O que é aracnoidite e como é tratada?
Contente
- Quais são os sintomas?
- O que causa essa condição?
- Como é diagnosticado?
- Qual é o plano de tratamento?
- O que você pode esperar?
O que é aracnoidite?
A aracnoidite é uma condição dolorosa da coluna vertebral. Envolve a inflamação da aracnóide, que é o meio das três membranas que circundam e protegem o cérebro e os nervos da medula espinhal.
A inflamação na aracnóide pode começar após uma cirurgia, lesão da medula espinhal, infecção ou irritação por produtos químicos injetados na coluna. Essa inflamação danifica os nervos espinhais, causando cicatrizes e grumos. A inflamação também pode afetar o fluxo do líquido cefalorraquidiano. Este é o fluido que banha e protege o cérebro e a medula espinhal.
Danos aos nervos podem levar a sintomas neurológicos, como dor intensa, dores de cabeça intensas, dormência e formigamento e dificuldade de movimentação. Continue lendo para aprender mais.
Quais são os sintomas?
Seus sintomas dependem de quais nervos ou áreas da medula espinhal foram danificados pela inflamação. A aracnoidite costuma causar dor intensa na área lesada, que pode incluir parte inferior das costas, pernas, nádegas ou pés.
A dor pode ser parecida com um choque elétrico ou uma sensação de queimação. Ele pode se espalhar pelas costas e pelas pernas. A dor pode piorar quando você se move.
Outros sintomas comuns de aracnoidite incluem:
- dormência, formigamento ou sensação de alfinetes e agulhas
- sensação de rastejamento na pele, como se formigas estivessem andando para cima e para baixo em suas costas
- cãibras musculares ou espasmos
- fraqueza
- dificuldade em caminhar
- fortes dores de cabeça
- problemas de visão
- problemas de audição
- tontura
- náusea
- problemas de bexiga ou intestino
- dificuldade em dormir
- fadiga
- dor nas articulações
- perda de equilíbrio
- disfunção sexual
- depressão
- zumbido nos ouvidos (zumbido)
- incapacidade de suar normalmente (anidrose)
Nos casos mais graves, as pernas podem ficar paralisadas.
O que causa essa condição?
A aracnoidite geralmente começa após uma cirurgia, lesão ou injeção epidural na coluna vertebral.
As causas incluem:
- injeções epidurais de esteroides usadas para tratar problemas de disco e outras causas de dor nas costas
- anestesia peridural, que é frequentemente usada durante o trabalho de parto e parto
- drogas quimioterápicas, como metotrexato (Trexall), que são injetadas na coluna
- lesão ou complicações durante cirurgia espinhal
- lesão da medula espinal
- sangramento na coluna devido a lesão ou cirurgia
- punção lombar (punção lombar), que é um teste que remove uma amostra de líquido cefalorraquidiano de sua coluna para procurar infecções, câncer e outras condições do sistema nervoso
- mielograma, que é um exame de imagem que usa corante de contraste e raios-X ou tomografias para procurar problemas na medula espinhal
- prolapso de disco, que ocorre quando a parte interna de um disco em sua medula espinhal se projeta
- meningite, que é uma infecção viral ou bacteriana que causa inflamação das membranas ao redor do cérebro e da medula espinhal
- tuberculose, que é uma infecção bacteriana que pode afetar os pulmões, o cérebro e a coluna
Como é diagnosticado?
A aracnooidite pode ser difícil de diagnosticar porque seus sintomas são semelhantes aos de outros problemas nervosos nas costas. Saber que você fez recentemente uma cirurgia na coluna, uma lesão ou uma injeção peridural pode ajudar seu médico a se concentrar na aracnoidite.
Para diagnosticar essa condição, seu médico pode fazer um exame neurológico. Eles verificarão seus reflexos e procurarão por áreas de fraqueza.
Para confirmar o diagnóstico, os médicos realizam uma ressonância magnética da parte inferior das costas. Uma ressonância magnética usa ímãs poderosos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do interior do seu corpo. O contraste pode ajudar a destacar a lesão mais claramente nas fotos.
Qual é o plano de tratamento?
Não há cura para a aracnooidite e a condição pode ser difícil de tratar. Algumas terapias podem ajudar a aliviar a dor e outros sintomas. Alguns dos tratamentos para essa condição incluem:
Opioides: Esses medicamentos podem ajudar a aliviar a dor intensa, mas devem ser usados com cautela. Os opióides podem causar efeitos colaterais e podem tornar-se viciantes.
Fisioterapia: Trabalhar com um fisioterapeuta pode ajudá-lo a recuperar o movimento nas partes afetadas do corpo. Seu fisioterapeuta pode usar intervenções como exercícios, massagem, tratamento com calor e frio e terapia com água.
Terapia da conversa: A terapia pode ajudar com quaisquer mudanças de humor relacionadas à aracnoidite. Muitas pessoas com essa condição também sofrem de depressão. A terapia pode ajudá-lo a lidar com a dor física e emocional do distúrbio.
A cirurgia geralmente não é recomendada para tratar a aracnoidite. Isso porque alivia a dor apenas temporariamente e pode causar a formação de mais tecido cicatricial.
O que você pode esperar?
A aracnoidite causa dor crônica e problemas neurológicos, como dormência e formigamento. Algumas pessoas apresentam sintomas muito leves. Outros apresentam sintomas graves. A maioria das pessoas com a doença é entre leve e grave.
A progressão da aracnoidite pode ser difícil de prever. Em algumas pessoas, os sintomas podem piorar com o tempo. Outros acham que seus sintomas permanecem estáveis por muitos anos.
Embora não haja cura para esta condição, os tratamentos podem ajudá-lo a controlar a dor e outros sintomas.