15 remédios para tratar uma língua dolorida
Contente
- Remédios em casa para dor de língua
- Higiene oral
- Babosa
- Bicarbonato de sódio
- Leite de magnésia
- Peróxido de hidrogênio
- Água salgada
- Mel
- Óleo de côco
- Camomila
- Antiácidos
- Gelo, picolés e água fria
- Tratamentos de venda livre
- Suplementos vitamínicos
- Evitando alimentos picantes e irritantes
- Tratamentos médicos
- Antibióticos
- Antifúngicos
- Colutório prescrito
- Esteróides
- Suplementos vitamínicos
- Medicamentos para aumentar a produção de saliva
- Tratamentos contra o câncer
- Quando consultar um médico
- Causas de uma língua dolorida
- Leve embora
Remédios em casa para dor de língua
A maioria das causas de uma língua dolorida, como aftas, papilas gustativas inchadas e lesões na boca, podem ser tratadas em casa. Os remédios caseiros também podem ajudar a aliviar a língua dolorida causada por condições médicas mais graves, como síndrome da boca ardente ou candidíase oral, como parte de um plano de tratamento médico.
Higiene oral
Escovar os dentes com uma escova macia, usar fio dental e usar um enxaguatório bucal pode ajudar a livrar-se de uma língua dolorida e prevenir infecções. Você também pode achar que usar uma pasta de dente que não contém lauril sulfato de sódio ajuda a aliviar a dor.
Babosa
Aloe é conhecido por suas habilidades calmantes. Isso também se aplica à língua. Você pode lavar a boca com suco de aloe algumas vezes por dia.
Bicarbonato de sódio
Para dor e inchaço, tente enxaguar a boca com uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio (1 colher de chá por 1/2 xícara de água). Você também pode fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água e aplicá-la na área dolorida.
Leite de magnésia
A aplicação de pequenas quantidades de leite de magnésia, um neutralizador de ácido, na língua dolorida pode ajudar a aliviar a dor e promover a cura.
Peróxido de hidrogênio
Como anti-séptico, o peróxido de hidrogênio pode tratar uma infecção ou ferida na boca. Use apenas 3% de peróxido de hidrogênio e dilua-o com água (partes iguais de peróxido em água).
Dab a área afetada usando um cotonete. Após alguns segundos, lave a boca com água morna.
Água salgada
Gargarejar a água salgada é outra maneira de reduzir a dor, a inflamação e prevenir a infecção. Misture uma colher de chá de sal em um copo de água morna, agite-a na boca, gargareje e cuspa.
Mel
O mel é um antibacteriano natural e demonstrou ser eficaz no tratamento de vários tipos de feridas. Você pode esfregar um pouco de mel diretamente na área dolorida algumas vezes por dia ou beber um chá quente com mel.
Óleo de côco
O óleo de coco pode curar a língua dolorida por causa de suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais. Aplique o óleo diretamente na área dolorida com uma bola de algodão, esfregando-o suavemente. Ou você pode mexer na boca e cuspir. Isso é chamado de extração de óleo.
Camomila
Camomila é acreditado para ter propriedades anti-inflamatórias. As evidências científicas são limitadas, no entanto. Para experimentar esse remédio, lave a boca com um forte chá de camomila depois que esfriar, ou aplique um saquinho de chá molhado diretamente no local dolorido.
Antiácidos
Os antiácidos são usados para neutralizar o ácido estomacal e podem ajudar a aliviar a ardência ou a língua dolorida, principalmente se causada pelo refluxo ácido.
Gelo, picolés e água fria
O gelo tem qualidades entorpecentes; portanto, beber água gelada ou chupar um cubo de gelo ou gelo pode ajudar a aliviar algumas dores na língua, incluindo dores causadas por boca seca ou boca ardente.
Tratamentos de venda livre
Você também pode visitar sua farmácia local para tratamentos tópicos de venda livre, que funcionam revestindo a língua e protegendo-a de mais irritações.
Exemplos incluem:
- benzocaína (Orabase, Zilactin-B)
- Enxaguamentos com água oxigenada OTC (Peroxyl, Orajel)
Suplementos vitamínicos
Se a dor na língua é causada por uma deficiência de vitamina, considere tomar um suplemento multivitamínico ou um complexo de vitamina B. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.
