Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
MEDO de ARANHA? Vídeo proibido (ou obrigatório) pra quem tem ARACNOFOBIA I Coisas do Mundo
Vídeo: MEDO de ARANHA? Vídeo proibido (ou obrigatório) pra quem tem ARACNOFOBIA I Coisas do Mundo

Contente

Aracnofobia refere-se ao intenso medo de aranhas, ou fobia de aranha. Embora não seja incomum as pessoas não gostarem de aracnídeos ou insetos, fobias de aranhas podem ter um impacto muito mais significativo em sua vida.

Uma fobia em si é mais do que apenas medo. É uma emoção intensa e avassaladora que pode fazer você se sentir sob uma ameaça séria. A aracnofobia pode impedir que você participe de determinados eventos ou situações, porque sua mente diz que você corre o risco de aranhas.

Como outros tipos de fobias, a aracnofobia pode ser debilitante e interferir na sua vida. Mas não precisa. Depois de identificar a fobia da aranha, é possível trabalhar com ela para que seus medos não interfiram no seu dia a dia.

Medo de aranhas vs. teias de aranha

Tanto o intenso medo de aranhas quanto de teias de aranha são tipos de fobias específicas. Esses tipos de fobias se concentram em itens únicos em comparação com fobias mais complexas, como a ansiedade social. A aracnofobia é uma das fobias específicas mais comuns que você pode desenvolver.


O medo de teias de aranha cai sob o mesmo guarda-chuva da aracnofobia. Você pode ter medo de aranhas e teias de aranha ou apenas aranhas individualmente. Para alguns, ver uma teia de aranha pode levar à intensa preocupação de ver uma aranha a seguir.

Causas da aracnofobia

Uma fobia refere-se a um medo irracional significativo de animais, objetos e lugares, além de certas situações. Esses medos intensos geralmente resultam de experiências passadas negativas. Portanto, no caso da aracnofobia, é possível ter um medo debilitante de aranhas devido a um encontro negativo com esses artrópodes.

Fobias mais específicas, como a aracnofobia, ocorrem antes dos 10 anos de idade. No entanto, é possível desenvolver uma fobia em qualquer estágio da vida.

As fobias também estão ligadas a transtornos de ansiedade, alguns dos quais podem ser genéticos. Isso inclui transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático e distúrbios de pânico, só para citar alguns. Ter um distúrbio de ansiedade pode aumentar o risco de desenvolver fobias, incluindo aquelas relacionadas a aranhas.


Também é possível desenvolver aracnofobia a partir do seu ambiente. Se você cresceu com pais ou outros entes queridos que têm um intenso medo de aranhas, você pode estar correndo um risco maior de desenvolver os mesmos medos.

Sintomas da aracnofobia

Os sintomas de fobia costumam ocorrer quando você coloca a situação que teme. Com a aracnofobia, você pode não sentir sintomas até ver uma aranha. Também é possível experimentar seus sintomas se você estiver pensando apenas em aranhas ou talvez se vir fotos delas.

As evidências mostram que muitas pessoas com aracnofobia superestimam a probabilidade de encontrar aranhas. Essas fobias também podem fazer com que você superestime o tamanho e a circunferência de uma aranha. Esse medo e superestimação de encontrar aranhas também podem causar sintomas físicos.

Os sintomas físicos de uma fobia de aranha podem incluir:

  • tonturas / tonturas
  • dor de estômago
  • náusea
  • suando
  • tremendo ou tremendo
  • falta de ar
  • aumento da frequência cardíaca
  • chorando

Você também pode ter os seguintes hábitos para ajudar a lidar com esses medos:


  • evitar lugares e situações em que você possa ver ou encontrar aranhas
  • agravamento da ansiedade à medida que um encontro iminente se aproxima
  • dificuldade geral com concentração e funcionamento
  • isolamento social

Tratamentos para aracnofobia

Fobias específicas, como aquelas relacionadas a aranhas, podem ser mais fáceis de tratar em comparação com fobias complexas. Também é possível ter menos sintomas de aracnofobia quando adulto, se o seu intenso medo de aranhas o afetar quando criança.

