Inflamação das articulações bacterianas
Contente
- O que é inflamação bacteriana das articulações?
- O que causa inflamação bacteriana nas articulações?
- Quem está em risco de inflamação bacteriana das articulações?
- Quais são os sintomas da inflamação bacteriana das articulações?
- Como é diagnosticada a inflamação bacteriana das articulações?
- Quais são os tratamentos para a inflamação bacteriana das articulações?
- Como posso prevenir a inflamação bacteriana das articulações?
- Qual é a perspectiva de longo prazo?
O que é inflamação bacteriana das articulações?
A inflamação bacteriana das articulações é uma infecção grave e dolorosa nas articulações. Também é conhecida como artrite bacteriana ou séptica. As bactérias podem entrar na sua articulação e causar deterioração rápida da cartilagem e danos aos ossos. Isso pode levar a dor significativa, inchaço, vermelhidão e perda de movimento.
Geralmente, você pode se recuperar completamente com intervenção médica precoce. No entanto, qualquer atraso no tratamento pode levar a incapacidade articular permanente e até choque séptico.
O que causa inflamação bacteriana nas articulações?
As bactérias que causam inflamação das articulações bacterianas podem entrar no seu corpo através de:
- pele
- olhos
- orelhas
- boca
- nariz
- membranas mucosas
Alguns dos tipos de bactérias que podem causar esta infecção incluem:
- Staphylococcus aureus: causar infecções por estafilococos
- Streptococcus: causar garganta inflamada
- Pneumonia por estreptococos: causar pneumonia bacteriana
- Neisseria gonorrhoeae: causar gonorréia
- Mycobacterium tuberculosis: causar tuberculose
- Borrelia burgdorferi: causar doença de Lyme
Quem está em risco de inflamação bacteriana das articulações?
A inflamação bacteriana das articulações pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade. No entanto, afeta mais comumente os muito jovens e os mais velhos. Alguns outros fatores de risco incluem:
- cirurgia articular prévia ou implante artificial
- artrite reumatóide e medicamentos para esta condição
- lúpus
- gota
- drogas injetáveis regularmente
- psoríase ou eczema
- pele fina ou feridas na pele
- sistema imunológico enfraquecido
- tomar medicamentos que suprimem o funcionamento imunológico
- outra infecção bacteriana no corpo, como uma infecção respiratória
- sexo desprotegido
- doença gengival ou cirurgia periodontal
- diabetes mellitus
- fumar
- infecções urinárias recorrentes ou crônicas
Quais são os sintomas da inflamação bacteriana das articulações?
O tipo de bactéria que causa sua infecção determina seus sintomas. Os sintomas gerais de inflamação bacteriana das articulações ocorrem rapidamente. Eles podem incluir:
- temperatura corporal elevada
- dor em uma articulação
- inchaço e vermelhidão
- pele quente sobre a articulação
- falta de apetite
- fadiga
- frequência cardíaca elevada
As crianças geralmente experimentam inflamação bacteriana nas articulações nos quadris e ombros. Os adultos tendem a notar dores nas articulações nos braços, pernas e principalmente nos joelhos. As costas e o pescoço são menos afetados.
Como é diagnosticada a inflamação bacteriana das articulações?
Procure assistência médica imediatamente se você acha que tem inflamação bacteriana nas articulações. O diagnóstico e o tratamento precoces melhorarão suas perspectivas.
O seu médico irá examiná-lo e obter um histórico médico completo. Seu médico pode perguntar sobre viagens recentes, atividades diárias e seu ambiente de trabalho.
Os seguintes exames médicos podem ajudá-los a fazer um diagnóstico:
- exames de sangue para detectar a presença de bactérias nocivas
- radiografia das articulações para avaliar a extensão dos danos nas articulações e cartilagens
- amostragem de fluido articular para determinar o tipo de infecção bacteriana
A amostragem do fluido da articulação afetada ajudará a identificar o tipo de infecção bacteriana que causa a inflamação. O fluido das articulações é geralmente transparente e espesso. Uma infecção bacteriana geralmente muda sua aparência.
Quais são os tratamentos para a inflamação bacteriana das articulações?
O seu médico receitará um antibiótico depois de identificar a bactéria que está causando a infecção. Você pode receber antibióticos por via intravenosa para que o medicamento flua diretamente para a corrente sanguínea. O seu médico pode acompanhar dando-lhe um antibiótico oral. O tratamento com antibióticos pode levar de 2 a 6 semanas, dependendo do tipo de infecção bacteriana que você tem e da sua condição médica geral.
O seu médico pode drenar o líquido ao redor da articulação. Isso ajuda a reduzir a pressão e eliminar bactérias nocivas. Muitas vezes, isso é feito via artroscopia. Este procedimento envolve o uso de tubos para drenar e aspirar o fluido. A artrocentese é outra maneira de eliminar o fluido. Este procedimento envolve penetrar na área articular com uma agulha. Em alguns casos, a articulação deve ser irrigada e desbridada durante um procedimento aberto.
Siga as instruções do seu médico se ele recomendar exercitar ou mover a articulação. Girar ou mover a articulação pode evitar rigidez e fraqueza e ajudar a promover o fluxo sanguíneo para a cura. Fisioterapia ou outra reabilitação também pode ajudar na recuperação.
Outros tratamentos envolvem medicamentos anti-inflamatórios vendidos sem receita ou com receita médica para reduzir qualquer inchaço e desconforto. Descansar a área afetada, elevar a articulação e aplicar compressas quentes ou frias também pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Siga as instruções do seu médico sobre como se recuperar.
Como posso prevenir a inflamação bacteriana das articulações?
Sempre procure assistência médica imediata para qualquer suspeita de infecção. Isso pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver inflamação bacteriana nas articulações. Pessoas com alto risco de artrite séptica podem discutir o uso de antibióticos preventivos com seus médicos.
Qual é a perspectiva de longo prazo?
Obter tratamento rapidamente causa um grande impacto em suas perspectivas de longo prazo. Geralmente, você pode esperar uma recuperação completa se receber tratamento dentro de uma semana após o início dos sintomas. Sem tratamento, você pode experimentar perda de função articular, degeneração articular, infecção em outras partes do corpo ou choque séptico.