Transplante de rim
Um transplante de rim é uma cirurgia para colocar um rim saudável em uma pessoa com insuficiência renal.
Os transplantes renais são uma das operações de transplante mais comuns nos Estados Unidos.
Um rim doado é necessário para substituir o trabalho realizado anteriormente por seus rins.
O rim doado pode ser de:
- Doador vivo aparentado - parente da pessoa que recebe o transplante, como um pai, irmão ou filho
- Doador vivo não relacionado - como um amigo ou cônjuge
- Doador falecido - uma pessoa que morreu recentemente e que não tem doença renal crônica conhecida
O rim saudável é transportado em uma solução especial que preserva o órgão por até 48 horas. Isso dá aos profissionais de saúde tempo para realizar testes para garantir que o sangue e o tecido do doador e do receptor sejam compatíveis.
PROCEDIMENTO PARA UM DOADOR RIM VIVO
Se estiver doando um rim, você será colocado sob anestesia geral antes da cirurgia. Isso significa que você estará dormindo e sem dor. Hoje, os cirurgiões costumam usar pequenos cortes cirúrgicos com técnicas laparoscópicas para remover o rim.
PROCEDIMENTO PARA A PESSOA QUE RECEBE O RIM (DESTINATÁRIO)
As pessoas que recebem um transplante de rim recebem anestesia geral antes da cirurgia.
- O cirurgião faz um corte na região inferior da barriga.
- Seu cirurgião coloca o novo rim dentro de sua barriga. A artéria e a veia do novo rim estão conectadas à artéria e veia da pelve. Seu sangue flui através do novo rim, que produz a urina exatamente como seus próprios rins faziam quando eram saudáveis. O tubo que transporta a urina (ureter) é então conectado à bexiga.
- Seus próprios rins são mantidos no lugar, a menos que estejam causando um problema médico. A ferida é então fechada.
A cirurgia de transplante de rim leva cerca de 3 horas. Pessoas com diabetes também podem fazer um transplante de pâncreas ao mesmo tempo. Isso pode adicionar mais 3 horas à cirurgia.
Você pode precisar de um transplante de rim se tiver doença renal em estágio terminal. A causa mais comum de doença renal em estágio terminal nos EUA é o diabetes. No entanto, existem muitas outras causas.
Um transplante de rim NÃO pode ser feito se você tiver:
- Certas infecções, como tuberculose ou infecções ósseas
- Problemas para tomar medicamentos várias vezes ao dia pelo resto de sua vida
- Doença cardíaca, pulmonar ou hepática
- Outras doenças potencialmente fatais
- História recente de câncer
- Infecções, como hepatite
- Comportamentos atuais, como tabagismo, abuso de álcool ou drogas ou outros hábitos de vida de risco
Os riscos específicos relacionados a este procedimento incluem:
- Coágulos sanguíneos (trombose venosa profunda)
- Ataque cardíaco ou derrame
- Infecções de feridas
- Efeitos colaterais de medicamentos usados para prevenir a rejeição de transplantes
- Perda de rim transplantado
Você será avaliado por uma equipe do centro de transplante. Eles vão querer ter certeza de que você é um bom candidato para um transplante de rim. Você terá várias visitas durante um período de várias semanas ou meses. Você precisará tirar sangue e fazer radiografias.
Os testes feitos antes do procedimento incluem:
- Tipo de tecido e sangue para ajudar a garantir que seu corpo não rejeite o rim doado
- Exames de sangue ou exames de pele para verificar se há infecções
- Testes cardíacos, como EKG, ecocardiograma ou cateterismo cardíaco
- Testes para procurar câncer precoce
Você também deve considerar um ou mais centros de transplante para determinar qual é o melhor para você.
- Pergunte ao centro quantos transplantes eles realizam por ano e quais são suas taxas de sobrevivência. Compare esses números com os de outros centros de transplante.
- Pergunte sobre os grupos de apoio que eles têm disponíveis e que tipo de planos de viagem e hospedagem eles oferecem.
Se a equipe de transplante acreditar que você é um bom candidato a um transplante de rim, você será colocado em uma lista de espera nacional.
O seu lugar na lista de espera baseia-se em vários fatores. Os principais fatores incluem o tipo de problemas renais que você tem, a gravidade da sua doença cardíaca e a probabilidade de um transplante ser bem-sucedido.
Para os adultos, a quantidade de tempo que você passa em uma lista de espera não é o fator mais importante ou principal para determinar quando você obterá um rim. A maioria das pessoas que aguardam um transplante renal está em diálise. Enquanto você espera por um rim:
- Siga qualquer dieta recomendada por sua equipe de transplante.
- Não beber álcool.
- Não fume.
- Mantenha seu peso dentro da faixa recomendada. Siga qualquer programa de exercícios recomendado.
- Tome todos os medicamentos conforme foram prescritos para você. Relate quaisquer alterações em seus medicamentos e quaisquer problemas médicos novos ou agravantes à equipe de transplante.
- Vá a todas as consultas regulares com seu médico regular e equipe de transplante. Certifique-se de que a equipe de transplante tenha os números de telefone corretos para que possam contatá-lo imediatamente se um rim estiver disponível. Certifique-se sempre de que você pode ser contatado de forma rápida e fácil.
- Tenha tudo pronto com antecedência para ir ao hospital.
Se você recebeu um rim doado, precisará permanecer no hospital por cerca de 3 a 7 dias. Você precisará de um acompanhamento médico rigoroso e de exames de sangue regulares por 1 a 2 meses.
O período de recuperação é de cerca de 6 meses. Freqüentemente, sua equipe de transplante solicitará que você permaneça próximo ao hospital nos primeiros 3 meses. Você precisará fazer check-ups regulares com exames de sangue e raios-x por muitos anos.
Quase todas as pessoas sentem que têm uma melhor qualidade de vida após o transplante. Aqueles que recebem um rim de um doador vivo aparentado se saem melhor do que aqueles que recebem um rim de um doador falecido. Se você doar um rim, na maioria das vezes poderá viver em segurança, sem complicações com o rim restante.
Pessoas que recebem um rim transplantado podem rejeitar o novo órgão. Isso significa que seu sistema imunológico vê o novo rim como uma substância estranha e tenta destruí-lo.
Para evitar a rejeição, quase todos os receptores de transplante renal devem tomar medicamentos que suprimem sua resposta imunológica pelo resto da vida. Isso é chamado de terapia imunossupressora. Embora o tratamento ajude a prevenir a rejeição de órgãos, ele também coloca os pacientes em maior risco de infecção e câncer. Se você toma este medicamento, precisa fazer um rastreamento para o câncer. Os medicamentos também podem causar pressão alta e colesterol alto e aumentar o risco de diabetes.
Um transplante de rim bem-sucedido requer acompanhamento rigoroso com o seu médico e você deve sempre tomar o medicamento conforme as instruções.
Transplante renal; Transplante - rim
- Remoção do rim - descarga
- Anatomia renal
- Rim - fluxo de sangue e urina
- Rins
- Transplante de rim - série
Barlow AD, Nicholson ML. Cirurgia de transplante renal. In: Feehally J, Floege J, Tonelli M, Johnson RJ, eds. Nefrologia Clínica Abrangente. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 103.
Becker Y, Witkowski P. Transplante de rim e pâncreas. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 26.
Gritsch HA, Blumberg JM. Transplante renal. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 47.