Embolização da artéria uterina
A embolização da artéria uterina (EAU) é um procedimento para tratar miomas sem cirurgia. Miomas uterinos são tumores não cancerosos (benignos) que se desenvolvem no útero (útero).
Durante o procedimento, o suprimento de sangue para os miomas é interrompido. Isso normalmente faz com que os miomas encolham.
Os Emirados Árabes Unidos são feitos por um médico chamado radiologista intervencionista.
Você estará acordado, mas não sentirá dor. Isso é chamado de sedação consciente. O procedimento leva cerca de 1 a 3 horas.
O procedimento geralmente é feito desta forma:
- Você recebe um sedativo. Este é um medicamento que o deixa relaxado e com sono.
- Um analgésico local (anestésico) é aplicado na pele ao redor da virilha. Isso entorpece a área para que você não sinta dor.
- O radiologista faz um pequeno corte (incisão) em sua pele. Um tubo fino (cateter) é inserido na artéria femoral. Esta artéria está no topo da sua perna.
- O radiologista enfia o cateter na artéria uterina. Esta artéria fornece sangue ao útero.
- Pequenas partículas de plástico ou gelatina são injetadas através do cateter nos vasos sanguíneos que fornecem sangue aos miomas. Essas partículas bloqueiam o suprimento de sangue às pequenas artérias que transportam sangue para os miomas. Sem esse suprimento de sangue, os miomas encolhem e morrem.
- EAU é feito nas artérias uterinas direita e esquerda através da mesma incisão. Se necessário, mais de 1 mioma é tratado.
Os Emirados Árabes Unidos são uma forma eficaz de tratar os sintomas causados por alguns tipos de miomas. Discuta com seu médico se esse procedimento tem probabilidade de ser bem-sucedido para você.
Mulheres que têm Emirados Árabes Unidos podem:
- Os sintomas incluem sangramento, baixa contagem de sangue, dor ou pressão pélvica, acordar à noite para urinar e prisão de ventre
- Já experimentou medicamentos ou hormônios para reduzir os sintomas
- Às vezes, faça Emirados Árabes Unidos após o parto para tratar sangramento vaginal muito intenso
Emirados Árabes Unidos geralmente são seguros.
Os riscos de qualquer procedimento invasivo são:
- Sangrando
- Uma reação negativa ao anestésico ou medicamento usado
- Infecção
- Hematomas
Os riscos dos Emirados Árabes Unidos são:
- Lesão em uma artéria ou no útero.
- Falha em reduzir os miomas ou tratar eficazmente os sintomas.
- Possíveis problemas com uma futura gravidez. Mulheres que desejam engravidar devem discutir cuidadosamente esse procedimento com seu provedor, pois pode reduzir as chances de uma gravidez bem-sucedida.
- Ausência de períodos menstruais.
- Problemas com função ovariana ou menopausa prematura.
- Falha em diagnosticar e remover um tipo raro de câncer que pode crescer em miomas (leiomiossarcoma). A maioria dos miomas não é cancerosa (benigna), mas os leiomiossarcomas ocorrem em um pequeno número de miomas. A embolização não tratará ou diagnosticará essa condição e pode levar a um diagnóstico tardio e, possivelmente, a um desfecho pior uma vez que seja tratada.
Sempre diga ao seu provedor:
- Se você pode estar grávida ou planeja engravidar no futuro
- Que medicamentos está a tomar, incluindo medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita
Antes dos Emirados Árabes Unidos:
- Pode ser solicitado que você pare de tomar aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), varfarina (Coumadin) e quaisquer outros medicamentos que dificultam a coagulação do sangue.
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você fuma, tente parar. Seu provedor pode fornecer conselhos e informações para ajudá-lo a parar de fumar.
No dia dos Emirados Árabes Unidos:
- Você pode ser solicitado a não beber ou comer nada por 6 a 8 horas antes deste procedimento.
- Tome os medicamentos que o seu médico lhe disse para tomar com um pequeno gole de água.
- Chegue pontualmente ao hospital conforme as instruções.
Você pode passar a noite no hospital. Ou você pode ir para casa no mesmo dia.
Você receberá remédio para dor. Você será instruído a permanecer deitado por 4 a 6 horas após o procedimento.
Siga todas as outras instruções sobre como cuidar de si mesmo depois de ir para casa.
Cólicas abdominais e pélvicas moderadas a graves são comuns nas primeiras 24 horas após o procedimento. Eles podem durar de alguns dias a 2 semanas. As cólicas podem ser graves e durar mais de 6 horas de cada vez.
A maioria das mulheres se recupera rapidamente e pode retornar às atividades normais em 7 a 10 dias. Às vezes, partes do tecido fibróide tratado podem passar pela vagina.
Os Emirados Árabes Unidos funcionam bem para diminuir a dor, a pressão e o sangramento dos miomas na maioria das mulheres submetidas ao procedimento.
A EAU é menos invasiva do que os tratamentos cirúrgicos para miomas uterinos. Muitas mulheres podem retornar às atividades mais rapidamente do que após a cirurgia.
A maioria dos estudos mostra que algumas mulheres requerem procedimentos adicionais para tratar completamente seus sintomas. Esses procedimentos incluem histerectomia (cirurgia para remover o útero), miomectomia (cirurgia para remover o mioma) ou repetição dos Emirados Árabes Unidos.
Embolização de mioma uterino; UFE; Emirados Árabes Unidos
- Embolização da artéria uterina - secreção
Dolan MS, Hill C, Valea FA. Lesões ginecológicas benignas: vulva, vagina, colo do útero, útero, oviduto, ovário, ultrassonografia de estruturas pélvicas. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 18.
Moravek MB, Bulun SE. Miomas uterinos. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 131.
Spies JB, Czeyda-Pommersheim F. Uterine fibroid embolization. In: Mauro MA, Murphy KPJ, Thomson KR, Venbrux AC, Morgan RA, eds. Intervenções guiadas por imagem. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2014: cap 76.