Evitando alimentos picantes e irritantes
Alimentos condimentados e ácidos (como abacaxi, limão e tomate) podem piorar a dor na língua. Até que a dor desapareça, evite esses alimentos. Em vez disso, coma alimentos macios e leves, como purê de batatas e aveia.
Tratamentos médicos
Embora os remédios caseiros possam ajudar a reduzir a dor na língua, infecções e condições inflamatórias, além de doenças crônicas como o câncer, provavelmente exigirão tratamento médico.
Antibióticos
Infecções bacterianas, como a sífilis, podem levar a feridas na boca.O seu médico receitará um antibiótico para tratar a infecção. Certifique-se de tomar o curso completo de antibióticos, mesmo se você começar a se sentir melhor.
Antifúngicos
Antifúngicos, como o fulcanazol (Diflucan) e o clotrimazol (Mycelex Troche) são prescritos para tratar candidíase oral.
Colutório prescrito
Um enxaguatório bucal com receita médica ou um enxaguamento bucal antimicrobiano podem ajudar a prevenir infecções à medida que a língua dorida se cura.
Esteróides
Um médico pode prescrever um corticosteróide para reduzir a inflamação causada por feridas na boca ou por outra condição inflamatória, como o líquen plano.
Suplementos vitamínicos
Você pode precisar de um suplemento vitamínico prescrito, como uma injeção de B-12, folato ou ferro para ajudar a tratar uma deficiência de vitamina.
Medicamentos para aumentar a produção de saliva
Se você tem boca seca, existem prescrições disponíveis para ajudar a aumentar a produção de saliva.
Tratamentos contra o câncer
O tratamento para o câncer de boca geralmente consiste em cirurgia, quimioterapia ou radiação.
Quando consultar um médico
Se você notar alterações na língua (como alterações de cor, inchaços ou feridas), que duram mais de duas semanas, visite um médico ou dentista. Você deve consultar um médico mais cedo se tiver os seguintes sintomas ao lado de uma língua dolorida:
- febre
- erupção cutânea
- fadiga
- sangramento nas gengivas
- manchas brancas na boca
- diarréia
- incapacidade de comer ou beber
- bolhas ou feridas em outras partes do corpo
Um médico pode descobrir se a dor na língua é causada por uma condição subjacente ou se você simplesmente precisa fazer algumas alterações na sua rotina de higiene bucal. Eles também podem testar para descartar causas menos comuns de dor na língua, como síndrome da boca ardente e câncer de boca.
Os problemas de língua causados por infecções, como candidíase oral ou sífilis, provavelmente exigirão receita médica para se livrar da infecção, portanto, não demore a marcar uma consulta.
Causas de uma língua dolorida
A maioria das causas de uma língua dolorida é temporária e não é grave.
As causas mais comuns de dor na língua incluem:
- lesão, como morder ou queimar a língua
- irritação de aparelhos ou dentaduras, escovar os dentes com muita força ou ranger os dentes à noite
- papilas gustativas inchadas (papilas aumentadas), também chamadas de inchaços da mentira
- aftas
- candidíase oral (infecção por fungos na boca)
- infecções, como sífilis, doenças das mãos, pés e boca, HPV e escarlatina
- menopausa
- sensibilidades ou alergias alimentares
- fumar e mascar tabaco
- refluxo ácido
- boca seca (xerostomia)
- medicações
As causas menos comuns para uma língua dolorida incluem:
- deficiências de vitaminas, como vitamina B-12, ferro, folato, niacina ou zinco
- mucosite oral causada por quimioterapia e radioterapia
- síndrome da boca ardente
- neuralgia
- líquen plano
- Doença de Behçet
- Glossite de Moeller
- Pênfigo vulgar
- Síndrome de Sjögren
- doença celíaca
- câncer bucal
Leve embora
Uma língua dolorida geralmente não é grave e pode até resolver sozinha dentro de duas semanas. Enquanto isso, você pode tentar alguns remédios caseiros para aliviar a dor ao curar.
Os remédios caseiros também podem ajudar com os sintomas de condições médicas mais graves, como candidíase oral e deficiências de vitaminas, como parte do plano de tratamento médico recomendado por um médico.