Teste de antígeno carcinoembrionário (CEA)
Contente
- O que é um teste de antígeno carcinoembrionário (CEA)?
- Quando seu médico solicitará o teste CEA?
- Como é realizado o teste CEA?
- Quais são os riscos de fazer o teste?
- Quais são os níveis normais de CEA?
- O que são níveis anormais de CEA?
- O que acontece se meus resultados forem anormais?
O que é um teste de antígeno carcinoembrionário (CEA)?
Um teste de antígeno carcinoembrionário (CEA) é um exame de sangue usado para ajudar a diagnosticar e gerenciar certos tipos de câncer. O teste CEA é usado especialmente para câncer de intestino grosso e reto. O seu médico também pode usar os resultados do teste para ajudar a determinar se um tratamento contra o câncer está funcionando.
Um antígeno é uma substância produzida por células tumorais cancerígenas. Às vezes, os antígenos são liberados na corrente sanguínea. O teste CEA mede a quantidade de CEA no sangue. Uma alta quantidade de CEA em seu corpo após um tratamento ou cirurgia de câncer sugere que o câncer não se foi. Também pode significar que o câncer se espalhou para outras partes do seu corpo.
Fumar pode aumentar a quantidade de CEA em seu corpo, mesmo na ausência de câncer. Você deve informar o seu médico se você fuma.
Quando seu médico solicitará o teste CEA?
O teste CEA tem usos diferentes. O seu médico pode solicitar um teste CEA se seus sintomas sugerirem que você pode ter câncer. Um teste CEA pode ajudar seu médico a descobrir se um tratamento contra o câncer está funcionando. Esses tratamentos podem incluir cirurgia, quimioterapia, radiação ou uma combinação dos três. O seu médico também pode usar o teste CEA para ajudar a determinar se um câncer voltou ou se repetiu após o término do tratamento.
Um teste CEA é mais útil após o diagnóstico de um tipo de câncer conhecido por produzir CEA. Nem todos os cânceres produzem CEA.
Níveis elevados de CEA podem ser encontrados nos seguintes cânceres:
- câncer colorretal ou cólon
- carcinoma medular da tireoide
- câncer de mama
- câncer do trato gastrointestinal
- câncer de fígado
- câncer de pulmão
- cancro do ovário
- câncer de pâncreas
- câncer de próstata
O teste CEA não é útil para diagnosticar ou rastrear a população em geral quanto a câncer. Geralmente, não é usado para rastrear ou diagnosticar você se você estiver saudável ou não estiver apresentando nenhum sintoma de uma doença. Mas se alguém tem uma síndrome genética familiar para câncer de cólon, é razoável usar o CEA como uma ferramenta de triagem. Esses casos são raros.
O seu médico pode começar a monitorar os níveis de CEA antes de iniciar o tratamento, se você for diagnosticado com câncer. Isso estabelecerá um nível de linha de base para o seu CEA. Um único valor de CEA geralmente não é tão informativo quanto muitos valores e as tendências desses valores ao longo do tempo. O seu médico fará o teste repetidamente antes, durante e após o tratamento para verificar se há alterações.
Como é realizado o teste CEA?
O teste CEA é um exame de sangue realizado no consultório do seu médico. O sangue é geralmente retirado de uma veia no seu braço. O processo de coleta de sangue, ou punção venosa, geralmente envolve as seguintes etapas:
- Um profissional de saúde limpará o local da punção com um anti-séptico. O site geralmente está no meio do seu braço, no lado oposto do cotovelo.
- Um profissional de saúde enrola um elástico ao redor do braço para ajudar a encher a veia com sangue.
- Uma agulha é então inserida em sua veia para coletar sangue em um frasco ou tubo anexado.
- A banda está desembrulhada do seu braço.
- Um laboratório analisará sua amostra de sangue.
Quais são os riscos de fazer o teste?
Como em qualquer exame de sangue, existe o risco de sangramento, hematomas ou infecção no local da punção. Dor moderada ou uma sensação aguda de picada podem ser sentidas quando a agulha é inserida.
Quais são os níveis normais de CEA?
Um nível normal de CEA é menor ou igual a 3 nanogramas por mililitro (ng / mL). A maioria das pessoas saudáveis tem níveis abaixo dessa quantidade.
Os níveis de CEA geralmente retornam ao normal entre um e quatro meses após o câncer ter sido removido com sucesso.
O que são níveis anormais de CEA?
Níveis elevados de CEA ocorrem quando o CEA é superior a 3 ng / mL. Esses níveis são considerados anormais. Pessoas com muitos tipos de câncer podem ter níveis superiores a 3 ng / mL. Se você tem valores tão altos, isso não significa que você tem câncer. Outras razões podem causar níveis superiores a 3 ng / mL. Estes podem incluir:
- infecção
- cirrose
- tabagismo crônico
- doença inflamatória intestinal (DII)
Níveis de CEA superiores a 20 ng / mL são considerados muito altos. Se você tem níveis de CEA tão altos e também apresenta sintomas de câncer, isso sugere fortemente que o câncer não foi removido com sucesso após o tratamento. Também pode sugerir que o câncer tenha metastizado ou se espalhado para outras partes do seu corpo.
Fumar pode afetar os resultados do seu teste CEA se você não estiver saudável. O CEA geralmente é elevado, mas inferior a 5 ng / mL em pessoas que fumam.
O que acontece se meus resultados forem anormais?
Os níveis de CEA não devem ser o único teste usado para determinar se você tem câncer. O seu médico fará o teste CEA junto com outros testes e uma avaliação dos seus sintomas. Você e seu médico podem trabalhar juntos para decidir sua melhor opção de tratamento se o seu médico determinar que você tem câncer.