Este é o seu cérebro em ... Stress
Contente
O estresse já tem uma má reputação em nossa sociedade moderna, mas a resposta ao estresse é uma resposta normal e às vezes benéfica do corpo ao ambiente. O problema é quando você fica desequilibrado e seu cérebro permanece em constante modo de estresse. Você sabia que o estresse crônico pode realmente matar as células do seu cérebro? Tenho certeza de que saber disso ajuda consideravelmente seus níveis de estresse. De nada.
Mas, apesar de como podemos nos sentir sexta-feira às 4:55, após uma semana muito (muito) longa, não temos que estar à mercê de nossos hormônios. Quer você faça ioga, pratique meditação ou trabalhe seus sentimentos na quadra de basquete, os pesquisadores descobriram cinco razões importantes pelas quais você precisa para manter o estresse sob controle.
1. Fadiga adrenal. Embora a fadiga adrenal como um distúrbio ainda esteja sob disputa na comunidade médica, a maioria dos profissionais médicos lhe dirá que estressar constantemente suas glândulas supra-renais - pequenas glândulas que ficam sobre os rins e produzem cortisol, o hormônio do estresse - leva a um desequilíbrio que, se não for controlada, pode causar todos os tipos de problemas, desde inflamação até depressão.
2. Problemas de memória. Estudos que examinam a memória descobriram uma grande constante que afeta o que e como podemos nos lembrar das coisas: o estresse. Quanto mais estressados estamos, mais nossas memórias de curto e longo prazo são afetadas. O estresse crônico também tem sido associado à doença de Alzheimer e à demência em idosos.
3. Aumento da sensibilidade ao medicamento. A barreira sangue-cérebro - a única coisa que decide o que passa do sangue para o cérebro - é extremamente bem ajustada. Normalmente faz um ótimo trabalho em deixar as coisas boas entrarem e manter as coisas ruins fora, mas algo sobre o estresse aumenta a permeabilidade dessa barreira, o que significa que drogas que normalmente só afetariam você de uma maneira podem se tornar muito mais potentes quando eles entram em seu cérebro.
4. Envelhecer mais rápido. Observe a varredura do cérebro de alguém e você não saberá qual é sua idade cronológica, mas poderá saber que idade o corpo dela pensa ter. Quanto mais estresse você sofre, mais "velho" seu cérebro parece e age. Todo o creme anti-rugas do mundo não pode ajudá-lo se você for um caso de estresse obstinado.
5. Resposta específica de gênero. As mulheres reagem ao estresse de maneira diferente dos homens. Voltamo-nos para uma resposta do tipo "cuidar e ser amigo", em vez da reação padrão de "lutar ou fugir". Isso nos torna um pouco menos vulneráveis ao estresse (garotas!), Mas também significa que não podemos aceitar cegamente dicas para redução do estresse com base em pesquisas feitas com homens.