Tratamentos para AVC
Contente
- Visão geral
- Tratamento de emergência para acidente vascular cerebral isquêmico
- Aspirina
- Medicamentos para AVC
- Embolectomia por cateter
- Craniotomia descompressiva
- Tratamentos preventivos para AVC isquêmico
- Mudancas de estilo de vida
- Endarterectomia carotídea
- Tratamento para derrame hemorrágico
- Cirurgia
- Reparo endovascular
- Recorte de aneurisma
- Reabilitação após um acidente vascular cerebral
- Outlook
Visão geral
Um acidente vascular cerebral ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte específica do seu cérebro é interrompido. Quando isso acontece, as células não recebem oxigênio e começam a morrer, causando inúmeros sintomas. Os sintomas mais comuns são alterações na fala e dormência ou fraqueza do rosto, pernas ou braços.
A rápida avaliação do AVC, conhecida pela sigla FAST (face, braços, fala, tempo), é vista abaixo:
- F: Verifique se há inclinação facial.
- UMA: Mantenha os braços abertos. Alguém cai para baixo?
- S: A fala está anormal, atrasada ou ausente?
- T: É hora de ligar para o 911 ou para o serviço de emergência local, se algum desses sintomas estiver presente.
Como um acidente vascular cerebral afeta você depende da localização em seu cérebro onde o acidente vascular cerebral ocorre.
A avaliação e o tratamento para um derrame devem começar o mais rápido possível. Quanto mais rápido o tratamento de emergência começar, maior a chance de evitar danos duradouros.O tratamento depende do tipo de derrame que você está tendo.
Tratamento de emergência para acidente vascular cerebral isquêmico
AVC isquêmico é o tipo mais comum de AVC. Eles ocorrem quando um coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo sanguíneo para o seu cérebro. O tratamento medicamentoso para este tipo de acidente vascular cerebral deve começar dentro de 4,5 horas após o evento, de acordo com as diretrizes de 2018 da American Heart Association (AHA) e da American Stroke Association (ASA). O objetivo é quebrar o coágulo sanguíneo que está bloqueando ou interrompendo o fluxo sanguíneo no cérebro.
Aspirina
Os médicos costumam usar aspirina no tratamento de derrames. A aspirina afina o sangue e pode até ajudar a prevenir futuros derrames.
Como medicamento preventivo, é especialmente eficaz na prevenção de derrame secundário. As pessoas que nunca tiveram um derrame antes devem usar aspirina apenas como medicamento preventivo se tiverem os dois:
- baixo risco de sangramento
- alto risco de doença cardiovascular aterosclerótica, como derrame ou ataque cardíaco
Não deixe de informar o seu médico se você já estiver tomando aspirina para outras condições.
Medicamentos para AVC
O seu médico também pode administrar medicamentos para interromper os coágulos. Um medicamento intravenoso comum (IV) é o ativador do plasminogênio tecidual (tPA). É dado durante um acidente vascular cerebral ativo se a pessoa é um bom candidato. Este medicamento trabalha para interromper um derrame dissolvendo o coágulo que está causando o derrame.
Após um acidente vascular cerebral, seu médico pode prescrever medicamentos orais, como clopidogrel (Plavix) ou varfarina (Coumadin). Estes são utilizados para diluir o seu sangue, a fim de reduzir o risco de derrame no futuro. As estatinas também demonstraram reduzir a incidência de derrame futuro.
Embolectomia por cateter
Se os medicamentos não quebrarem adequadamente o coágulo sanguíneo e se o derrame for agudo ou localizado em uma área, seu médico poderá usar um cateter para acessar o coágulo e removê-lo manualmente. O cateter é enfiado através dos vasos sanguíneos em direção à área onde o coágulo está alojado. O seu médico pode remover o coágulo por um dispositivo tipo saca-rolhas acoplado ao cateter ou usando agentes anti-coágulos administrados através do cateter diretamente no coágulo.
A remoção mecânica de coágulos pode ser realizada até 24 horas após o aparecimento dos sintomas do AVC.
Craniotomia descompressiva
Um grande derrame pode levar a um inchaço grave no cérebro. Em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária se os medicamentos não aliviarem adequadamente o inchaço. A craniectomia descompressiva visa aliviar o acúmulo de pressão dentro do crânio antes que ele se torne perigoso. Para o procedimento, seu cirurgião abrirá um retalho de osso no crânio na área do inchaço. Quando a pressão é aliviada, a aba normalmente é retornada.
