiga
Injeções de PRP para perda de cabelo: Antes e depois
Lembre-se de que os resultados serão diferentes para todos, com base na saúde geral, nos níveis de plaquetas no sangue e na saúde do cabelo.
Aqui está um exemplo de uma pessoa que viu resultados bem-sucedidos dos tratamentos com injeção de PRP para queda de cabelo
Leve embora
O PRP para perda de cabelo tem algumas pesquisas promissoras por trás disso.
Mas grande parte da pesquisa foi realizada em pequenos grupos de estudo de 40 pessoas ou menos. Portanto, é difícil saber se esses resultados funcionarão para todos.
E seu próprio sangue pode não ter concentrações suficientes de plaquetas o suficiente para ser totalmente eficaz para restaurar o cabelo através da terapia com injeção de PRP.
Converse com um médico sobre como fazer o exame de sangue para plaquetas e verificar a saúde do cabelo para ver se você é adequado para a terapia de injeção de PRP.