Formigas de fogo
As formigas de fogo são insetos de cor vermelha. A picada de uma formiga de fogo liberta uma substância nociva, chamada veneno, para a pele.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma picada de formiga de fogo real. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
O veneno da formiga de fogo contém uma substância química chamada piperidina.
As formigas de fogo constroem ninhos de terra que formam montes, geralmente em ambientes abertos com grama. Eles são normalmente encontrados no sul dos Estados Unidos e outras áreas que não congelam no inverno.
Os sintomas de uma picada de formiga de fogo podem incluir:
- Inchaço, vermelhidão, coceira e dor ao redor do local da picada
- Bolhas cheias de pus que duram de 3 a 8 dias
- Possível crosta na área da picada que dura de 3 a 10 dias
Aqueles alérgicos a veneno de formiga de fogo também podem ter:
- Dificuldade ao respirar
- Frequência cardíaca rápida
- Inchaço da garganta
Várias picadas de formiga de fogo podem causar vômito, diarréia, inchaço por todo o corpo, falta de ar, pressão arterial baixa, taquicardia e choque.
O tratamento domiciliar depende da localização e da reação à picada.
Lave a área exposta com bastante água e sabão. NÃO use álcool para lavar a área. Lave bem os olhos com água em caso de penetração de veneno.
Para picadas leves, coloque gelo (envolto em um pano limpo) na área da picada por 10 minutos e retire por 10 minutos. Repita este processo. Se a pessoa tiver problemas de circulação sanguínea, diminua o tempo para evitar possíveis danos à pele.
Algumas pessoas são alérgicas ao veneno de formiga. Se a reação for grave, procure ajuda médica imediatamente e ligue para o número de emergência local (como o 911) ou controle de veneno.
Quem tem alergia a picadas ou picadas de insetos deve carregar um kit para picada de abelha e saber como usá-lo em caso de emergência. Esses kits exigem receita médica.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- O tipo de inseto, se possível
- Hora da mordida
O seu centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de ajuda ao veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. A ferida será tratada conforme apropriado.
A pessoa pode receber:
- Exames de sangue e urina
- Suporte respiratório, incluindo oxigênio (reações alérgicas graves podem exigir um tubo na garganta e uma máquina de respiração)
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos intravenosos (IV, através de uma veia)
- Remédios para tratar os sintomas
Quanto mais cedo o tratamento apropriado for iniciado, melhor será o resultado. Pessoas que não são alérgicas a formigas de fogo ficarão bem em algumas horas a alguns dias. Pessoas com reações alérgicas graves podem precisar permanecer no hospital.
- Picadas de insetos nas pernas
Elston DM. Mordidas e picadas. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 85.
Erickson TB, Márquez A. Arthropod envenomation and parasitism. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Natureza de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 41.
Otten EJ. Lesões de animais peçonhentos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 55.