Tratamentos preventivos para AVC isquêmico
Após procedimentos de emergência, seu médico avaliará a saúde de suas artérias e determinará o que precisa ser feito para evitar outro derrame isquêmico.
Mudancas de estilo de vida
As medidas preventivas pós-AVC concentram-se principalmente na melhoria da saúde cardiovascular. Isso pode significar diminuir a pressão sanguínea e gerenciar os níveis de açúcar no sangue e colesterol ou lipídios.
Provavelmente incluirá uma combinação de exercício, dieta mais saudável e medicamentos como aspirina. Se você fuma, parar de fumar é uma mudança importante no estilo de vida para a prevenção de AVC.
Endarterectomia carotídea
Esse procedimento geralmente é realizado em pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral isquêmico devido a uma artéria carótida bloqueada. As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos no pescoço que fornecem sangue ao cérebro. Para este procedimento, seu cirurgião removerá placas e bloqueios dessas artérias para melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir o risco de derrame futuro.
Esta cirurgia carrega os riscos associados a qualquer cirurgia. Também existe o risco de que ele possa desencadear outro derrame se placas ou coágulos sanguíneos forem liberados durante a cirurgia. Medidas de proteção são usadas para ajudar a reduzir esses riscos.
Tratamento para derrame hemorrágico
O AVC hemorrágico ocorre quando um aneurisma cerebral explode ou um vaso sanguíneo enfraquecido vaza. Isso faz com que o sangue vaze para o seu cérebro, criando inchaço e pressão.
Ao contrário dos derrames isquêmicos, o tratamento para derrames hemorrágicos não envolve diluentes de sangue. Isso ocorre porque o afinamento do sangue pode piorar o sangramento no cérebro. Se você já estiver tomando medicamentos para afinar o sangue, seu médico poderá administrar medicamentos para neutralizá-los ou diminuir a pressão sanguínea para diminuir o sangramento no cérebro.
Cirurgia
Dependendo do dano ao vaso no seu cérebro, você pode precisar de cirurgia após um derrame hemorrágico. Para que a cirurgia seja realizada com sucesso, o vaso sanguíneo anormal deve estar em um local que o cirurgião possa alcançar.
Se o seu cirurgião puder acessar a artéria afetada, ele poderá removê-la completamente. A remoção reduz o risco de uma ruptura futura. Dependendo da localização e tamanho do aneurisma, a remoção cirúrgica pode não ser uma boa opção.
Reparo endovascular
O seu médico pode recomendar um procedimento chamado reparo endovascular. Seu cirurgião enfia um fio fino e um cateter nos vasos sanguíneos e no aneurisma. Em seguida, eles soltam uma bobina de fio macio de platina na área. O fio é tão grosso quanto um fio de cabelo. Essa bobina cria uma rede que impede que o sangue flua para o aneurisma. Isso evita o sangramento ou ressangramento.
Recorte de aneurisma
Outra opção de tratamento é cortar o aneurisma instalando permanentemente um grampo para evitar que ele sangre mais ou quebre. Esse procedimento envolve cirurgia e é recomendado quando o enrolamento não for eficaz. O recorte é tipicamente mais invasivo que o enrolamento.
Reabilitação após um acidente vascular cerebral
A reabilitação após um derrame depende da extensão do dano e de qual parte do seu cérebro foi afetada. Por exemplo, se o derrame ocorreu no lado direito do seu cérebro, você pode precisar de reabilitação física que se concentre em subir e descer escadas, vestir-se ou levar comida à boca. O lado direito do cérebro controla as funções visuais-espaciais.
Você pode precisar de medidas corretivas ou de reabilitação para também ajudar com:
- coordenação
- Saldo
- visão
- controle do intestino ou bexiga
- discurso
- deglutição
- atividade motora fina, como escrever ou desenhar
Outlook
Ter um derrame pode ser um evento sério e com risco de vida. No entanto, quanto mais cedo você for avaliado e tratado, mais rápido poderá evitar danos a longo prazo ao cérebro e ao corpo.
Diferentes tipos de acidentes vasculares cerebrais requerem diferentes tratamentos, procedimentos de reabilitação e medidas preventivas. Se você estiver com os sintomas de um derrame, procure atendimento médico de emergência imediatamente.