Aconselhamento

O aconselhamento em saúde mental é a maneira mais eficaz de tratar fobias, incluindo aracnofobia. Os medicamentos não tratam diretamente essa condição porque não ajuda nos problemas subjacentes que causam a fobia. No entanto, os medicamentos podem ajudar a tratar a ansiedade subjacente.

Uma alternativa interessante pode ser a exposição indireta às aranhas, como forma de superar seus medos. Um estudo de 2019 sobre aracnofobia descobriu que os pacientes expostos a interpretações positivas da mídia de aranhas (neste caso, filmes do Homem-Aranha) diminuíram seus medos. Embora o Homem-Aranha não o ajude necessariamente a curar sua aracnofobia, ver aranhas em um contexto tão positivo pode ser um começo na direção certa.

Medicamentos

Embora esses medicamentos não tratem diretamente as fobias de aranha, é possível observar melhor os sintomas de ansiedade em geral. As opções incluem:

  • antidepressivos
  • bloqueadores beta
  • sedativos
  • suplementos para ansiedade
  • tranquilizantes

Mudanças no estilo de vida, como comer uma dieta saudável e se exercitar, podem ajudar a diminuir a ansiedade e os sintomas subsequentes de fobias.

Um estudo mais antigo de 2003 até descobriu um possível papel da cafeína na fobia de aranha aumentada. Embora essas conexões precisem de mais pesquisas, é possível reduzir os sintomas de ansiedade reduzindo o café, o chá e as bebidas energéticas.

Quando ver um profissional

A aracnofobia geralmente não requer um diagnóstico formal de um médico. Isso se deve ao fato de que as fobias geralmente são auto-diagnosticáveis.

No entanto, você pode procurar um profissional para ajudá-lo a lidar com a sua fobia de aranha se achar que isso está afetando significativamente sua vida. Você pode se perguntar se a aracnofobia afeta você das seguintes maneiras:

  • dificulta sair ao ar livre
  • atrapalha o trabalho
  • afeta sua vida social
  • impede você de passar tempo com seus entes queridos
  • mantém você acordado à noite
  • consome seus pensamentos regularmente

Se você respondeu "sim" a qualquer uma das opções acima, considere procurar um psicoterapeuta para ajudá-lo a lidar com fobias de aranha. Terapia de conversa individual, terapia cognitivo-comportamental e terapia de grupo são todas as opções possíveis de aconselhamento para fobias.

Um terapeuta o ajudará a enfrentar o medo de frente, para que você possa ter menos encontros medrosos com aranhas no futuro, caso surjam. Essa abordagem é conhecida como dessensibilização ou terapia de exposição. Como em outras fobias, evitar completamente não é recomendado, pois apenas intensifica seus medos.

Quanto mais cedo você procurar terapia, maiores serão as chances de que sua fobia possa ser tratada. Atrasar a ajuda profissional pode tornar a terapia muito mais difícil.

A linha inferior

A aracnofobia é apenas uma das muitas fobias que podem surgir durante a vida de uma pessoa. Como outros tipos de fobias, um medo significativo de aranhas geralmente decorre de uma experiência anterior ruim.

A boa notícia é que você pode encontrar maneiras de lidar com a aracnofobia para que ela não interfira mais na sua vida. A terapia é a abordagem mais eficaz para lidar com fobias de aranha. Quanto mais cedo você trabalhar para ajudar a superar suas fobias, melhor se sentirá.

Também é importante observar que trabalhar com uma fobia leva tempo, então você não deve esperar "ser curado" da aracnofobia da noite para o dia. O processo de tratamento também pode abordar outras fobias e fontes de ansiedade. Em muitos casos, o tratamento em saúde mental pode ser um compromisso ao longo da vida.

Interessante

11 frutas saudáveis ​​e com alto teor calórico para ajudá-lo a ganhar peso

11 frutas saudáveis ​​e com alto teor calórico para ajudá-lo a ganhar peso

Para alguma peoa, ganhar peo ou contruir múculo pode er um deafio.Embora a fruta geralmente não ejam o primeiro grupo de alimento que vem à mente ao tentar aumentar o volume, vário...
MS e sua vida sexual: o que você precisa saber

MS e sua vida sexual: o que você precisa saber

vião globale você já paou por deafio em ua vida exual, não etá ozinho. A ecleroe múltipla (EM) pode afetar ua aúde fíica e mental, o que por ua vez pode influe...