Autor: Charles Brown
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
TRATAMENTO DA RETOCOLITE ULCERATIVA | APRENDA NUTRIÇÃO
Vídeo: TRATAMENTO DA RETOCOLITE ULCERATIVA | APRENDA NUTRIÇÃO

Contente

visão global

A colite ulcerativa (UC) é uma doença inflamatória intestinal imprevisível e crônica. Os sintomas comuns incluem diarreia, fezes com sangue e dor abdominal.

Os sintomas da UC podem ir e vir ao longo de sua vida. Algumas pessoas experimentam períodos de remissão em que os sintomas desaparecem completamente. Isso pode durar dias, semanas, meses ou anos. Mas a remissão nem sempre é permanente.

Muitas pessoas têm surtos ocasionais, o que significa que os sintomas de colite ulcerativa retornam. O comprimento de um flare varia. A gravidade dos surtos também pode variar de pessoa para pessoa.

Embora os sintomas possam se tornar ativos a qualquer momento, é possível prolongar o tempo entre os surtos.

Manter a UC sob controle envolve saber como gerenciar o retorno dos sintomas e reconhecer os fatores que podem desencadear uma crise.


Gerenciando surtos de colite ulcerosa

Aprender como gerenciar surtos de UC pode ajudá-lo a se sentir melhor e a melhorar sua qualidade de vida. Aqui estão algumas dicas para lidar com isso:

1. Mantenha um diário alimentar

Anote tudo o que você come e bebe para identificar os alimentos que podem desencadear seus surtos. Assim que notar um padrão, remova alimentos ou bebidas suspeitos de problemas de sua dieta por alguns dias para ver se os sintomas melhoram.

Em seguida, reintroduza lentamente esses alimentos em sua dieta. Se você tiver outro surto, elimine esses alimentos de sua dieta.

2. Limite a ingestão de fibras

As fibras contribuem para a regularidade e saúde intestinal, mas o excesso de fibras também pode desencadear crises de colite ulcerativa.

Tente comer apenas alimentos que contenham 1 grama de fibra ou menos por porção. Alimentos com baixo teor de fibras incluem:

  • carboidratos refinados (arroz branco, massa branca, pão branco)
  • peixe
  • ovos
  • tofu
  • manteiga
  • algumas frutas cozidas (sem casca ou sementes)
  • suco sem polpa
  • carnes cozidas

Em vez de comer vegetais crus, cozinhe no vapor, asse ou asse. Cozinhar vegetais resulta em alguma perda de fibra.


3. Exercício

O exercício pode melhorar o seu humor, aliviar o estresse e melhorar a ansiedade e a depressão associadas à UC. A atividade física também pode suprimir a inflamação no corpo e ajudá-lo a se sentir melhor.

Descubra que tipo de exercício funciona melhor para você. Mesmo a incorporação de exercícios de baixa intensidade como natação, ciclismo, ioga e caminhada pode ajudar.

4. Reduza o estresse

Aprender como controlar o estresse pode diminuir a resposta inflamatória do seu corpo e ajudá-lo a superar uma crise mais cedo.

Maneiras simples de aliviar o estresse incluem meditação, exercícios de respiração profunda e reservar um tempo para si mesmo todos os dias. Também é útil definir metas realistas e aprender a dizer não quando estiver se sentindo sobrecarregado. Você também deve dormir bastante e fazer uma dieta balanceada.

Fale com seu médico se as mudanças no estilo de vida não melhorarem seu nível de estresse. Eles podem recomendar medicamentos ou procurar aconselhamento de um profissional de saúde mental.

5. Coma refeições menores

Se você sentir dor abdominal ou diarreia depois de comer três grandes refeições por dia, reduza para cinco ou seis pequenas refeições por dia para ver se os sintomas melhoram.


6. Fale com o seu médico

Surtos repetidos podem indicar problemas com o tratamento atual. Fale com o seu médico e discuta o ajuste da sua medicação.

