As sobremesas “saudáveis” são realmente tão saudáveis?
Contente
- Diferenças entre sobremesas “saudáveis” e tradicionais
- Os produtos comercializados como “saudáveis” são sempre a melhor opção?
- Por que as calorias não são a única coisa que importa
O mercado de sobremesas está repleto de produtos anunciados como alternativas “saudáveis” a alimentos como sorvetes e assados.
Embora esses itens possam ter menos calorias e açúcar do que as guloseimas tradicionais, alguns contêm ingredientes como adoçantes e enchimentos artificiais que não são bons para sua saúde geral.
Diferenças entre sobremesas “saudáveis” e tradicionais
Se você der um passeio pelos corredores de alimentos congelados e lanches em sua mercearia local, com certeza verá uma série de itens rotulados como "amigo do ceto", "sem açúcar", "sem glúten", "baixo gordura ”ou“ sem gordura ”.
Itens dietéticos, de baixa caloria e sem açúcar geralmente contêm adoçantes artificiais, álcoois de açúcar ou adoçantes naturais com zero calorias, como estévia ou fruta de monge.
Eles são feitos com ingredientes sem gordura ou com baixo teor de gordura para manter o teor de calorias e açúcar mais baixo do que doces feitos com ingredientes de alto teor calórico ou açúcar, como creme, óleo, manteiga, açúcar e xarope de milho com alto teor de frutose.
Marcas que atendem pessoas que seguem padrões dietéticos específicos, como paleo, geralmente colocam mais foco nos ingredientes individuais de seus produtos do que na contagem de calorias.
Por exemplo, as sobremesas paleo - que não contêm grãos, laticínios e adoçantes artificiais - costumam ser mais calóricas do que as dietas ou versões de baixa caloria desses alimentos.
Isso ocorre porque esses itens são feitos com ingredientes de alto teor calórico, como nozes, manteigas de nozes e coco, em vez de leite sem gordura, grãos refinados e adoçantes artificiais.
Muitas pessoas presumem que, apenas porque um produto é baixo em calorias e adoçado com alternativas de açúcar de zero caloria, ele deve ser saudável. No entanto, nem sempre é esse o caso.
Os produtos comercializados como “saudáveis” são sempre a melhor opção?
Quando se trata de decidir se um item é realmente saudável, é mais importante olhar para os ingredientes do que para o conteúdo calórico.
Só porque um lanche ou sobremesa contém poucas calorias por porção não significa que seja uma escolha melhor para sua saúde.
Os itens dietéticos geralmente contêm uma longa lista de ingredientes para imitar o sabor e a textura do produto real.
Por exemplo, a maioria dos sorvetes de baixa caloria são altamente processados e embalados com fibras não digeríveis, álcoois de açúcar, espessantes, aromatizantes, óleos e outros ingredientes que mantêm o conteúdo calórico baixo.
A grande quantidade de fibra encontrada nesses sorvetes “saudáveis” pode causar dor de estômago em algumas pessoas.
Além disso, adoçantes não calóricos artificiais e naturais comumente usados para dar a esses itens um sabor adocicado alteram a composição das bactérias intestinais, o que pode afetar negativamente sua saúde geral.
também mostrou que uma dieta rica em adoçantes não calóricos (incluindo sucralose, eritritol, acessulfame de potássio e aspartame) pode causar doenças metabólicas como diabetes tipo 2.
Sem mencionar o sabor e a textura nada como o de um sorvete de verdade.
Além do mais - embora esses itens sejam normalmente mais baixos em calorias por porção do que os produtos tradicionais, os consumidores são frequentemente encorajados a comer todo o litro de sorvete em vez de apenas uma única porção.
Por exemplo, Halo Top é um sorvete dietético popular que tem o conteúdo calórico de todo o litro exibido no rótulo. Comer meio litro de Halo Top fornecerá a você entre 280 e 380 calorias, além de uma grande quantidade de açúcar adicionado.
Como alternativa, comer 1/2 xícara de sorvete normal fornecerá menos calorias e provavelmente será mais satisfatório.
Por que as calorias não são a única coisa que importa
Escolher alimentos com base apenas em seu conteúdo calórico está fazendo um péssimo serviço à sua saúde.
Embora a ingestão de calorias seja importante em termos de atingir e manter um peso saudável, nutrir seu corpo com alimentos densos em nutrientes em vez de itens de baixa caloria embalados com ingredientes artificiais é muito mais importante para promover a saúde geral e a longevidade.
Se você deseja tornar sua dieta mais saudável, escolha produtos que usem ingredientes naturais e nutritivos em vez de itens que dependem de adoçantes artificiais, fibras adicionadas e açúcar para sabor e textura. Ou melhor ainda, faça o seu em casa.
Por exemplo, em vez de gastar dinheiro em sorvete de baixa caloria que é basicamente apenas fibra, álcool de açúcar e espessantes, faça seu próprio sorvete em casa com esta receita que usa ingredientes nutritivos como banana congelada, cacau em pó e manteiga de amendoim.
E lembre-se, as sobremesas devem ser apreciadas e comidas ocasionalmente em pequenas quantidades.
Embora as sobremesas de baixa caloria sejam comercializadas como uma maneira inteligente de cortar calorias e promover a perda de peso, se você está comendo regularmente litros inteiros da coisa, está frustrando o propósito pretendido.
Se você tem uma sobremesa que realmente ama, como um sorvete favorito feito com ingredientes simples como leite, creme, açúcar e chocolate, vá em frente e desfrute de uma porção de vez em quando.
Isso não prejudicará o sucesso da perda de peso ou afetará negativamente sua saúde, desde que você siga uma dieta bem balanceada e rica em nutrientes.