Seu médico pode precisar adicionar outro tipo de medicamento ao seu regime. Ou, eles podem aumentar sua dosagem para ajudá-lo a alcançar e manter a remissão.

Fatores que podem desencadear um surto UC

Além de saber como gerenciar surtos, também é útil reconhecer os fatores que podem desencadear seus surtos.

Pular ou esquecer de tomar seu medicamento

A UC causa inflamação e úlceras no cólon. Se não for tratada, essa condição pode levar a complicações fatais, como perfuração do intestino, câncer de cólon e megacólon tóxico.

Seu médico provavelmente irá prescrever um medicamento para reduzir a inflamação, como um antiinflamatório ou imunossupressor.

Esses medicamentos aliviam os sintomas de colite ulcerativa e também podem funcionar como terapia de manutenção para mantê-lo em remissão. Os sintomas podem retornar se você não tomar o medicamento conforme as instruções.

Em algum momento, seu médico pode discutir a redução gradual da medicação. Mas você nunca deve diminuir sua dosagem ou parar de tomar sua medicação sem falar primeiro com seu médico.

Outros medicamentos

Um medicamento que você toma para outra doença também pode desencadear um surto. Isso pode acontecer se você tomar um antibiótico para tratar uma infecção bacteriana. Os antibióticos às vezes podem perturbar o equilíbrio das bactérias intestinais no intestino e causar diarreia.

Além disso, certos antiinflamatórios não esteróides (AINEs) vendidos sem prescrição médica, como aspirina e ibuprofeno, podem irritar o cólon e causar um surto. Isso não significa que você deve parar de tomar medicamentos para a dor ou antibióticos. Mas você deve falar com seu médico antes de tomar esses medicamentos.

Se sentir dor de estômago depois de tomar um AINE, seu médico pode sugerir paracetamol para reduzir a dor. Se você toma um antibiótico, também pode precisar de um medicamento antidiarreico temporário para combater possíveis efeitos colaterais.

Estresse

O estresse não causa colite ulcerativa, mas pode exacerbar os sintomas e desencadear um surto.

Quando está sob estresse, seu corpo entra em modo de luta ou fuga. Ele libera hormônios que aumentam sua freqüência cardíaca e aumentam sua adrenalina. Esses hormônios do estresse também estimulam uma resposta inflamatória.

Em pequenas doses, os hormônios do estresse são inofensivos. O estresse crônico, por outro lado, pode manter o corpo inflamado e piorar os sintomas da colite ulcerativa.

Dieta

Os alimentos que você ingere também podem piorar os sintomas da UC. Você pode ter um surto ou notar que seus sintomas pioram depois de consumir certos tipos de alimentos, como:

  • laticínios
  • frutas e vegetais crus
  • feijões
  • alimentos picantes
  • adoçantes artificiais
  • Pipoca
  • carne
  • nozes e sementes
  • comidas gordurosas

As bebidas problemáticas podem incluir leite, álcool, refrigerantes e bebidas com cafeína.

Os alimentos que desencadeiam surtos de UC variam de pessoa para pessoa. Além disso, a maneira como seu corpo responde a certos alimentos pode mudar com o tempo.

Leve embora

É possível melhorar os sintomas da UC e alcançar a remissão com mudanças na dieta e no estilo de vida. A chave é identificar e evitar quaisquer fatores que possam desencadear seus surtos. Tomar medidas rápidas durante um surto pode, então, controlar sua condição.

Fascinantemente

Os melhores aplicativos de doença de Crohn de 2020

Os melhores aplicativos de doença de Crohn de 2020

Viver com a doença de Crohn pode er deafiador, ma a tecnologia pode ajudar. Procuramo a melhore ferramenta para ajudá-lo a controlar o intoma, monitorar o nívei de etree, monitorar a nu...
7 sinais e sintomas de overdose de zinco

7 sinais e sintomas de overdose de zinco

O zinco é um mineral eencial envolvido em mai de 100 reaçõe química em eu corpo.É neceário para o crecimento, a íntee de DNA e a percepção normal do abor. ...